Você já se perguntou: como ser um bom empreendedor? Atualmente, empreender se tornou uma febre e muitas pessoas estão criando seu próprio negócio. Muitos, no entanto, acreditam que é uma missão impossível e, em alguns casos, algo fácil até demais. Acontece que empreender é um grande desafio, que requer preparo e paciência, mas que é muito possível quando se segue algumas dicas. É preciso lembrar, entretanto, que não há uma fórmula correta sobre como ser um bom empreendedor, mas que algumas ações podem facilitar a administração de sua empresa e o crescimento profissional em sua área de atuação.
Dito isso, a seguir, explicamos o que é empreendedorismo, a importância de empreender e, o mais importante, 5 dicas de como ser um bom empreendedor.
O que é empreendedorismo?
Antes de saber como ser um bom empreendedor, é preciso compreender o que é empreendedorismo. Isso porque não é possível falar de um sem levar em consideração a definição do outro. Mesmo que muito comentado atualmente, nem todos sabem o que é o empreendedorismo e, até mesmo empreendedores possuem dificuldade em entender sobre o que se trata o termo.
Dito isso, é possível afirmar que empreendedorismo é o ato de empreender em algo. Simples! O termo é comumente utilizado no meio dos negócios para falar sobre empresas, mais especificamente sobre criar um negócio. Sendo assim, o empreendedorismo nada mais é do que fazer, realizar uma atividade, que neste caso possui fins lucrativos. Com isso, o empreendedor é aquele que provoca essa ação, ou seja, aquele que está criando e executando seu próprio negócio.
O termo empreendedorismo surgiu no século XVII, mas já era posto em prática na sociedade há mais tempo. As primeiras pessoas a utilizarem essa palavra em suas obras e em seu dia a dia, foram os economistas franceses Jean Baptiste Say e Richard Cantillon. Ambos acreditavam que empreender era a capacidade de produzir, gerir e de assumir riscos.
Foi apenas em 1942, no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, que o autor Joseph Schumpeter associou a palavra empreendedorismo à evolução econômica. Ele afirmava que o empreendedor era responsável por um processo de destruição criativa. Ou seja, ele destrói o antigo para construir o novo. Sendo assim, o objetivo é terminar algo e começar outra coisa, porém, melhor. O intuito é sempre melhorar os negócios, melhorar o mercado.
Com essas duas definições de empreendedorismo, a palavra é utilizada, na atualidade, para definir novos negócios que possuam uma ideia inovadora.
Qual a importância do empreendedorismo?
O empreendedorismo representa um ponto fundamental no país e nos empreendedores. Isso porque em escala maior, o empreendedorismo é uma forma das pessoas adquirirem autonomia financeira, ganharem dinheiro e colaborarem com a economia do país. Em maior escala, o empreendedorismo representa a geração de riquezas para um país. Isso porque ele gera dinheiro, gera empregos e tudo isso contribui com o desenvolvimento local.
Além disso, existem os benefícios sociais, como a contribuição para a queda no desemprego, as ajudas propostas pelas pequenas empresas, as transformações locais, entre outros. Com isso, é possível dizer que o empreendedorismo colabora com o crescimento econômico local, ou seja, de cidades e municípios, para o crescimento estadual e, até mesmo, para o crescimento de todo um país.
Em momentos de crise, por exemplo, o empreendedorismo ajuda a sustentar famílias e garantir que haja movimento econômico. Sem ele, não seria possível a geração de milhares de empregos, que sustentam diversas famílias e impedem que as taxas de desemprego cresçam em todo o mundo.
5 dicas de como ser um bom empreendedor
Se tornar empreendedor é um grande desafio, isso porque empreender envolve gasto de tempo, dinheiro, planejamento e muito mais. Além disso, é preciso estar preparado para determinados problemas, estar atento a algumas questões que envolvem o negócio e, além disso, compreender que empreender pode afetar a vida de muitas outras pessoas, não apenas a do empreendedor.
Por isso, para aqueles que estão começando, ou já estão nesse caminho, mas estão um pouco perdidos, separamos 5 dicas para saber como ser um bom empreendedor.
1. Valorize sua equipe
Uma das primeiras dicas de como ser um bom empreendedor é valorizar sua equipe. Isso é fundamental, uma vez que nenhum negócio se faz sozinho, todos precisam de uma equipe que auxilia nos negócios. Por isso, é preciso valorizar as pessoas que trabalham para você e com você. Sempre esteja ao lado de seus funcionários, auxiliando com o que for necessário, dando dicas e conselhos, feedbacks, entre outros. Além disso, o reconhecimento no mundo financeiro vem por meio de dinheiro, por isso, se atente aos salários de sua equipe, aos benefícios que recebem e às recompensas.
Lembre-se, no entanto, que não é apenas dinheiro ou apenas palavras de incentivo, o valor vem de diversas maneiras.
2. Tenha planejamento
Para começar a empreender e seguir com seu negócio é preciso criar um planejamento. Teste novos formatos, crie, ouse, o importante é sempre estar atento. Um plano B, um plano C, eles devem ser criados caso a primeira estratégia não dê certo. O importante é não ter medo de mudar suas estratégias.
3. Busque por conhecimento
O mercado está sempre em movimento, sempre mudando, com novas informações e novas criações. Com isso, os negócios devem seguir o mesmo ritmo, garantindo que está sempre a par das novidades e garantindo o melhor para seus clientes. Por isso, sempre busque o conhecimento de novos métodos, novas estratégias, novos produtos e outros tipos de novidades.
Busque sempre se adaptar e estar aberto a mudanças, mas cuidado em não perder a essência de sua empresa, ou seja, o que faz dela única. Lembre-se que as novidades devem se fundir ao que há de original em seu negócio.
4. Utilize estratégias de comunicação
Além de planejamento, é preciso garantir que a comunicação de sua empresa seja a melhor. Isso porque é a partir dela que o seu negócio estará em contato com o público e são as pessoas que garantem parte do sucesso da empresa. Por isso, invista em bons canais, como as redes sociais, e-mail, sites, entre outros. Além disso, estratégias como o oferecimento de newsletters aos clientes, e-mails personalizados, mensagens, entre outros.
5. Conheça bem seus clientes
Além de uma organização interna, um bom empreendedor conhece seus clientes e está sempre disposto a ajudá-los. Por isso, é fundamental que antes de começar a empreender, o empreendedor conheça seu público, desde a criação de uma persona até a descoberta de suas dores. Ao conhecer seus clientes, uma empresa investe nos tipos certos de publicidade, na criação de produtos e serviços que atendam a essas pessoas, e muito mais. Agora que você já sabe como ser um bom empreendedor, está na hora de pôr todas as dicas em prática! Mas se você quer ir além e se tornar referência no meio em que está inserido, nós temos a solução. Com o Método Sirius, desenvolvido por Bruno Ávila, você aprende quais são as melhores táticas de Marketing Digital para o seu negócio. Entre elas está aprender a criar conteúdos assertivos e descobrir os melhores horários para publicá-los. Gostou? Então saiba tudo sobre o Método Sirius!