fbpx

Imagem pessoal: entenda a importância de desenvolvê-la

As pessoas são seres racionais que se relacionam a todo instante e, consequentemente, estão constantemente se julgando. Claro que o verbo “julgar” citado aqui não se refere ao aspecto negativo da palavra. Na verdade, é algo natural das relações, construir seu entendimento individual do outro é totalmente comum, todos os indivíduos fazem isso. Então, é por esse motivo que trabalhar em construir uma boa imagem pessoal é tão importante. Quer aprender mais sobre imagem pessoal e profissional, a importância de investir nisso, além de descobrir quando é preciso procurar um curso de imagem pessoal? Continue a leitura!

Imagem pessoal: entenda a importância de desenvolvê-la
Construir uma boa imagem pessoal é importante para os negócios | Foto: Unsplash/Luigi Estuye

O que é imagem pessoal e profissional? (H2)

Suas roupas, o jeito de falar, a forma como trata as pessoas e até mesmo o modo de caminhar fazem parte da sua imagem pessoal e profissional. Esses conceitos dizem respeito à forma como os outros te enxergam, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Sua imagem pessoal é a parte de você que é mostrada para o mundo. Aparecer em uma reunião de negócios com uma camiseta regata amarrotada e calça rasgada folgada parece algo, no mínimo, estranho e irresponsável, não é? Isso porque é bem mais provável que as pessoas do ambiente te escutem e levem a sério se seu comportamento for condizente com o local. 

A imagem pessoal é construída em três níveis. O primeiro é a impressão inicial que as pessoas têm de você. O segundo é quando acontecem as primeiras trocas de informações, nesse nível, inevitavelmente, um pouco de sua personalidade e crenças serão expostas. Já no terceiro, a imagem pessoal é criada e a pessoa decide o modo como te enxergará dali pra frente. 

Segundo a Exame, um estudo da Universidade da Califórnia diz que uma pessoa leva 4 minutos para formar suas primeiras impressões sobre a outra. A revista afirma também que 55% do julgamento vem da linguagem corporal, 38% do tom de voz e apenas 7% é influenciado pelo que foi dito. 

Qual a importância de ter uma boa imagem pessoal? (H2)

O jeito que você se porta nos lugares, a forma como se comunica e sua aparência são fatores decisivos para um negócio fechado ou cliente perdido. Portanto, investir em todos esses aspectos pode ajudar bastante não só no trabalho, mas em todas as áreas da sua vida.

Já parou para pensar sobre isso? Todo mundo cria versões dos outros em suas cabeças e isso afeta diretamente seus relacionamentos com essas pessoas. Por isso, qualquer um desses fatores, seja suas roupas, tom de voz ou postura, podem atrapalhar seu negócio ou fazê-lo prosperar.

Tratar mal as pessoas, falar de qualquer jeito e desleixar a aparência fará com que seus clientes não te enxerguem com o respeito e a confiança necessária. Então, se seu objetivo é prosperar na internet, em que a boa imagem é um grande requisito para o sucesso, é essencial investir de verdade nisso. Inclusive, vale até fazer um curso de imagem pessoal.

A beleza disso tudo é que trata-se de algo totalmente controlável. Ou seja, se as pessoas te veem de um jeito hoje, não significa que te enxergarão assim para sempre. Mas isso vai depender exclusivamente de você e do que fará para mudar a situação.

3 dicas para construir uma boa imagem pessoal (H2)

Por isso, a fim de te ajudar a melhorar sua imagem pessoal e profissional de uma vez por todas, fizemos uma lista com 3 dicas que se colocadas em prática vão mudar totalmente a forma como o mundo te enxerga. Confira!

1. Cuide da sua aparência (H3)

Pode parecer fútil, mas é fato que a aparência conta muito em relacionamentos pessoais e profissionais. Isso não quer dizer que você deva abandonar seu estilo e insistir em seguir as tendências alheias, ter uma boa aparência significa andar sempre com os cuidados higiênicos em dia, cuidar para não aparentar desleixo e vestir-se de acordo com a situação.

As roupas dizem muito sobre sua personalidade. É claro que cada um tem seu estilo, mas você deve saber adaptar o seu para cada ocasião. Por mais que goste de usar conjuntos de moletom no dia a dia, não é de bom tom aparecer em uma reunião formal assim, por exemplo.

2. Aprimore sua habilidade de comunicação (H3)

Quando o assunto é melhorar imagem pessoal, a comunicação é um fator de extrema importância. Por isso, melhore suas habilidades de interação, expanda seu leque de conhecimento, estudando sobre assuntos variados, e preste atenção na sua postura ao conversar com alguém. Segurança, tom de voz e fluidez contam muito na hora de estabelecer conexões por meio do diálogo.

3. Saiba se colocar independente da situação (H3)

A pessoa que quer empreender precisa estar preparada para lidar com diferentes tipos de interações sociais, desde reuniões em escritório até grandes eventos. Por isso, tenha tato para lidar com as pessoas e saiba se portar nas diferentes situações. Isso não quer dizer que você precisa adotar uma personalidade diferente para cada lugar que frequenta, mas sim destacar certos pontos de sua individualidade conforme o ambiente pedir. Lembre-se, melhorar a imagem pessoal tem muito mais a ver com aperfeiçoar suas qualidades do que com vender uma pessoa que você não é.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *