fbpx

Entenda a importância de transcrever um vídeo do YouTube

Você sabe como transcrever um vídeo do YouTube? Essa prática é para quem necessita de um arquivo de texto de algum conteúdo em vídeo do YouTube. Isso pode ser mais simples de conseguir do que parece. É fato que os vídeos podem ser mais fáceis de entender quando há legendas. O cérebro tem uma capacidade maior de compreender as coisas que você lê, do que reter o que você ouve.

O YouTube é uma das plataformas mais populares do mundo e disponibiliza uma série de ferramentas para seus usuários. Uma delas é justamente a resposta para nossa pergunta de como transcrever vídeo do YouTube em texto, já que a plataforma exibe trechos de falas específicas juntamente com a minutagem.

Esse recurso é bem interessante, pois possibilita que você pesquise rapidamente qualquer assunto dentro do vídeo e acesse o ponto exato em que ele é citado de uma forma super prática. Continue a leitura e entenda melhor o que é transcrição, por que fazer a transcrição de vídeos no YouTube e ainda 3 formas de como transcrever vídeos do YouTube.

Como transcrever vídeo do YouTube: entenda como esse recurso funciona e pode te ajudar a compreender o assunto de um vídeo. | Foto: Freepik.

O que é transcrição?

A transcrição é uma forma simples de criar legendas e elas contêm somente o texto que é falado no vídeo. É possível inserir uma transcrição diretamente no seu vídeo quando postado ou seguir algumas etapas para criar um novo arquivo de transcrição.

A transcrição funciona melhor com vídeos com menos de uma hora de duração e com boa qualidade sonora e diálogos claros e não embolados. O arquivo de transcrição vai aparecer no mesmo idioma que o diálogo do vídeo. A transcrição é muito utilizada para documentar de forma textual reuniões, congressos, assembleias ou entrevistas. Também pode ser usada por estudantes que querem resumir conteúdos de audiovisual em texto para estudo.

Por que transcrever vídeos no YouTube?

Como mencionamos anteriormente, normalmente a transcrição do YouTube é usada para documentar eventos importantes do mundo corporativo em texto, tais como reuniões, transmissões de congressos, assembleias ou entrevistas. Além disso, a transcrição é uma grande aliada dos estudos e até mesmo serve para outras finalidades, como pesquisar partes específicas de receitas, resenhas, etc.

Com a pandemia do Coronavírus, essa modalidade se intensificou ainda mais, sendo uma das principais ferramentas utilizadas na modalidade de ensino EAD. O que muitos estudantes não sabem é que as gravações no YouTube possuem transcrição, o que pode facilitar suas vidas.

Antes, era necessário contratar um profissional que levaria de 3 a 4 horas para fazer a transcrição do vídeo, mas, graças a tecnologia, já existem diversas maneiras de como transcrever vídeos do YouTube.

3 formas de como transcrever um vídeo do YouTube

Infelizmente, alguns aplicativos ou sites de transcrição automática não são tão precisos, assim, é necessário fazer uma nova verificação do produto final e editar sempre que houver necessidade. A precisão da transcrição depende essencialmente da clareza do áudio de um vídeo.

Quando se faz o upload de algum conteúdo no YouTube, ele é automaticamente transcrito em texto para que, quando você precisar de legendas, possa ativar essa opção com poucos cliques. Porém, às vezes, se a qualidade do áudio for de nível baixo ou o idioma do vídeo não for identificável pelo YouTube, a conversão automática em texto não acontecerá.

Se você se sentir insatisfeito com a transcrição automática de um vídeo em texto no YouTube, separamos algumas dicas de como transcrever um vídeo do YouTube da melhor maneira possível. Claro, se você precisa de transcrições mais precisas, é interessante contratar um profissional para realizar essa tarefa. De qualquer maneira, confira a seguir algumas formas de como transcrever um vídeo do YouTube.

1. Legendas do YouTube

●    Acesse o site do YouTube;

●    Procure pelo vídeo que você deseja fazer a transcrição, digitando na barra de pesquisa;

●    Após encontrar o vídeo, clique nele para dar o play;

●    Depois, clique no botão com o ícone de três pontos ao lado esquerdo inferior, próximo aos botões de curtir e descurtir;

●    Agora, ache a opção “Transcrições abertas”;

●    Depois de clicar, ao lado do vídeo, aparecerá uma lista com a minutagem e cada assunto abordado no vídeo transcrito em texto;

●    Pronto, essa é uma forma de como transcrever um vídeo do YouTube;

●    Mas, se você quer alterar a transcrição para outro idioma, siga a etapa extra:

●    Ao final da lista que aparece a transcrição, clique em English no canto inferior direito. Atenção: nem todos os dialetos podem estar disponíveis.

2. Documentos Google

●    Pode ser uma surpresa saber que sim, esse site pode fazer esse tipo de coisa. A primeira etapa é acessar o YouTube novamente;

●    Escolha o vídeo que você deseja converter em texto;

●    Abra outra guia e coloque o endereço “www.docs.google.com”;

●    Clique em Em Branco, que é para criar um novo documento;

●    Depois, volte para a guia do YouTube e reproduza o vídeo que deseja fazer a transcrição automática;

●    Coloque o volume do vídeo no máximo e retorne ao seu documento na aba do Google Docs;

●    Com o documento aberto, clique em Ferramentas na parte superior da tela;

●    Selecione a opção “Digitação por voz”;

●    Pronto. O Google Docs irá fazer a transcrição automaticamente de tudo o que ouve do vídeo e é justamente por isso que o volume deve estar no nível máximo.

3. Aplicativo Android Transcribe Live

●    Faça o download do aplicativo na Play Store;

●    O aplicativo possui um ícone verde com um microfone;

●    Após baixar o app, abra o aplicativo e você vai se deparar com um desenho de microfone no meio da tela;

●    Clique nas configurações ou no ícone de engrenagem na parte inferior esquerda da tela;

●    Você verá uma linha que diz “Salve esta transcrição”. Assim, ligue esse painel clicando na parte direita do texto;

●    Coloque seu celular Android do lado dos alto-falantes do seu computador, abra o YouTube e reproduza o vídeo que deseja transcrever;

●    A transcrição ao vivo começará automaticamente em texto, a partir do áudio que ouvir.

Método Sirius

As redes sociais hoje fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas, não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online.

Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Esperamos que você tenha gostado do nosso guia de como transcrever um vídeo do YouTube! Agora tudo ficará mais fácil para seus projetos, trabalho ou estudo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *