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Redes sociais: 5 dicas de como gerenciar os clientes de forma eficiência

Atualmente, para se ter sucesso no mundo dos negócios, o gerenciamento de clientes é fundamental. Mas, não é apenas isso, é preciso realizar tal gerenciamento nas redes sociais, meio que se tornou, nos últimos anos, a melhor forma de comunicação com o público. Isso porque, nas redes, as pessoas sentem uma maior facilidade de encontrar, conhecer, contatar e criar laços com as empresas. Por isso, é necessário atenção a esse meio.

Engana-se, contudo, quem acredita que o gerenciamento de cliente e o gerenciamento de redes sociais é simples. Ou melhor, engana-se aqueles que acreditam que basta apenas usar as redes sociais. Pois, esse gerenciamento vai além de conversar com clientes ou saber usar o Facebook e o Instagram. É preciso estratégia, qualidade de atendimento, conteúdo eficiente e muito mais. Mesmo que não seja simples, esse tipo de ação é mais fácil do que fazemos parecer ser, basta apenas seguir as melhores dicas.

Dito isso, listamos 5 dicas para começar o gerenciamento de clientes nas redes sociais, o que torna o gerenciamento de cliente de uma empresa eficiente, qual é sua importância e muito mais.

Saiba tudo sobre a gestão de clientes nas redes sociais e como realizar um bom atendimento ao cliente. | Foto: Freepik.

O que é gerenciamento de clientes?

Quando falamos em gerenciamento de cliente, logo pensamos em organizá-los em tabelas ou a melhor forma para administrar suas vendas em relação a eles. Essa ideia não está errada, mas o gerenciamento de clientes vai além disso.

O gerenciamento de cliente é um conjunto de estratégias, além de boas práticas de organização, que tem por objetivo sincronizar, automatizar e gerenciar o relacionamento de sua empresa com os consumidores de seu negócio. O gerenciamento de clientes envolve os setores de Marketing, Vendas e Atendimento de uma empresa, que devem trabalhar em conjunto.

Sendo assim, é possível dizer que o gerenciamento de cliente, seja por meio das redes sociais ou de outros meios, é fundamental para uma empresa. Isso porque será ele que estabelecerá uma boa relação e comunicação com os interessados em seu produto ou serviço.

E o que é o gerenciamento de redes sociais?

Agora que você já compreendeu o que é o gerenciamento de cliente, é preciso entender o que é o gerenciamento de redes sociais, porque um irá completar e ajudar no trabalho do outro.

O gerenciamento de redes sociais é um conjunto de estratégias e práticas que devem ser adotadas para garantir seu domínio na internet. Essa tarefa é realizada pela equipe de Marketing de sua empresa, que irá garantir que os conteúdos adequados serão publicados nos melhores horários e da melhor forma.

O intuito é alcançar os clientes e os possíveis clientes, criando um laço com eles. Um bom gerenciamento de redes sociais garante um bom gerenciamento de clientes, uma vez que a internet se torna um meio de comunicação entre empresa e público. Com isso, integrar as duas ações é imprescindível.

É preciso lembrar, no entanto, que o gerenciamento de redes sociais vai além das métricas de vaidade. Ou seja, do número de likes, comentários e curtidas, pois essas métricas não demonstram a real qualidade e eficácia de seu conteúdo em relação aos seus clientes. Tais números não determinam vendas, são as estratégias eficazes que fazem isso. Não significa, porém, que tais métricas não importem, mas sim que não são as únicas a serem consideradas.

Qual a importância do gerenciamento de clientes?

Um bom gerenciamento de cliente mantém seus clientes satisfeitos, felizes e sempre próximos a empresa. O objetivo é gerenciar as vendas e o relacionamento do público em seu negócio, garantindo atendimento a todos aqueles que necessitam. Além disso, é possível mantê-los próximos, a partir de estratégias de marketing eficientes, como divulgações nas redes sociais, envio de e-mails personalizados, envio de SMS, entre outros. É preciso mostrar para o cliente que você está ali, que ele pode contar com seus produtos e serviços, além de mostrar que, de alguma forma, ele é especial.

Sendo assim, é possível dizer o que torna o gerenciamento de clientes eficiente são as estratégias adotadas. Pois, quanto mais próximo da empresa o cliente se sentir, mais fácil será gerenciar suas atividades. Isso porque a empresa estará um passo à sua frente, pronta para vender, tirar dúvidas e apresentar novos conteúdos.

A partir de boas estratégias, é possível organizar todos os seus clientes, priorizando aqueles que compram mais, trazendo para perto os que consomem menos e fazendo novos clientes, algo fundamental para qualquer empresa.

Além disso, é preciso garantir que os setores de Vendas, Marketing e Atendimento de seu negócio estejam empenhados nessa questão. É fundamental que se adote estratégias que levem a todos colaborarem de forma igual. Ou seja, sem sobrecarregar seus funcionários ou deixá-los ociosos.

5 formas de começar o gerenciamento de clientes nas redes sociais

Agora que você já sabe o que é gerenciamento de cliente e como ele está relacionado às redes sociais, está na hora de entender como começar isso. A seguir, mostraremos 5 formas de começar o gerenciamento de clientes nas redes sociais de forma simples e eficaz.

1. Estude seu público-alvo

A primeira forma de começar o gerenciamento de cliente nas redes sociais é estudando seu público-alvo. Ou seja, conhecendo as pessoas que irão ser impactadas pelo que será criado, os seus clientes. É preciso ter um perfil deles, sabendo quem são, o que fazem, qual sua idade, quais são seus interesses na internet, quais as redes sociais que costuma utilizar, entre outros detalhes.

Nessa etapa, leve em consideração as estratégias que já haviam sido tomadas para o gerenciamento do cliente em si. Ou seja, o que sua empresa já fazia para gerenciar seu público e que estava dando resultados. Além disso, é possível adaptar tais estratégias para o ambiente online.

2. Implemente o marketing de relacionamento

Uma das formas mais eficazes de criar um gerenciamento de cliente nas redes sociais é utilizando o marketing de relacionamento. Isso porque seu objetivo é criar vínculos com seu público-alvo, levando-os a consumir seus produtos e sua marca. Um bom marketing de relacionamento poderá criar clientes fidelizados, que irão realizar o marketing de seu negócio para você.

Invista em e-mails personalizados, promoções exclusivas, atendimento online nas redes sociais, interação com o público em conteúdos na internet, entre outros.

3. Crie objetivos para seu gerenciamento de cliente nas redes sociais

Tudo começa com objetivos, porque realizamos atividades pensando sempre em alcançar algo. E com o gerenciamento de cliente nas redes sociais não poderia ser diferente. Para isso, pense: quais são meus objetivos com as estratégias que serão criadas? Isso irá auxiliar no momento de determinar suas estratégias e, até mesmo, medir se elas estão funcionando ou sendo bem executadas.

Exemplos de objetivos:

  • Aumentar seu alcance;
  • Criar autoridade no mercado;
  • Ter uma comunicação aberta com o cliente;
  • Educar através da divulgação de conteúdo;
  • Criar reconhecimento para sua marca;
  • Aumentar suas vendas;
  • Aumentar o tráfego de seu site.

4. Crie um cronograma de ações

É preciso definir o que fará para gerenciar seus clientes nas redes sociais, ou seja, quais os conteúdos irá publicar, como se comunicará com ele, quais ações serão feitas ao longo do dia (tipo de publicações, tipo de conteúdo, etc), entre outros detalhes. Tenha tudo programado, para que se crie uma constância nas redes sociais.

5. Pós-venda

O pós-venda é uma forma eficiente de se começar o gerenciamento de clientes nas redes sociais, pois é possível se comunicar com ele por meio delas, garantindo que ele tenha sido bem atendido e que esteja satisfeito com o produto que recebeu. É possível, por exemplo, criar um conteúdo que incentive seus clientes a comentarem o que acharam de seus produtos e serviços, ou o que melhoraram no atendimento, entre outros. O objetivo é manter essa pessoa próxima e mostrar que a empresa está lá por ela, seja para vender novamente, para escutar dúvidas, reclamações e elogios, entre outros. Então, agora que você já sabe tudo sobre o gerenciamento de clientes e como começar a fazê-lo nas redes sociais, está na hora de dar um pontapé nessa questão. Mas, se você ainda possui dúvidas sobre as redes sociais ou não sabe como agir nelas em seu negócio, nós temos a solução. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila, você aprende como criar conteúdos eficientes, determinar estratégias nas redes sociais, conhecer seu público-alvo e muito mais. O objetivo é tornar você um expert das redes, garantindo que se torne referência no mercado em que atua. Gostou? Então, saiba tudo sobre o Método Sirius da Ser Notável!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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