fbpx

Veja como ganhar dinheiro na internet com um canal no YouTube

Aprender como ganhar dinheiro na internet é o sonho de muitos, e o YouTube é um excelente meio para isso. Segundo o Google, em março de 2020 o YouTube atingiu mais adultos na faixa de 18 a 49 anos nos Estados Unidos do que todas as redes de televisão juntas. Esse dado mostra o quanto a plataforma é eficiente no alcance de pessoas e como há uma grande possibilidade de aumentar o número de seguidores. Por isso, a rede é ótima para promover seu negócio digital e ganhar dinheiro de outras formas.

Qual a importância de desenvolver uma inteligência emocional?
O youtube é uma excelente plataforma para promover seu negócio digital | Foto: Unsplash/Sara Kurfeß

Quer aprender a criar um canal no YouTube, como ser um famoso na plataforma e ganhar dinheiro com isso? Continue a leitura!

Aprenda como criar um canal no YouTube

Criar um canal no YouTube pode melhorar e muito sua presença digital. Além de ter um ótimo poder de alcance, a plataforma permite que você se comunique por vídeos mais longos, o que pode ser excelente para conteúdos/temas que exigem mais detalhamento na abordagem. 

Então, se você já se convenceu que estar presente na plataforma será interessante para seu negócio digital, saiba que o processo é bastante simples. Alguns acabam desistindo de ter um canal no YouTube por acharem que é algo complicado, mas não é. Veja, a seguir, o passo a passo de como fazer isso.

Abra uma conta no Google

Para abrir um canal no YouTube, é necessário ter uma conta no Google, então, se você ainda não tem, se concentre em criar uma. O processo é bastante simples, basta clicar a partir do próprio YouTube no botão “Fazer login”, depois na opção “Criar conta”. Feito isso, basta preencher os campos solicitados pelo Google.

Crie o canal

Se você já tem uma conta, basta acessar o YouTube, clicar no ícone “Fazer login”, inserir os dados da sua conta Google e entrar. Feito isso, um pequeno ícone redondo com sua foto de perfil ficará visível no lado superior direito da plataforma, você deve clicar nele e, em seguida, na opção “Criar canal”. Pronto, agora é só escolher um nome e começar a customização. 

Customize seu espaço

Para que seu canal atinja mais pessoas e pareça profissional, você precisa customizá-lo antes de começar a postar vídeos. Então, altere sua foto de perfil, a descrição e o banner do canal. O YouTube ainda oferece a opção de inserir um trailer para que pessoas de fora conheçam o seu trabalho. E, além disso, você pode escolher colocar uma marca d’água para aparecer em todos os seus vídeos.

Capriche nessa etapa, escolha uma boa foto de perfil e personalize o banner, isso dará um maior ar de profissionalismo e a chance de você conquistar seu público será muito maior. Inclusive, vale colocar os dias e horários em que você postará os vídeos no banner, a fim de que os novos inscritos fiquem inteirados com o que acontece no canal. 

Veja como ganhar dinheiro na internet com seu canal

Se você quer saber como ganhar dinheiro no YouTube, saiba que existem algumas formas de fazer isso e nem todas elas dependem de seu número de seguidores. As três principais são: monetização do YouTube por meio da veiculação de anúncios, parcerias com marcas que querem se promover e divulgação do próprio negócio.

Para conseguir a monetização do YouTube, é necessário seguir todas as diretrizes de conteúdo da plataforma, ter pelo menos mil inscritos, 4 mil horas de conteúdo assistido no último ano e conseguir um bom engajamento das pessoas que assistem.

As marcas, por outro lado, não fixam uma quantidade mínima de inscritos e horas de conteúdo, cada empresa possui seus próprios critérios que são definidos de acordo com suas necessidades de divulgação. Hoje, existem companhias que contratam desde os menores youtubers até os mais influentes. Já que, dependendo da estratégia, a divulgação pode funcionar melhor se direcionada para um nicho específico, mesmo que limitado.

Também não existe nenhuma regra para divulgar seu próprio negócio, como um número de seguidores fixado. Mas é claro que quanto mais inscritos engajados você tem, maior é a probabilidade de alcançar resultados expressivos. 

Isso não quer dizer que você deve se preocupar só com os números. Na verdade, olhar só para a quantidade de inscritos não é nem um pouco indicado. Seu conteúdo precisa ter qualidade, alcançar o público certo e ter o poder de convencê-lo a confiar no que você vende. 

Sabemos que não é uma tarefa fácil, por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Seja criativo

Ligar a câmera e começar a falar pode ser um pouco mais complicado do que parece, principalmente quando você não tem nada programado e se compromete a entregar determinada quantidade de vídeos por semana. Por isso, ser criativo ajuda muito nessas horas.

Consuma conteúdos que estimulem sua criatividade e abuse disso em seus vídeos. Prender a atenção de alguém por vários minutos não é fácil, especialmente na internet, que tem tantas distrações. Produzir algo dinâmico e diferente da maioria vai fazer com que seu canal se destaque e cada vez mais pessoas cheguem para assisti-lo. 

Produza bons conteúdos

Se você tem um negócio digital e pretende usar o YouTube para alcançar mais pessoas e conseguir promover seus produtos, deve se concentrar em produzir conteúdo de qualidade. Afinal, essa é a principal maneira de construir uma audiência fiel e engajada, bem como tornar-se uma autoridade em seu meio e fazer com que as pessoas confiem no que está dizendo. 

Então, estude seu público-alvo, descubra as necessidades dele e faça vídeos que o ajude a resolvê-las. Esse tipo de conteúdo tende a ser bastante benéfico e fazer o canal crescer de maneira orgânica, ainda que lentamente. 

Faça parcerias

Fazer parcerias é importante para crescer em qualquer rede social, e com o YouTube não é diferente. Por isso, fale com outras pessoas que também produzem vídeos e possuem um público semelhante ao seu e proponha uma parceria. Não precisam, necessariamente, ser youtubers grandes, procure os nomes que mais fazem sentido para sua estratégia. Portanto, agora você sabe como ganhar dinheiro na internet e como ser um famoso no YouTube, basta seguir as dicas para criar seu canal na plataforma e fazê-lo crescer. Mas lembre-se: para que isso funcione, é preciso bastante empenho da sua parte.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *