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Qual a melhor opção de divulgação: YouTube Short ou TikTok?

No final do ano passado, o YouTube anunciou uma nova funcionalidade: o YouTube Short. No entanto, engana-se quem pensa que seja algo relacionado ao universo da moda. Na verdade, é um novo mecanismo para competir com outros aplicativos populares, como o TikTok e o Reels (Instagram).

A tecnologia foi avançando e sendo implementada em diversos países, o que tem conquistado muitos usuários que passaram a utilizar essa funcionalidade para a produção de conteúdos interativos para os seus canais na plataforma.

Para a produção desses vídeos, existe um botão (+) para quem possui o sistema Android, enquanto que, para os usuários do IOS, vai aparecer um ícone de câmera. Assim, para começar a gravar, é exibido um botão de captura, ou seja, o processo é semelhante ao de outros aplicativos mais populares.

O Youtube Short e o TikTok são ótimas opções para a produção de vídeos curtos na internet. | Foto: Pixabay.

 O que é YouTube Short?

O YouTube Short vídeos são criação curtas, com duração entre 15 e 60 segundos, e são gravados na posição vertical. Desse modo, apesar de possuírem pouca duração, os conteúdos são iguais ao que são encontrados na plataforma, assim, alguns requisitos são necessários para que essa produção atraia a atenção do público.

As principais recomendações são:

  • Possuir um título chamativo;
  • Ter uma descrição do tema apresentado em vídeo;
  • Uma thumbnail atrativa e que represente o assunto abordado no vídeo;
  • Utilização de Hashtags;
  • Adição de tags.

Além disso, algumas outras estratégias devem ser estudadas para conseguir aumentar a visibilidade e divulgação do seu canal.

Essa iniciativa da plataforma em criar o YouTube Short tem como principal objetivo a concorrência com outros aplicativos disponíveis no mercado, como o TikTok e o Instagram, além de buscar incentivar os criadores de conteúdo a publicarem vídeos pelo celular. Nesse sentido, o YouTube Shorts também é uma possibilidade para os canais que estão em busca de aumentarem o seu número de inscritos, engajamento, visualizações, likes, entre outras estratégias.

Por outro lado, para quem busca monetizar o canal e começar a ganhar dinheiro com o YouTube Short, o ideal é ficar atento às diretrizes da comunidade, ou seja, as dicas e recomendações que surgem para os criadores de conteúdo na plataforma. Desse modo, essas recomendações também valem nesses vídeos curtos, para não se decepcionar com os resultados.

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social que oferece a possibilidade de compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos.

O aplicativo faz sucesso e tem ganhado muitos adeptos principalmente entre o público jovem. É possível utilizar as funcionalidades para seguir perfis, postar vídeos, compartilhar e interagir com outros usuários. Além disso, essa ferramenta apresenta alguns recursos interessantes para quem tem interesse em edição, por exemplo, a opção de “costura”, oferecendo a emenda de clipes para modificação do final das produções originais, como também os “duetos”, em que os usuários conseguem interagir com as criações que já foram gravadas, ambas estão entre as funções mais utilizadas.

Em outras palavras, para conseguir utilizar o TikTok, é necessário apenas criar clipes e iniciar a interação com outras pessoas pela rede social.

Qual a diferença entre YouTube Short e TikTok?

No ponto de vista técnico, os aplicativos não demonstram tantas diferenças, assim, possuem funcionalidades parecidas. Nesse sentido, da mesma maneira que funciona o Reels e TikTok, o objetivo principal do YouTube Short é a criação de vídeos curtos para quem busca conteúdos rápidos na plataforma, além de ser uma alternativa para os artistas que querem realizar produções utilizando apenas o celular.

Desse modo, a plataforma também vai oferecer a criação de conteúdos com limite de 15 segundos, inclusive, esse aspecto é o que o diferencia do TikTok, que permite vídeos de até um minuto. Por outro lado, apresenta a mesma limitação do Reels.

Além da gravação, o YouTube Short também vai oferecer a opção de subir conteúdos armazenados na galeria, porém eles também vão ter o limite de 15 segundos, como também será disponibilizada uma variada biblioteca de faixas, permitindo que as pessoas utilizem como trilha sonora de suas produções.

Outra vantagem é que a ferramenta também vai dar ao usuário a possibilidade de controlar a velocidade do vídeo, além de utilizar um temporizador para conseguir gravar com as mãos livres.

Por outro lado, uma similaridade entre ambos os aplicativos está na navegação entre os vídeos. Assim, da mesma maneira que acontece no TikTok e no Reels, a navegação no YouTube Short é na vertical. A ferramenta será uma seção exclusiva na plataforma do YouTube, que vai disponibilizar a visualização de conteúdos na vertical e com uma navegação semelhante.

Onde divulgar um negócio online: YouTube Short ou Tiktok?

A verdade é que depende muito de quais são os objetivos do seu negócio online, pois tecnicamente ambos os aplicativos, tanto o YouTube Short quanto o TikTok, apresentam o mesmo mecanismo, ou seja, publicação de vídeos curtos.

No entanto, o principal foco do YouTube Short são conteúdos mais curtos de até 15 segundos, portanto, se a sua ideia é a produção de vídeos mais elaborados de até um minuto, o ideal é a utilização do TikTok que permite mais tempo. Porém, independente de qual você escolher, o importante é se dedicar a entregar conteúdos interessantes que possam aumentar a visibilidade e divulgação do seu canal.

O YouTube Short é uma novidade que surgiu recentemente e está trazendo novas atualizações a cada dia, enquanto o TikTok já está no mercado há um tempo e também tem contribuído para apresentar novas funcionalidades aos seus usuários. Ambas as tecnologias podem ser ferramentas úteis para o marketing do seu negócio online, desde que os conteúdos sejam produzidos com criatividade e chamem a atenção do público.

Esses aplicativos podem servir como estratégia para a divulgação de negócios online. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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