fbpx

Entenda tudo sobre presença digital

A presença digital é a forma como uma determinada marca se posiciona na web, gerando valor para os usuários e criando relações com o público. Se você deseja melhorar a sua, este artigo é ideal para você!

Nos dias atuais, é impossível realizar um bom negócio sem estar conectado, tendo uma boa presença na internet. Quem não está conectado com o digital, não vende e esse não é o objetivo por aqui.

Afinal, você sabe o que é presença digital? Ao longo da matéria, você entenderá melhor o conceito de presença digital, seus tipos e por que você não pode abrir mão dela; também verá qual a importância da presença digital, como construí-la e quais as ferramentas necessárias para desenvolver a sua. Continue a leitura!

Saiba tudo sobre a presença online e sua importância. | Foto: Freepik.

O que é presença digital?

A presença digital é a forma como uma determinada marca se posiciona na web incluindo todos os canais midiáticos utilizados pela empresa e todo conteúdo gerado por ela nas plataformas digitais.

A presença online também pode ser definida como a forma que as pessoas enxergam aquela marca. Para ter uma boa presença online, é necessário ir além do que ter apenas vários sites e páginas nas redes sociais. É preciso atrair, envolver e, principalmente, engajar o público da sua empresa – o que faz despertar uma percepção positiva à sua marca.

A presença digital é a imagem transmitida pela sua empresa às pessoas que se encontram nas plataformas digitais. Tudo isso é baseado na maneira como a organização estabelece a comunicação entre empresa e cliente, com um público variado.

Quais são os tipos de presença digital?

Se a sua empresa já estiver aberta e operando, ela claramente já possui algum tipo de presença online, podendo ser positiva ou negativa, ativa ou passiva. Afinal, o que é presença digital positiva e como ter presença digital positiva?

A presença digital passiva acontece sem nenhuma influência sobre ela. É como se você criasse um site institucional e não mexer nele, sem realizar uma atualização ou qualquer outro trabalho que envolva a publicidade online. As pessoas que decidem entrar em contato com a sua marca dessa maneira, fazem uma ideia própria sobre a sua empresa, ou seja, você não exerce influência sobre as opiniões dela.

Já a presença digital ativa é trabalhada por uma equipe de marketing com a finalidade de utilizar as estratégias de marketing digital para atingir seus objetivos. Por sua vez, a presença digital ativa possui muito mais chances de trazer resultados para a empresa, sendo a presença mais valiosa.

Qual a importância da presença digital?

As empresas que possuem uma boa presença online têm maior visibilidade na internet. Isso ocorre porque elas costumam investir na produção de conteúdos digitais, nos quais geram valores para seu público de interesse.

Além disso, as organizações que possuem uma boa reputação na web entendem a importância de estarem bem posicionadas em mecanismos de buscas, como o Google. Assim, investindo em SEO (Search Engine Optimization) – uma das ferramentas que iremos retomar ao longo do artigo.

Não só ganham visibilidade na web como conferem uma maior autoridade à marca. O conteúdo é um dos pilares da presença digital e através de estratégias de conteúdos bem elaboradas é possível compartilhar todo o conhecimento de sua empresa com o mundo, tornando-a referência no mercado.

Portanto, quanto mais visada sua marca fica, menos publicidade você precisa fazer, nesse sentido, a web trabalha ao seu favor e os custos com publicidade são reduzidos.

As empresas que são referências no mercado, consequentemente, atraem mais consumidores. Isso aumenta as chances de converter visitantes em leads e leads em clientes, o que gera um grande aumento na lucratividade da empresa.

Pensando nisso, se você possui uma boa presença online, atinge cada vez mais pessoas com a sua comunicação. Se mais pessoas conhecem sua empresa, as vendas aumentam e se você vende mais, sua empresa lucra mais.

Saiba como construir sua presença digital

Agora que você já sabe a importância de ter uma boa presença online e que tudo isso faz parte de um planejamento estratégico de marketing, está na hora de começar a construir sua presença digital:

1. Dê início por um site responsivo

O primeiro passo para a criação de uma boa presença digital é ter um site institucional. Ele seria a sua vitrine online e sua base na web. Através dele você irá informar o que é sua empresa, o que ela faz, horários disponíveis e como se relaciona com o público.

2. Construa um blog corporativo

Um blog corporativo seria a base de conhecimento da sua empresa na internet. Através dele você irá compartilhar todos os conteúdos que considerar relevantes para o seu público a fim de atrair pessoas interessadas no que sua marca tem a dizer.

3. Procure aplicar técnicas de SEO em seus conteúdos

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas na estrutura e conteúdo de um site com o objetivo de facilitar a busca por ele para que seja facilmente encontrado pelas pessoas.

4. Publicidade na medida certa

A publicidade na web é o que faz as vendas funcionarem. Portanto, ela deve ser utilizada com cautela para não comprometer seu orçamento de marketing.

5. Interaja nas redes sociais

A interação nas mídias e plataformas sociais fazem parte da construção de uma boa presença digital. Através das redes sociais, é possível ganhar visibilidade aos conteúdos do seu blog e interagir com uma audiência que acompanha sua empresa.

5 ferramentas para desenvolver a presença digital

Agora é hora de conhecer algumas das principais ferramentas para o processo de desenvolvimento da presença digital de seu site:

Marketing de conteúdo

É o que transforma sua marca em uma fonte confiável de informações e responde às principais necessidades e problemas do seu público, criando vínculos emocionais com ele.

Inbound marketing

Também conhecido por marketing de atração, é uma ferramenta que atrai pessoas interessadas na sua marca, ao invés de levar seus produtos e serviços até ela.

SEO

Conjunto de técnicas que tem como objetivo facilitar a busca por ele para que seja facilmente encontrado pelas pessoas e tornar os conteúdos mais atraentes.

SEM (Search Engine Marketing)

O SEM também é um conjunto de técnicas com o objetivo de promover sua marca em mecanismos de busca só que envolvendo a criação de campanhas de anúncios online, como os que vemos no Google.

Redes Sociais

As mídias sociais são o megafone da web. Elas são responsáveis por conferir escalabilidade ao seu conteúdo. Se você gostou do artigo e pretende usar as redes sociais de maneira profissional, conheça o Método Sirius para obter os melhores resultados sobre seus conteúdos.

Esse método possibilita a criação de conteúdos que geram resultados rápidos e percepção imediata de autoridade; a postagem de conteúdos no momento e na frequência certa; e o reconhecimento, visibilidade e seguidores que você tanto almeja para o seu negócio. Para que você ainda conheça os cases de sucesso do Método Sirius e que sua empresa tenha uma boa presença digital na internet, acesse a Ser Notável e cadastre-se agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.