fbpx

Quais são os principais termos do marketing?

O conceito de marketing digital é muito mais abrangente e subjetivo do que parece. Principalmente quando se trata de termos do marketing digital específicos e primordiais para você entender o que esse conceito significa de fato. Muitas perguntas que envolvem o funcionamento do marketing digital são feitas por pessoas que estão guiando um negócio.

Por isso, separamos um conteúdo especial para você entender tudo sobre os principais termos do marketing digital, o que é esse conceito e por que é tão importante entender suas diferentes frentes. Continue a leitura e descubra!

Os termos do marketing digital são essenciais para o entendimento geral do conceito. | Foto: Pexels.  

O que é marketing digital?

Marketing Digital nada mais é do que a promoção de produtos ou serviços por meio das mídias digitais. Ele é uma das principais formas de comunicação direta entre empresa e público, sendo personalizada e no momento certo. Considerado o pai do Marketing, Philip Kotler diz que o marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O público, hoje, está predominantemente no mundo online. As compras online são uma realidade e foi necessário adaptar o marketing para esse meio. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente virtual. Utilizando canais digitais, tais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros, as empresas tentam trazer a solução de problemas e realizar desejos de clientes e potenciais clientes.

Resumindo, o marketing digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, já que cada um dos termos do marketing digital pode definir métricas específicas de forma mais clara e simples de medir. Tudo fica mais fácil para saber o que anda funcionando e o que já não resulta mais em nada.

Por que entender os termos do marketing digital?

Entender os termos do marketing digital é abrir as portas para diversas oportunidades e vantagens para sua empresa. Sabendo como funciona cada um dos termos do marketing digital é essencial para executar os processos da melhor maneira, definindo que objetivos você quer atingir para sua empresa. Confira alguns pontos importantes em entender os temos do marketing digital:

●    Interatividade com os clientes e possíveis clientes;

●    Análise de dados e mensuração para melhoria contínua;

●    Mais oportunidades para as empresas (alcance);

●    Direcionamento (público-alvo correto).

10 principais termos do marketing digital você precisa saber

1. Persona

O marketing digital trabalha com o conceito de personas, ou seja, perfis semi fictícios, inspirados nos seus consumidores reais, que representam o seu comprador ideal. Esse método é um dos principais termos do marketing digital e é ótimo para criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, economizando tempo e dinheiro.

2. Lead

Leads são oportunidades de negócio. Basicamente são os contatos que, por meio de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga definir quem são os seus compradores em potencial e enchê-los com informações específicas e relevantes até que eles realmente queiram realizar a compra.

3. Funil de Vendas

O Funil de Vendas, que também leva o nome de Jornada do Consumidor, trata-se das fases pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, a possibilidade de compra e até a decisão final.

4. CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com seus potenciais e atuais clientes. Suas principais funcionalidades são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

5. Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, ou seja, visam 100% as conversões. A ideia é que nessas páginas você disponibilize um conteúdo ou material de valor e, em troca, os visitantes mais interessados fornecem suas informações de contato, se tornando, assim, leads. 

6. SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca são as ações que auxiliam a melhora do potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos das SERPs, ajudando-o a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas ferramentas de busca.

7. CMS

Seguindo na nossa lista de termos do marketing digital, o CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos) é uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online, sem precisar de conhecimentos técnicos em programação. Com o CMS, criar sites, blogs e outros portais nunca foi tão fácil.

8. CTA

O Call to Action é um botão ou chamada que direciona a ação que seus usuários devem realizar ao visitar uma página, dando continuidade ao funil de vendas.

9. CRO

O Conversion Rate Optimization ou Otimização de Taxas de Conversão é um conjunto de técnicas que foca em aumentar as taxas de conversão de uma página. O CRO é primordial para profissionais de marketing digital.

10. API

A sigla em inglês significa Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações, em português. Essa ferramenta é utilizada para criar uma interação entre sistemas. Para um melhor entendimento, vamos a um exemplo: a ferramenta de automação RD Station, muito presente na rotina dos profissionais de marketing digital, pode ser integrada com sites e outros softwares por meio da API.

Método Sirius

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online. Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Agora você já sabe os principais termos do marketing digital e como são importantes para aplicar esse conceito na sua empresa e buscar melhorias a longo prazo!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *