O Marketing Digital trata-se de um conjunto de estratégias de publicidade realizadas em ambiente on-line por meio de canais de comunicação como sites, blogs, e-mails marketing e redes sociais. As empresas estão cada vez mais adotando essa opção porque, além de ser mais barata do que os meios tradicionais, possibilita um contato mais próximo com o público e a coleta facilitada de resultados durante cada campanha.
As redes sociais destacam-se como plataformas de comunicação exatamente por isso. Elas são mais efetivas no quesito proximidade e interação com os clientes. Também é possível acompanhar os resultados das campanhas em tempo real e, inclusive, mudá-las de acordo com o que for percebido. Além disso, de acordo com a revista Superinteressante da editora Abril, quase metade da população mundial tem conta em alguma rede como Instagram, Facebook, Snapchat, entre outras.
Quer descobrir quais outras questões fazem das redes sociais tão especiais para o Marketing Digital, além de aprender a usá-las a fim de montar uma boa estratégia para negócios? Continue a leitura!
Por que apostar em redes sociais no Marketing Digital?
Segundo o relatório de 2021 da GlobalWebIndex, o tempo gasto nas redes sociais aumentou em 2019 e o Brasil é o terceiro país com mais pessoas navegando nas mídias, atrás apenas da Nigéria e Filipinas. Isso quer dizer que tem uma possibilidade muito grande de você localizar seu público nesses ambientes. Portanto, esse é outro motivo pelo qual o investimento deve ser considerado.
O ambiente on-line tem se tornado cada vez mais atrativo para as empresas. O relatório da GlobalWebIndex apontou que a parcela de consumidores que utilizam redes sociais para pesquisar marcas aumentou 5 pontos desde 2017. Ainda, de acordo com os dados apresentados, quase metade das pessoas costuma descobrir novas marcas e produtos por meio das mídias sociais.
Além disso, gigantes do meio, como Instagram e Facebook, perceberam o poder das redes no âmbito publicitário e estão desenvolvendo novas ferramentas a fim de apoiar ainda mais o crescimento dos negócios que utilizam as mídias sociais para se conectarem com seus clientes. Em 2020, a rede social de Mark Zuckerberg lançou o Facebook Business Suite, interface montada especialmente para ajudar empresas no gerenciamento de páginas do site e perfis do Instagram.
Existe jeito certo de montar uma estratégia para negócios?
É claro que, para construir uma estratégia para negócios nas redes sociais, é preciso realizar um planejamento completo, a fim de que a marca alcance seu público e consiga engajamento. Pois, quando se fala em estratégias para esses canais, o obstáculo não é apenas trazer clientes. Mantê-los por perto e fazer com que interajam com seus perfis são desafios à parte.
Alguns pontos como o segmento da empresa, público-alvo da marca, rede social ideal, Marketing de Conteúdo e interação são determinantes para o sucesso da sua estratégia. Por isso, a seguir, serão explicados todos eles, um por um.
Conheça sua empresa
Antes de tudo, é preciso entender que a mensagem passada por sua empresa em canais digitais deve ser pensada de forma que represente os valores da marca. Por isso, a primeira questão a ser levada em conta é justamente tudo o que envolve a companhia. Isso vai ajudar também na hora de pensar sobre os diferenciais do seu produto, tendo em vista que eles são fatores decisivos para tornar sua marca mais interessante do que a do concorrente.
Entenda seu público
As redes sociais possibilitam uma comunicação próxima e personalizada com seu público-alvo. Deixar de pesquisar a respeito dessas pessoas e entender seus hábitos de consumo faz com que você deixe de aproveitar a principal vantagem desses canais, que é justamente a interação direta com seus clientes e possíveis contatos.
Escolha a rede social certa
Cada rede social tem suas exigências específicas, propósitos únicos e públicos definidos. Por isso, na hora de escolher em qual ou quais delas investir, é necessário atentar-se para alguns fatores como:
- Quais delas seu público mais utiliza;
- Qual rede social “conversa” melhor com o conteúdo que você tem a oferecer;
- Se vale a pena investir em mais de um ou dois canais.
O último ponto é interessante porque muitos empresários ficam em dúvida na hora de escolher qual mídia utilizar e pode ser que essa indecisão os leve a imaginar que a melhor opção é produzir conteúdo para várias delas, ou pior, replicar o mesmo material entre as redes. Lembre-se que a melhor saída é pesquisar com detalhes para descobrir em qual ou quais canais investir.
Além disso, o mais aconselhável, no caso de uma estratégia utilizando mais de uma rede, é produzir conteúdos exclusivos para cada uma. Visto que, todas elas exigem um formato específico e funcionam muito melhor quando suas particularidades são respeitadas.
Aposte em Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo trata-se de uma estratégia na qual a marca educa seu público, a fim de resolver suas dores, com o objetivo de ser vista como autoridade no seu nicho, ganhar a simpatia das pessoas e educar o lead para que ele chegue na etapa de compra mais informado e melhor preparado para comprar.
No caso das redes sociais, uma boa forma de fazer isso é educando e informando por meio de postagens sobre assuntos relacionados à sua área de atuação. Se você trabalha com nutrição, por exemplo, uma ideia interessante é fazer um post ensinando boas práticas para adotar uma dieta saudável e não restritiva.
Interaja com os usuários
A função de canais como Facebook, Instagram e Twitter é justamente promover interação entre os usuários. Para que uma marca consiga atingir e engajar seu público nas redes, é necessário aproximar-se dessas pessoas. Responder comentários de maneira pessoal, curtir e comentar posts de terceiros, além de repostar nos stories marcando o autor são algumas das atitudes que podem ser tomadas nesse sentido.
Por fim, utilizar redes sociais em estratégias de marketing digital proporciona uma maior aproximação do público, faz com que a marca atinja mais pessoas e possibilita um acompanhamento melhor dos resultados. Portanto, vale a pena investir nos canais e utilizá-los para promover seus negócios.