fbpx

Negócio online: como começar a empreender?

Como começar a empreender? Muitas pessoas buscam essa realização, mas iniciar um negócio é uma tarefa bem difícil e requer muito foco e determinação. Não basta apenas ter uma ideia e esquecer de estudar os itens que serão necessários para seguir no processo.

Na era digital, adaptar-se à competitividade do mercado e ao ritmo de mudanças rápidas a todo momento pode ser um grande desafio. De qualquer maneira, estar online não é mais um diferencial e sim primordial para quem quer saber como começar a empreender.

Pensando nisso, listamos 7 dicas de como começar a empreender da melhor maneira, indo desde a concepção à prática e planejamento. Entenda bem as ferramentas e estudos necessários para impulsionar sua ideia de novo negócio.

 

Como empreender do zero: entenda o que é empreendimento e empreenda rápido. | Foto: Freepik.

1. Encontre o que fazer

Começar um empreendimento é algo muito amplo, já que você pode empreender em praticamente qualquer setor. De qualquer maneira, você terá que escolher um campo de negócios para começar. Para saber como começar a empreender, neste momento, seguir o seu coração é a melhor opção, pois o seu foco tem que estar totalmente ligado e depositado nessa área, por isso tem que ser algo pelo qual você tem paixão e isso pode fazer a diferença.

O amor pelo o que você faz vai além do que fazer bem-feito, isso se relaciona completamente com a sua realização. Empreender é um trabalho difícil, então você tem que focar sua atenção em algo que realmente acredita e que o trabalho chegue em um ponto que é um lazer para você.

2. Estude muito

Outra forma de como começar a empreender é estudando. Muitas pessoas buscam como empreender rapidamente, mas o fato é que apenas com muito estudo se chega longe. Claro que você não precisa de nenhum tipo de educação formal para saber como começar a empreender, mas isso não significa que você não terá muito estudo pela frente.

O estudo sobre o seu mercado deve ser algo constante, ainda mais nos dias atuais, onde as mudanças ocorrem muito rápido e quem fica para trás sai no prejuízo. Estude sobre sua área, seu cliente, seu produto, seus concorrentes e entenda mais sobre sua política, aprenda sobre finanças básicas e tudo o que vai te acrescentar nessa jornada de como começar a empreender. A educação será um diferencial entre o sucesso e a estagnação e até mesmo o fracasso.

3. Plano de negócios

Certo, você teve uma ideia e está disposto a começar no mundo do empreendedorismo. Primeiro, você precisa ter um plano de negócios e estabelecer objetivos, assim como suas estratégias para alcançar esses objetivos. Para compreender o processo de como começar a empreender, esse plano é completamente essencial para obter investidores e também fazer uma média do sucesso do seu negócio. Ele será sua ferramenta de guia para sua empresa durante todo o processo de empreendedorismo.

4. Estude seu público-alvo

Saber quem é de fato sua audiência é essencial para fazer seu negócio chegar em pessoas que realmente vão virar clientes. Nem todo negócio agrada a todos, por isso, entre essas dicas de como começar a empreender, estudar seu público-alvo é uma das etapas mais importantes.

Defina idade, sexo, renda, raça e cultura do seu público-alvo são elementos muito importantes para conseguirem responder quando será necessário ter um endereço físico ou se dá para se manter no mundo digital, trabalhando de maneira remota. Pesquise qual grupo se encaixa melhor na maneira que seu negócio funciona e, em seguida, direcione seus esforços para conquistar esse grupo, sempre buscando manter uma boa comunicação com ele.

5. Networking (Rede de contatos)

Uma rede de contatos é primordial para todos os tipos de empreendedores. Cultive-a para que ela possa gerar bons frutos, que, na verdade, podem ser ótimas oportunidades para o seu negócio. O networking é quando você conhece outras pessoas que podem ter o conhecimento e/ou as habilidades necessárias em sua empresa ou podem acrescentar no desenvolvimento do que o seu negócio oferece.

No meio disso tudo, também é possível encontrar potenciais investidores através dessas redes de comunicação, que vão ajudar a impulsionar seu modelo de negócio a sair do papel de verdade. Além disso, sua rede de contatos também pode te dar suporte quando você abrir o seu negócio, ajudando a espalhar a novidade e enviar novos clientes para você.

6. Venda sua ideia

Há uma fala de Alfredo Rocha, apontado como um dos melhores conferencistas da atualidade na área comportamental e motivacional, que é “O produto que mais se vende, é aquele que se oferece”.  A dica aqui é acreditar muito na sua ideia e, assim, não ter medo de falar sobre ela, seja por quaisquer receios. Claro, quando falamos dessa maneira, não quer dizer sair por aí falando em todo canto possível tudo que você tem em mente, suas metas e desejos. Mas, a validação da ideia é algo muito importante.

A validação da ideia pode ser feita através de pesquisas simples, em uma conversa para sentir como as pessoas recebem e aceitam ou rejeitam, e qual o motivo de cada reação. Ela também pode ser feita de uma maneira mais elaborada, com bloco de perguntas pré-definidas, número mínimo de entrevistados, local, tipo de pessoas, homem, mulher, entre outras categorias.

Porém, é fato que, falando em como começar a empreender, nem todos têm a mesma coragem e acreditam naquilo que você está buscando. Em contrapartida, os consumidores querem produtos, mas nem sempre sabem qual produto escolher. É nesse momento que seu trabalho como empreendedor é convencer as pessoas de que o seu produto é a melhor opção possível para elas.

7. Invista em marketing

E, no fim da nossa lista de como começar a empreender, você deve se conectar com os conceitos de marketing antes, durante e depois de iniciar sua vida de empreendedor. Você pode ter um produto incrível ou o melhor serviço disponível, mas se você não souber como distribuir e mostrar para as pessoas o seu negócio, não receberá visitas e ninguém vai saber que ele existe de fato. O marketing é estudo, aplicação e medição e depois repetir tudo, é um ciclo.

Também não é algo simples, mas com muita determinação e consciência, se você conseguir focar seus esforços de marketing no seu público-alvo bem definido, conforme o tempo passa, as dificuldades vão diminuindo e seus objetivos ficarão cada vez mais perto de serem alcançados.

Método Sirius

As redes sociais hoje fazem parte da vida das pessoas de diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas, não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público-alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online.

Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Gostou do nosso conteúdo repleto de dicas de como começar a empreender? Agora é só ter muito foco, paciência e determinação para fazer seu negócio crescer!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.