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Entenda o que é posicionamento profissional e como ter um

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso saber como se posicionar. Além de trazer destaque em seu meio de atuação, isso fará com que os outros te enxerguem exatamente como deseja. Por isso, é importante que você aprenda o quanto antes o que é posicionamento profissional e como construir o seu. A seguir, você entenderá de uma vez por todas o que significa posicionamento profissional e lerá dicas sobre como se posicionar no trabalho. Confira!

Entenda o que é posicionamento profissional e como ter um
É importante para um empreendedor saber se posicionar. | Foto: Unsplash/Troy Spoelma

O que é posicionamento profissional?

Se você quer entender o que é posicionamento profissional, saiba que posicionar-se profissionalmente significa construir uma imagem coesa do profissional que você é, a fim de que as pessoas te reconheçam de tal maneira. Essa é sua chance de construir uma imagem na cabeça do consumidor e ocupar uma posição em sua vida, de forma que ele te escolha ao invés da concorrência, sem ao menos pestanejar.

Quando você é um empreendedor digital e utiliza seu nome como marca, saber se posicionar corretamente é ainda mais importante, visto que as pessoas enxergarão sua marca com base naquilo que você mostrar para elas no dia a dia. 

Imagine um advogado patrimonial que decide aparecer e se posicionar nas redes. De início, é comum que as pessoas ainda não tenham uma imagem formada dele. Mas com o tempo, na medida em que ele esclarece em seu perfil que é especialista em direito patrimonial e começa a postar conteúdos agregadores e condizentes com isso, a audiência da rede começa a percebê-lo como uma autoridade em seu nicho e enxergá-lo exatamente como ele está se desenhando.

Da mesma forma ocorre se ele decide criar um perfil nas redes, mas não deixa claro o que faz, ou então compartilha conteúdos que não condizem com sua área de atuação, a audiência o vê de outro jeito, menos profissional. Nesse caso, ele não está mais no controle e isso pode ser perigoso, visto que, se você não se coloca em uma posição, as pessoas podem posicioná-lo da maneira que quiserem.

Como se posicionar corretamente?

Por isso, se o seu objetivo é criar um negócio digital rentável e fazê-lo se destacar em meio a concorrência, deve apressar-se em construir um posicionamento profissional. Para te ajudar na tarefa, reunimos algumas dicas que serão listadas e explicadas a seguir. Confira!

Entenda que sua formação não define quem você é

Ter formação em marketing digital não faz de você um simples profissional de marketing digital. Já existem vários desses no mercado, você terá que se diferenciar para fazer sucesso. Isso ocorre com qualquer profissão, seja psicologia, advocacia, social media etc.

Ou seja, sua formação não define seu posicionamento. Claro que ela pode ser a base de tudo, mas a forma como as pessoas te enxergam depende também da linguagem que usa para falar com seus seguidores ou inscritos, o estilo do seu perfil – que inclui suas roupas, as cores predominantes em suas postagens e design da marca no geral – e, por último, mas não menos importante, seu nicho de atuação.

Escolha um nicho de atuação

Lembra do advogado do primeiro exemplo? Já pensou se ao invés de se nomear como advogado patrimonial ele ignorasse a especialização? Com certeza seria bem mais complicado para ele formar uma audiência. Afinal, existem milhares de pessoas formadas em direito por aí e outras milhares que estão estudando para atuar na área. É difícil se destacar em algo quando já tem tanta gente fazendo o mesmo que você.

Assim se dá a importância de escolher um nicho de atuação. Muitos acreditam que quanto mais ampla for a sua abordagem mais pessoas serão alcançadas, mas a verdade é que quando você determina um nicho de atuação, a possibilidade de formar uma comunidade engajada e interessada no que está dizendo é muito maior. 

Além disso, quanto melhor segmentada sua área, menor a concorrência. Se aquele mesmo advogado patrimonial acrescentasse que é especialista em solucionar problemas de união estável, por exemplo, seu posicionamento ficaria melhor desenhado ainda.

É interessante deixar isso especificado em suas redes, de forma que a pessoa que encontrar seu perfil em qualquer canal digital entenda exatamente o que você faz e como pode ajudá-la. Uma excelente maneira de fazer isso é deixando especificado sua atuação na biografia das suas mídias, assim ficará visível para todos que as visitarem.

Tenha coerência em suas postagens

Agir com coerência também é importante, já foi falado um pouco disso no início do artigo, mas o assunto merece mais atenção. Não adianta escrever em sua descrição que você é um advogado patrimonial especialista em solucionar problemas de união estável se em sua timeline só tem selfies suas fazendo caras e bocas. Sua postura na internet é um conjunto, tudo precisa estar em harmonia para funcionar.  

Seja incrível no que faz

Se a sua dúvida é como se posicionar corretamente, saiba que ser incrível no que faz é um grande passo para atingir o objetivo. Quando você se posiciona, está construindo uma imagem sua para o mundo, por isso exercer bem a sua profissão é uma excelente maneira de mostrar que você realmente é quem diz ser.

Se você der seu máximo, o reconhecimento virá automaticamente. Claro que é um processo contínuo, por isso demanda certo tempo e paciência, mas um posicionamento não é construído do dia para a noite. Então, seja paciente e trabalhe para se tornar o melhor em sua área de atuação.

Inspire-se na concorrência

Perceba como seus concorrentes estão se posicionando e aprenda com seus erros. Também, observe o que estão fazendo certo. É possível perceber isso pela forma como os seguidores interagem com eles ou até mesmo percebendo qual a porcentagem dessas pessoas que demonstra interesse em comprar algo quando o perfil anuncia. Isso te ajudará a ter uma noção do que fazer e do que evitar na hora de construir seu posicionamento. Agora você já entende o que é posicionamento profissional e como se posicionar. Caso ainda tenha dúvidas, saiba que pode sempre contar com uma mentoria na área, ou até mesmo com um curso de liderança online que também poderá te ensinar mais sobre posicionamento.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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