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Twitch: conheça a rede social de streamers e como usá-la a seu favor

Os jogos virtuais e a comunicação nas redes sociais têm se tornado cada vez mais fortes entre os jovens. Novos influencers surgem nessa área de games e as plataformas para lives de jogatinas são muitas. A Twitch é, com certeza, a mais famosa nesse meio. Com campeonatos para eSports, esse canal torna-se outra opção para investimento em conteúdos e campanhas de Marketing.

A tecnologia da transmissão desses conteúdos por meio da Twitch TV também pode se tornar uma alternativa para quem quer investir seu material no mercado digital. Saiba mais!

O que é Twitch?

A Twitch é uma rede social de transmissões ao vivo. Esses materiais não precisam de download e são chamados de stream. Consequentemente, os produtores de conteúdo dentro da plataforma são denominados streamers. Mesmo após a transmissão ter sido encerrada, ainda é possível assistir aos vídeos que ficam salvos em cada perfil.

No geral, a plataforma é muito utilizada pelos usuários de jogos e cria uma relação com os telespectadores enquanto jogam. Por isso, o Twitch App é excelente para a transmissão dos eSports, que são os torneios de jogos virtuais jogados no modo competitivo. Porém, ainda existem outros tipos de influencers dentro da Twitch que fazem lives sobre maquiagem, leituras conjuntas, sessões em grupo para assistir filmes ou até apresentações musicais.

Saiba como utilizar a rede social Twitch a seu favor | Foto: unsplash.com
Saiba como utilizar a rede social Twitch a seu favor | Foto: unsplash.com

Engajamento on-line

A plataforma já possui milhões de usuários que assistem aos conteúdos de interesse e, somente em 2020, os jogos League of Legends, Fortnite e Valorant juntaram cerca de 3 bilhões de horas de visualizações dentro do site, segundo a SullyGnome. Além disso, outras personalidades da mídia que não são acostumadas com os games on-line já se estabeleceram dentro da Twitch, como o Neymar, que acumulou 100 mil telespectadores na sua primeira partida de Among Us.

Subscribe, bits e donate

Para demonstrar suporte ao seu streamer favorito, a plataforma oferece a opção de subscribe (inscrição, em português) dentro do canal. Apelidada carinhosamente de sub, essa é uma ferramenta em que você paga uma quantia por mês para ter uma opção exclusiva dentro do chat e evitar interrupções dentro da transmissão.

Outro mecanismo disponível é o donate (doação, em português), que permite uma contribuição de uma quantia qualquer para demonstrar apoio. Na mesma linha, os bits são uma forma de monetizar o trabalho do seu canal favorito e podem ser pagos ou acumulados ao longo do tempo.

A Twitch é uma das redes sociais mais famosa entre os jogadores on-line | Foto: Twitch.blog
A Twitch é uma das redes sociais mais famosa entre os jogadores on-line | Foto: Twitch.blog

Como usar a Twitch em seus negócios

Umas das maneiras de criar relevância dentro dessa rede social é por meio dos patrocínios, buscando influenciadores que conversem com os seus serviços e possam divulgar sua marca em uma parceria. Os influencers conseguem reunir uma base de seguidores fiéis e bem engajados dentro da rede. Essa ideia também pode ser aproveitada com as técnicas de ads ou merchandising, por meio de uma propaganda no meio da transmissão ou da propaganda que o streamer pode fazer sobre os seus produtos, seja na logo do canal ou dentro da live.

Outra alternativa é investir em um evento, principalmente de esportes eletrônicos, e fazer propagandas sobre sua marca. Empresas como a RedBull e Mastercard oferecem patrocínio para torneios e competições de jogos on-line.

Mesmo com um nicho mais concentrado em jogadores, a Twitch pode ser usada como estratégia de Marketing e render bons retornos para sua empresa. Para isso, é necessário estruturar muito bem a sua entrada na plataforma e desenvolver um planejamento para causar impacto com sua marca. Também é interessante aproveitar o Marketing de influência, muito comum nas redes sociais e que pode impulsionar seus serviços. Para saber qual rede social é a cara do seu negócio, clique aqui!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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