Para realizar uma boa estratégia de marketing, as métricas de marketing podem ser essenciais. Elas vão mostrar onde você está errando, onde está acertando, te guiar para a correção de rumos e revelar boas oportunidades. Agora, você deve estar se perguntando, mas o que são métricas de marketing?
Bom, as métricas de marketing representam o primeiro passo de qualquer empresa que vai dar início ao desenvolvimento de planos, ações e estratégias. Elas são, basicamente, indicadores que ajudam a mensurar o sucesso de uma campanha específica ou de todo o trabalho de marketing.
É importante conhecer cada uma delas e saber usá-las da melhor maneira, a fim de impulsionar sua marca. Com um mercado tão competitivo hoje em dia, devido a era digital e as mudanças rápidas e constantes, as métricas de marketing digital vão ser suas principais ferramentas de desenvolvimento e melhoria.
A importância de acompanhar as métricas
É aquilo, como melhorar algo se você não sabe qual ou quais os pontos que precisam ser aprimorados? Por isso, acompanhar as métricas de marketing é essencial para evoluir sua estratégia geral.
Dentro de uma empresa existe sempre uma cobrança superior de algo concreto, e como profissional de marketing, você certamente apresentaria mais resultados se pudesse aumentar os investimentos.
Mas, não é bem assim que funciona. É preciso gerar mais tráfego, mais engajamento e mais vendas sem aumentar os gastos. Podemos dizer que é o famoso “fazer mais com menos”. E, para obter mais resultados, você precisa saber onde melhorar, e pra saber onde melhorar, utiliza-se as métricas de marketing digital.
Métricas de marketing mais importantes
Para você entender melhor, criamos uma lista para explicar as métricas de marketing digital. Todas podem (e devem) fazer parte da sua estratégia de marketing. Confira:
1. Retorno sobre investimento (ROI)
A primeira das métricas de marketing da lista já é logo a mais importante em qualquer tipo de negócio. Até podemos dizer que é a métrica número um, já que trata diretamente do lucro. No marketing, é muito importante conhecer o retorno gerado por determinados processos, como uma campanha de anúncio específica ou até mesmo toda a estratégia.
Além disso, essa métrica mostra quando (e se) você deve escalar o investimento. Ou seja, se o ROI se manter positivo, isso significa que a empresa, se tiver capacidade de produção restando, pode aumentar os investimentos em marketing digital.
2. Custo de aquisição por cliente (CAC)
Outro ponto crucial para ter controle na sua empresa é saber quanto cada novo cliente custa. O CAC serve justamente para entender quanto a empresa gasta para conquistar um consumidor, seja para um serviço ou produto. Nesse ponto, é importante incluir todos os custos envolvidos, tais como investimentos em mídia, vendas, salários da equipe etc.
Então, para calcular o Custo de Aquisição do Cliente, você deve somar todas as despesas com marketing e vendas durante um determinado período e comparar com número de novos consumidores que entraram. CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período.
3. Ticket médio
O ticket médio é uma métrica que mostra uma média do valor que cada cliente gasta nos serviços ou produtos da organização. Caso você perceba que o ticket médio está baixo demais, é possível implementar estratégias para aumentá-lo, como o upselling e o crosselling.
A melhor coisa a se fazer é encontrar o ticket médio mensal (valor total médio gasto por cada cliente por mês). Dessa maneira, você pode usar a métrica para fazer a conta de outras métricas importantes. Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês.
4. Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)
Para entender essa métrica, vamos voltar um pouco. Imagine que você tenha encontrado o CAC, que vimos anteriormente. Esse valor sozinho nunca será alto ou baixo demais, o importante é colocá-lo em um contexto para saber se o cliente está gerando retorno. Para quem trabalha com produtos ou até mesmo com serviços específicos, fica mais fácil fazer a comparação, já que basta olhar para o ticket médio, que deve ser naturalmente maior do que o custo para fechar a venda.
Por outro lado, empresas de serviços recorrentes (assinaturas ou contratos) costumam achar obstáculos na hora de saber se seu cliente está gerando lucro. É agora que entra o LTV, que permite que você identifique o potencial de lucro de cada consumidor, podendo ter uma visão prévia de rendimentos. LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente.
5. Taxa de cliques (Click-through-rate ou CTR)
A taxa de cliques é o que vai representar como está a eficácia de um anúncio. Com o CTR você vai poder avaliar os diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos. Assim, você pode utilizar essa métrica como ponto de partida para melhorar uma campanha. CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100.
6. Custo por lead (CPL)
Hoje, as empresas já entendem a necessidade de cultivar uma relação entre empresa e consumidor. Nesse sentido, conhecer o custo por lead é fundamental. Se o CPL for alto, é necessário que as conversões de leads em clientes sejam muito boas ou que o ticket médio por cliente se mantenha ainda mais alto. Portanto, quanto mais baixo o CPL, melhor. CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados.
7. Taxa de conversão
Uma conversão é um passo que o visitante dá rumo a se tornar um cliente. Esse passo pode ser assinar sua newsletter, cadastrar-se em uma promoção, baixar um e-book, usar uma versão teste do seu produto ou ainda se tornar um cliente de fato. Portanto, um número baixo de conversões pode ter várias causas, desde um site com baixa qualidade de experiência ao usuário, até falta de chamadas para a ação (CTAs). Em geral, a taxa de conversão consiste na razão entre o número de visitas em uma página e o número de visitantes que de fato fizeram a ação desejada.
8. Visitas
Essa métrica é simples, mas, apesar disso, ela dá uma boa noção do alcance que seu negócio tem na internet. Por meio das visitas em seu site, você sabe quantas pessoas acessam seus conteúdos diariamente. Além disso, é possível analisar visitas individuais, para descobrir quais são as páginas mais acessadas do seu site ou blog.
9. Tempo gasto no site
E no fim da nossa lista de métricas de marketing está o tempo que um visitante passa no seu site quando acessa ele. Quando o conteúdo é envolvente, as pessoas passam mais tempo navegando por ele. Essa métrica mostra, em minutos, o tempo médio que cada visitante gasta no seu site. Sabendo desses números, você pode determinar e corrigir os possíveis problemas que estejam afetando os visitantes ou impedindo-os de gastar mais tempo na página.
Método Sirius
As redes sociais hoje fazem parte da vida das pessoas de diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas, não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.
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