fbpx

O que é um minisite?

Um minisite pode ser definido como um site comum que possui uma ou poucas páginas, com o intuito de expor um assunto ou produto de modo objetivo e direto, sem oferecer um aprofundamento desse conteúdo, utilizando uma abordagem simples.

Saiba como funciona um minisite. | Foto: Pixabay.

Normalmente ele é usado em estratégias de Marketing Digital, servindo até mesmo como uma extensão do site principal de seu negócio. Ele também é muito usado em planos de divulgação de produtos e comissão de venda. Dessa forma, o minisite atua diretamente na área de divulgação, já que expõe diversos assuntos e direciona o usuário para outras ações como uma compra, por exemplo.

Como funciona um minisite?

O minisite é um site como outro qualquer, exigindo os mesmos cuidados e atenção que um site institucional ou blog teria, sendo hospedado e cumprindo os requisitos básicos para manter um bom nível de qualidade da experiência do usuário, como segurança, velocidade de carregamento, responsividade (se adaptar a vários dispositivos) e usabilidade.

Uma das principais vantagens de um minisite é que ele possui um número menor de páginas, precisando de menos recursos do servidor e, assim, pode diminuir os gastos de seu proprietário. Além disso, o minisite pode ter um melhor ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, já que suas informações são carregadas com maior velocidade, aumentando a possibilidade de se tornar um dos primeiros sites em páginas de resultados de pesquisa.

Quais os benefícios de um minisite?

Um grande benefício do minisite é que ele pode ser utilizado como um tipo de catálogo de vendas, apresentando mercadorias e servindo como uma página de vendas mais direta, mas o minisite também possui outras vantagens.

Minisite design – configure sua página da forma mais atrativa para seus negócios | Foto: Pixabay.

Confira, a seguir, seus principais benefícios:

Exploração de nichos específicos

Como a página de seu minisite possui foco em um assunto, é possível explorar nichos específicos com isso. Diferentemente de um site principal, onde vemos abas de “home” e “quem somos”, um minisite com uma página específica, que possui um objetivo, tem altas chances de alcançar um público mais segmentado e provavelmente ele irá aparecer em resultados de busca que foram focadas naquele nicho de quem procura e quer comprar um produto que você oferece.

Uma produção de conteúdos menores

Um minisite não exige que haja uma produção constante de muitos conteúdos, como funciona em blogs, por exemplo, já que se trata de uma página mais simples e que não trabalha com assuntos aprofundados e extensos.

Maior facilidade de criação e gerenciamento

Como o minisite é mais simples que os outros tipos de sites, possui uma administração mais simples e não exige conhecimentos técnicos complexos, como em programação e desenvolvimento de sites, por exemplo.

Como criar um minisite?

Você deve seguir alguns pontos de referência para criar o seu minisite. Dessa forma, separamos os passos para te direcionar ao longo desse processo, utilizando o WordPress, o principal CMS (Content Management System) do mundo e que pode se tornar seu grande aliado na expansão de seus negócios; Confira a seguir:

  • Primeiro faça todo o planejamento da estrutura de seu minisite;
  • Faça a escolha de um nome de domínio que destaque o seu conteúdo;
  • Escolha um provedor para hospedar sua página;
  • Crie o seu minisite personalizado com o WordPress;
  • Realize um planejamento do que você irá abordar e comece a criar e divulgar seus conteúdos;
  • Otimize e administre o SEO e métricas do seu minisite, entendendo o que é mais atrativo para seu público-alvo e para o aumento de seu engajamento;
  • Por fim, monetize o seu minisite e lucre com os conteúdos produzidos.

5 dicas para aperfeiçoar seu minisite

Confira, abaixo, as dicas para aperfeiçoar o seu minisite:

1.   Defina seu objetivo

Primeiramente, é necessário que seja definido qual é seu objetivo na criação de um minisite, entendendo qual será a sua finalidade, como realizar ações promocionais, gerar leads ou divulgar links. Estabelecendo um propósito, você poderá compreender se está indo pelo melhor caminho para o desenvolvimento de seu negócio e se realmente o minisite é a melhor solução para você.

2.   Defina a estrutura de sua página

A estruturação de sua página também é uma etapa importante no desenvolvimento de seu minisite. Você deve desenhar o layout que deseja, entendendo qual a melhor hierarquia dos elementos de e sua melhor distribuição ao decorrer da página.

Mesmo não sendo um especialista no setor de design, você pode organizar a identidade visual de seu minisite para torná-lo mais atrativo. Uma dica é fazer pesquisas de outras páginas na internet para buscar exemplos.

3.   Compre um domínio e contrate um serviço de hospedagem

Seu domínio será o endereço de seu minisite na internet, como www.sernotavel.com.br, e existem plataformas que disponibilizam a criação de um domínio de maneira gratuita, mas é recomendável que você crie o seu próprio domínio, fazendo com que os usuários tenham mais facilidade em reconhecer a sua empresa e os serviços oferecidos.

4.   Escolha um criador de minisite

Hoje em dia, várias plataformas disponibilizam serviços de criação de páginas na internet, como o Linktree, Super Menu, Google Sites, WordPress, UOL Criador de Sites, entre outros.

Minisite wordpress – utilize a plataforma para criar sua página | Foto: Pixabay.

Assim, você deve pesquisar qual ferramenta que é mais intuitiva e simples de usar, além de qual delas está mais de acordo com as suas necessidades.

5.   Faça a configuração de sua página e comece a publicar os conteúdos

Após estabelecer seus objetivos, fazer um design atrativo, ter um domínio e criar o minisite em uma plataforma de sua preferência, você está pronto para colocar as suas melhores ideias em prática, sempre ficando atento às configurações de sua página e escolhendo um tema que esteja relacionado com o seu produto e antes de começar as publicações, verifique se tudo está conforme os seus planejamentos e inicie a sua nova jornada de sucesso.

Conheça a Ser Notável e o Método Sirius

A Ser Notável é uma empresa que já ajudou muitos entusiastas e profissionais na conquista de reconhecimento no mercado e sucesso com seus negócios online. 

Várias pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional, utilizando um minisite e outras mídias sociais, porém nem sempre todos conseguem os resultados esperados, mesmo realizando postagens com frequência. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você conseguirá:

  • Desenvolver conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade; 
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa; 
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário. 

Também serão disponibilizadas lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo, além de um grupo de acompanhamento, que inclui Bruno Ávila, o criador do método e muito mais. Para ter à disposição esses recursos, conhecer mais sobre minisite, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site da Ser Notável e saiba tudo!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.