Quando uma empresa ou pessoa decide trabalhar com Marketing Digital, a criação de uma persona e a definição do público-alvo são os primeiros e mais importantes passos para a obtenção de resultados satisfatórios. Sem isso, é impossível traçar estratégias de vendas e divulgação do seu produto ou serviço. Outro ponto fundamental é o estudo do seu nicho de mercado para ações que busquem otimização dos recursos digitais e lucro.
Se você está empreendendo no digital, confira como definir uma persona e por que isso é importante para o marketing digital do seu negócio. Além disso, entenda de uma vez por todas a diferença entre público-alvo e persona!
Público-alvo
O público-alvo pode ser caracterizado por um segmento da sociedade com determinadas características em comum, como idade, sexo, profissão, gostos, necessidades e localizações, ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens que podem fazer parte de estratégias de marketing.
Identificar o seu público-alvo, ou seja, o público com que você deseja trabalhar, exige bastante pesquisa. Para defini-lo, o primeiro passo é criar a sua persona. Depois, pense em como você entrará em contato com esse recorte de público por meio de redes sociais e outras plataformas digitais, que podem ser blogs ou até mesmo sites institucionais. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são algumas das redes sociais que mais acumularam um número significativo de usuários durante o ano de 2020. Tente estabelecer uma relação mais ativa com os seus consumidores e seguidores com a produção de um conteúdo de qualidade e com a criação de perfis profissionais nas redes sociais.
Persona
A persona é a definição do perfil de cliente ideal. Para isso, você precisa analisar vários aspectos e desenvolver uma personagem característica do seu público, ou seja, quem você realmente deseja auxiliar e atingir com o seu produto ou serviço. Ela é uma “personificação” do seu melhor cliente. Algumas perguntas podem auxiliar na criação da sua persona. Confira a seguir:
- É mulher ou homem?
- Pratica esportes?
- Tem uma alimentação saudável?
- É adepta (o) ao universo digital?
- Como é a sua rotina/ seu lifestyle?
- O que assiste/ lê/ escuta?
- Com quem normalmente convive?
- Quais são suas maiores necessidades?
- Quais são seus maiores problemas? (no Marketing, isso é chamado de “dor”)
- Como esses problemas/ dores seriam solucionados?
- Como se veste normalmente?
- Qual sua renda mensal?
- O que gosta de comer?
- Quantos anos tem?
- Ela tem filhos ou mora sozinha?
- Onde mora?
- Gosta de viajar?
Você ainda poderá pensar em outros quesitos: separe informações que seriam úteis para o desenvolvimento do seu produto no meio digital. Analise com cautela o que gostaria de destacar e o que faria diferença para a sua marca.
Nicho de mercado
Nicho de mercado é uma pequena parte de um grupo maior de consumidores. Ou seja, é como se fosse uma oportunidade dentro de um segmento maior e, com certeza, com mais competição. Todos que trabalham com Marketing e vendas necessitam entender esse conceito da melhor forma possível. Se você está começando seu negócio, encontrar um nicho deve ser o primeiro passo da sua tomada de decisões. Tente defini-lo bem para que os investimentos não sejam feitos em vão.
Um erro muito frequente dos iniciantes na área e empreendedores é confundir nicho de mercado e segmento de mercado, como se fossem similares. Para diferenciá-los, pense em especificar cada vez mais quem você irá atender. Além da área de atuação, você precisa definir ainda mais as características do seu público: nessa hora, ter feito a sua persona é um ponto positivo. Para saber outros benefícios em escolher um nicho de mercado específico, clique aqui!