fbpx

Iluminação para vídeos no YouTube: importância e como fazer

Uma boa câmera e iluminação para vídeos são pontos fundamentais para a gravação de um conteúdo que irá para a Internet, principalmente se for um material que trará retornos positivos para seu negócio digital e que possa criar uma aparência mais profissional ao seu perfil. Por isso, a iluminação para vídeos no Youtube é um dos fatores essenciais para iniciar os trabalhos dentro de todos os tipos de redes sociais.

Entenda um pouco mais sobre a importância da iluminação para vídeos, principalmente em plataformas como o YouTube, e confira algumas dicas importantes sobre o assunto! Se você quer saber como ter mais inscritos por lá, não deixe de clicar aqui!

iluminação para vídeos no Youtube
Confira a importância de uma boa iluminação nos seus vídeos | Foto: unsplash.com

Importância da iluminação em vídeos

Plataformas que trabalham com vídeos como fonte de conteúdo, como o YouTube ou o Instagram, precisam do apelo visual para conquistar o telespectador. A linguagem também deve ser dinâmica e envolver o usuário. Por isso, a iluminação é uma grande aliada nos conteúdos audiovisuais. Com ela, é possível ter uma melhor visualização do que está na tela e absorver todos os elementos visuais do material.

A iluminação em vídeos é um requisito tão importante quanto o roteiro ou áudio, pois é possível oferecer um “tom” à temática do conteúdo por meio das luzes. Seja com um vídeo mais harmonioso para destacar as cores claras, ou para o direcionamento da atenção do espectador. Porém, isso não significa que é necessário usar todas as luzes da casa em um só lugar e iluminar exageradamente o local: isso é um erro pois pode saturar a imagem na cara do apresentador. Tome cuidado para também não faltar iluminação correta.

Iluminação profissional

As iluminações profissionais podem ser bem caras. Entretanto, normalmente vale o investimento devido ao ajuste da luz e à qualidade profissional fornecida ao vídeo. Dentre elas, podem ser citadas:

Softbox

A softbox (em tradução, “caixa leve”) gera uma luz suave e difusa quando ligada. São luzes brandas que direcionam a iluminação de um jeito prático e são simples de serem montadas, através de um material difuso que projeta a luz em uma superfície.

Ring light

A ring light é uma lâmpada em formato de anel que elimina as sombras e uniformiza a pele, valorizando o brilho. Ela é utilizada para destacar o apresentador ou certo objeto por meio de uma luz fluorescente.

Sun Gun

O sun gun ajuda a iluminar todos os cantos do cenário, uniformiza a luminosidade e utiliza uma luz amarelada e com alta intensidade. O equipamento possui pequenas luzes de LED e tem formato retangular.

Rebatedor

O rebatedor é um equipamento que direciona a luz do ambiente ou a iluminação profissional, de forma natural e suave. Ele pode ser improvisado com espelhos, papel luminoso, papel metalizado, placas e outros materiais básicos.

YouTube
A ring light já está bem conhecida como opção de iluminação | Foto: unsplash.com

Iluminação caseira

Para quem não pode fazer investimentos tão caros com os equipamentos profissionais, também é possível utilizar materiais caseiros para fazer uma iluminação improvisada ou até natural e com muita qualidade. Assim, com a câmera do seu celular, os vídeos poderão ficar muito melhores! Conheça algumas opções:

Lanternas

As lanternas ou qualquer aparelho que forneça iluminação podem ser úteis para a gravação de vídeos. Cuidado para não usar a luz de maneira tão direta e abusar da luminosidade. Uma dica é colocar um papel translúcido para isso ou utilizar uma caixa de plástico para não exagerar na luz.

Papel alumínio

O papel alumínio pode substituir o rebatedor de forma caseira. Você pode utilizá-lo para direcionar a luz ambiente em determinado lugar e iluminar o cenário. Você também pode fazer um apoio com uma cartela de papelão ou juntar com as lanternas.

Luz de cômodo

As luzes do cômodo são formas de improvisar na iluminação, principalmente quando usadas junto com a luz natural do dia. Apesar de não serem tão fortes, elas ajudam na luminosidade do cenário, o que evita a escuridão, muitas vezes prejudicial. Cuidado para não fazer sombra na sua frente!

Luz natural

O método de utilizar a luz do dia na iluminação para vídeos no YouTube é uma das maneiras mais fáceis de conseguir ajustar a luminosidade do seu conteúdo. Por isso, utilize a luz natural do sol que sai pela janela e aproveite esse recurso para iluminar sua gravação. Prefira fazer isso de manhã, ao ar livre ou em climas menos nublados e com céu aberto.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *