fbpx

Planejamento financeiro no Marketing Digital: 7 dicas infalíveis para usar

O Brasil é um país com um alto número de empreendedores. Isso significa que muitas pessoas decidem se arriscar constantemente no mundo dos negócios em diferentes segmentos, com experiência ou não. Para que o negócio atinja o sucesso, alguns passos são importantes, como a elaboração de um planejamento financeiro empresarial.

O planejamento financeiro empresarial trata-se de um roteiro que projeta o futuro da situação financeira de um negócio através de um conjunto de ações, ferramentas e controles. O seu objetivo é entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros da empresa com base na sua realidade atual e com a intenção de melhorar os resultados.

Pense nas suas finanças, por exemplo, quando você sabe quanto de dinheiro você possui, fica mais fácil planejar os gastos com cada coisa. Organizando suas contas, você consegue suprir suas necessidades sem que falte dinheiro ou sem ficar no aperto no fim do mês.

Com as empresas, a situação é quase a mesma. A partir dos dados obtidos por meio do planejamento financeiro, a empresa pode colocar no papel os gastos, despesas e investimentos que serão feitos, além de facilitar uma tomada de decisão mais estratégica.

Dentro do planejamento financeiro empresarial estratégico, dois pontos são importantes: o controle e o alinhamento. Não é possível fazer um bom planejamento, se o empresário não sabe como está a saúde do caixa. E também é necessário que o planejamento financeiro esteja alinhado ao planejamento geral da organização. Ou seja, as ações precisam estar direcionadas no caminho dos melhores resultados.

Neste artigo, vamos explicar mais detalhes sobre o planejamento financeiro empresarial. Vamos falar a respeito da sua importância, além de mostrar quais etapas estão envolvidas em um planejamento financeiro estratégico. Confira.

O gestor trabalha para aplicar um planejamento financeiro empresarial estratégico. | Freepik.

Para que serve o planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é o quesito que diferencia uma organização que sabe onde quer chegar de uma que caminha de acordo com o fluxo, já que ele é essencial para que o gestor possa tomar decisões estratégicas a respeito do funcionamento da empresa.

Nesse sentido, o planejamento financeiro serve para que as receitas e despesas da companhia sejam projetadas, possibilitando a identificação da situação econômica da empresa. Em outras palavras, ele ajuda o gestor a pensar criticamente o negócio, projetando cenários, definindo planos de ações e estabelecendo objetivos.

Dessa forma, o planejamento financeiro empresarial pode ser visto como base nas diversas práticas e decisões de uma empresa, independente do tipo e do tamanho do negócio. Afinal, em qualquer ramo ou segmento, toda empresa precisa de recursos para funcionar.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, o planejamento financeiro empresarial não está limitado na parte financeira. Muito pelo contrário, ele envolve todas as áreas da empresa. Para que a engrenagem funcione, é necessário que haja uma integração com outros setores fundamentais, como Recursos Humanos, Comercial e Operações.

O que compõe um planejamento financeiro na empresa?

Pode-se dizer que o planejamento financeiro empresarial é composto por um ciclo de 4 etapas que envolvem:

●     Planejar;

●     Fazer;

●     Checar;

●     Agir.

Primeira etapa

A primeira fase consiste em propor metas e organizar as futuras ações da empresa. Nesse contexto, algumas metas importantes podem ser estipuladas, como:

●      Encerrar o ano no azul;

●      Conseguir pagar as contas em dia;

●      Aumentar o faturamento em 20%;

●      Dobrar o número de clientes ativos;

●      Reduzir custo fixo em 10%.

Segunda etapa

Agora é o momento de colocar sua estratégia em prática. E para que isso dê certo, você precisa de pessoas capacitadas ao seu lado para desempenhar diferentes funções. Por isso, invista primeiramente no treinamento dos funcionários.

Terceira etapa

Além de capacitar os colaboradores, é importante acompanhar o desenrolar das atividades e observar o que pode ser melhorado. Lembre-se de que o índice de desempenho das ações influenciará diretamente nos resultados do planejamento financeiro empresarial.

Quarta etapa

Nessa última etapa, você já vai ter avaliado o desenvolvimento do seu plano, ou seja, o roteiro de estratégias já estará atualizado. Portanto, é o momento de colocar o plano em prática, aplicando as modificações necessárias.

O que evitar no planejamento financeiro empresarial?

Um planejamento financeiro empresarial mal feito pode arruinar uma empresa. Por isso, ele precisa ser elaborado com base em dados confiáveis, considerando diferentes cenários. Listamos, a seguir, alguns erros comuns, mas que devem ser evitados ao elaborar um planejamento financeiro empresarial.

  • Planejar sem controlar as contas da empresa;
  • Não integrar os diferentes setores, fazendo com que eles funcionem sem sincronia;
  • Superestimar o faturamento da empresa;
  • Planejar, mas não executar os planos;
  • Não estar atento aos fatores externos;
  • Precificar os produtos e serviços sem critérios.
Entenda como fazer um bom planejamento financeiro empresarial. | Foto: Freepik.

Como reduzir custos no marketing com o planejamento financeiro?

Como explicamos, o planejamento financeiro empresarial facilita a projeção de receitas e despesas com o intuito de indicar a real situação econômica da empresa. Quando você tem uma noção clara sobre o cenário da empresa, é muito mais fácil saber quais decisões precisam ser tomadas.

Em outras palavras, é como se o planejamento empresarial funcionasse como um guia para a atuação da empresa durante sua jornada no mercado. Para que você execute um planejamento financeiro empresarial inteligente e todos os setores da empresa sejam beneficiados – comercial, operações, marketing, entre outros -, confira 7 dicas que listamos para você.

  1. Reconheça a atual situação da empresa;
  2. Projete cenários diferentes;
  3. Trace um plano de ação;
  4. Calcule o preço ideal para o seu produto ou serviço;
  5. Considere a ajuda de um especialista;
  6. Utilize ferramentas digitais;
  7. Registre e controle tudo.

Seguindo essas dicas, você aumentará a chance do seu planejamento financeiro empresarial dar certo. Com isso, todas as áreas da empresa serão beneficiadas e você poupará gastos desnecessários devido à ocorrência de erros.

Se você quer entender mais sobre o crescimento do seu negócio, principalmente quanto ao marketing dele, o Método Sirius é indicado para você. Esse projeto, desenvolvido pelo Bruno Ávila, da empresa Ser Notável, oferece materiais e acompanhamento com profissionais para te ajudar a crescer e usar as redes sociais de forma profissional. Com o Método Sirius, além de entender a real necessidade do planejamento financeiro empresarial, você aprende novas formas inteligentes e estratégicas de impulsionar o desenvolvimento do seu negócio com recursos do Marketing Digital. Conheça mais sobre o Método Sirius.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.