Muitas empresas devem grande parte de seu sucesso a sua equipe de marketing. É claro que um negócio precisa de qualidade de produtos, atendimento e uma boa administração para prosperar, mas, como diz um antigo ditado “a propaganda é a alma do negócio”. Nesse sentido, é mais que crucial que as empresas saiam do convencional e se reinventem nesse ponto e a gamificação é uma ótima forma de fazer isso.
É extremamente importante estar de olho nas tendências de marketing mundiais atuais e futuras para que sua empresa possa usufruir das ideias revolucionárias antes que elas caiam em desuso. A gamificação é uma dessas estratégias que estão fazendo sucesso, sendo assim, ainda há tempo de implementá-la e ficar conhecida como uma das primeiras empresas que a fez e conseguiu impulsionar os negócios com ela.
O primeiro passo, então, é saber o que é gamificação para saber o motivo dela ser tão revolucionário e a razão pela qual você deve implantá-la em sua empresa o mais rápido possível.
A gamificação é uma estratégia de marketing que tem o nome derivado da palavra em inglês “game”, que significa jogo. Assim, a gamificação será o processo em que seu cliente poderá interagir com a empresa através de um jogo e, consequentemente, levar engajamento a ela. Se a empresa conseguir desenvolver um jogo interessante, as recomendações irão começar aparecer e, assim, os novos clientes também.
Essa realmente é uma grande tendência, pois grandes empresas como o Santander, a Nike e a Starbucks já usam esse tipo de estratégia e esses são só exemplos de gamificação já implantada em empresas.
Como funciona a gamificação em uma empresa?
A gamificação nas empresas funciona em dois principais quesitos: engajamento e fidelização de clientes e melhora na qualidade do ambiente de trabalho.
A realidade é que, na verdade, a gamificação pode ser usada em absolutamente tudo dentro de uma empresa. Quando pensamos no quesito funcionalidade dentro da própria empresa, a gamificação é uma forma incrível de levar algum divertimento para um trabalho que, às vezes, pode ser maçante e cansativo.
Para isso, é possível fazer uma inserção da gamificação em várias tarefas diárias. Imagine, por exemplo, um funcionário elaborando uma lista a partir de um joguinho, ou alguém treinando mostrando suas habilidades por meio de um jogo ou ainda um possível funcionário fazendo entrevista e mostrando seu potencial em um jogo. Incrível e super inovador, não acha?
Pensando em clientes, a gamificação é uma forma incrível de escancarar sua empresa. É possível mostrar todos os seus produtos ou serviços nesses jogos e oferecer algum prêmio como descontos ou moedas que podem ser trocadas por crédito na empresa, assim os clientes ficarão motivados tanto a jogar quanto a consumir em sua empresa.
Desafios da gamificação
A gamificação nada mais é do que um plano, isto é, uma estratégia. Para que esse plano seja bem executado e traga os melhores resultados possíveis, é necessário bastante planejamento, atenção aos detalhes e bons profissionais trabalhando nele. Traçar esse processo é, sem dúvidas, um imenso desafio e, para que ele seja superado, é necessário a contratação de colaboradores experientes e capacitados para desenvolver um bom jogo.
É muito importante estar atento a todo desenvolvimento da gamificação, desde a história do jogo, os personagens, o desenrolar do enredo até todos os outros componentes de um game. Isso porque é muito fácil cair em uma padronização que faz com que o jogo da sua empresa não tenha nada de diferente dos outros. O que também pode acontecer é o jogo não conseguir refletir a personalidade e a intenção da empresa.
Outro desafio da gamificação é fazer com que ele seja adequado ao público de sua marca. Os joguinhos são algo que definitivamente conseguem atingir todos os públicos de todas as ideias, entretanto, há uma gama infinita de diferentes tipos de jogo. Por isso, é importante estudar seu público e traçar um perfil de consumo para que o jogo de sua empresa consiga os agradar.
A gamificação precisa também fazer com que o jogo fique interessante, se não as pessoas não terão muito interesse em jogá-lo. Para isso, é válido a inserção de desafios com recompensas que os clientes possam aproveitar de alguma forma em sua empresa.
Game Thinking: como pode beneficiar o seu negócio?
A gamificação é uma estratégia que pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. A primeira e, talvez a maior vantagem de sua implementação, é o fato de que a gamificação é uma novidade e não são muitas empresas que a usam ainda, assim, as pessoas ficarão curiosas com o seu game e, consequentemente, consumirão mais em sua empresa.
Profissionais que gostam de seu ambiente de trabalho trazem maiores resultados, sendo assim a gamificação também é uma grande aliada nesse quesito. Isso porque ela tornará o ambiente de trabalho muito mais agradável e até muito mais funcional, o que, com certeza, trará muito prosperidade para a empresa em questão.
Como aplicar a gamificação ao seu negócio?
A aplicação da gamificação pode ser usada desde as tarefas dos colaboradores até na forma como os clientes realizam um pedido, por exemplo. O primeiro ponto que precisa ser observado na gamificação é a questão do personagem e da história. Esses dois quesitos precisam de bastante planejamento para que eles reflitam a identidade do negócio e sua missão de existência, assim como seus valores.
As pessoas costumam gostar de uma disputa, por isso, é muito bom colocar em sua gamificação uma pontuação e criar rankings que podem ser para vários itens: itens mais comprados, tempo que passa na empresa, engajamento em redes sociais. É muito importante criar recompensas para as pessoas com posições altas e pontos para que elas sejam incentivadas a continuar.
Também é importante possibilitar que as pessoas deem sua opinião e realmente possam colaborar com esse processo. Como a gamificação é uma estratégia, é necessário sempre monitorar seu sucesso por meio de métricas específicas para isso. Se você quer crescer sua empresa digitalmente, não limite seu aprendizado apenas em gamificação e conheça também o Método Sirius, que te ensinará a fazer as postagens corretas e, assim, conseguir resultados de notoriedade rápidos, ganhando também bastante reconhecimento em seu segmento.