fbpx

Qual deve ser o perfil de um empreendedor?

Muito se fala sobre empreender no Brasil, mas você sabe qual o perfil ideal de um empreendedor? Essa pergunta pode ser o motivo para a falta de sono de muitas pessoas, que acreditam que não possuem o que é necessário para empreender. Acontece, no entanto, que qualquer um pode desenvolver as habilidades necessárias para ter um perfil empreendedor e começar seu próprio negócio. É preciso ressaltar, entretanto, que além de um perfil, é preciso ter outros tipos de qualidades, como ser paciente, por exemplo. Isso porque empreender vai além de administrar e liderar, ele envolve muito estudo e a contratação de um bom time.

Saiba o que é empreendedorismo, qual a importância do empreendedorismo e qual o perfil ideal do empreendedor. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, a seguir, explicamos o que é ser empreendedor, a importância de se ter um perfil empreendedor e os principais desafios de empreender no Brasil. E mais, além disso, traremos 5 dicas para você desenvolver seu perfil como empreendedor.

O que é ser um empreendedor?

Antes de entendermos o que é ser empreendedor, é preciso compreender o que é empreendedorismo. O termo, que passou a ser utilizado a partir do século XVII, diz respeito ao ato de empreender. Empreender, por sua vez, significa realizar algo, fazer algo, executar algo. No mundo dos negócios, o termo ganha uma conotação parecida, mas diz respeito ao ato de criar um negócio, uma empresa.

Além disso, o ato de empreender pode ser visto como o ato de inovar. Essa ideia surgiu em 1942, com o livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, escrito por Joseph Schumpeter. Na obra, o autor afirma que o empreendedor é o responsável pelo processo de destruição criativa. Ou seja, ele destrói o antigo para construir o novo. O intuito é inovar e, com isso, levar a uma evolução econômica.

Com isso, é possível afirmar que empreender é o ato de inovar em um negócio, criar algo para o mercado. Seguindo essa linha de raciocínio, o empreendedor é aquele que põe em prática essa inovação, é quem realiza o ato de criar. Um empreendedor cria seu próprio negócio, inova o mercado e contribui para o sistema econômico de seu país.

É preciso ter em mente que todo aquele que começa algo novo, que propõem novas ideias e as executa é um empreendedor. Empreender vai além de abrir seu próprio negócio, está ligado a inovar um mercado e criar algo. O verdadeiro empreendedor, ou seja, aquele que possui o perfil empreendedor, é aquele que muda, nem que minimamente, seu nicho.

Qual a importância de um perfil empreendedor?

Empreender não é algo fácil e para isso, a pessoa necessita de algumas características que irão lhe guiar nesse caminho. A construção de um perfil empreendedor é fundamental para que o negócio tenha sucesso, uma vez que ele irá depender das ações e tomadas de decisões de seu proprietário. Como foi dito, esse perfil pode ser construído, ou seja, é possível moldar uma pessoa para que ela consiga ter as características necessárias.

A partir de um perfil empreendedor, é possível tomar decisões cruciais para o negócio, estabelecer metas, criar um plano, administrar e organizar uma equipe e muito mais. Sendo assim, é possível afirmar que a importância de um perfil empreendedor para um negócio é que a partir desse perfil a pessoa está apta a gerir sua empresa, a ter ideias inovadoras e colocá-las em prática.

Isso porque gerir um negócio exige motivação, paciência, visão de negócio, organização, capacidade de trabalhar e comandar uma equipe e muito mais. Sem esses pontos, uma pessoa não terá sucesso em sua empreitada, uma vez que lhe faltará preparo.

Existe um perfil ideal para um empreendedor?

Sim! Existe um perfil ideal de empreender. E não, não são todas as pessoas que possuem, mas todas podem desenvolver tais habilidades. Isso porque o perfil empreendedor nada mais é que uma série de características que podem ser exercitadas e estudadas, garantindo que a pessoa compreenda o que deve ser feito e como deve ser feito.

Um perfil ideal de empreendedor é aquele que está em constante aprendizado, ou seja, que está sempre buscando novidades sobre sua área, se mantendo atento às necessidades de seu negócio e buscando, constantemente, conhecer o que é necessário para crescer e manter uma empresa. Além disso, um bom empreendedor sabe trabalhar em equipe e mais, ele sabe como organizar tal equipe, delegar tarefas e garantir a felicidade e eficácia de seus funcionários.

Um perfil empreendedor entende de organização, é proativo, é criativo, paciente e muito mais. Isso porque para empreender é preciso planejamento e paciência para a colheita dos frutos. Além disso, lembre-se que o empreendedorismo está ligado à inovação e para isso é preciso ter criatividade, para inventar e inovar.

Com isso, é possível resumir o perfil empreendedor de qualidade com uma única palavra, liderança. Ele deve ser líder e como líder, deve ter todos os conhecimentos necessários para gerir seu negócio.

Os principais desafios de ser empreendedor no Brasil

Empreender no Brasil não é algo fácil e com a pandemia de Covid-19, essa missão se tornou quase impossível. Isso porque com o recesso econômico, muitas empresas não possuem o aporte necessário para se manter e investir em seu negócio. Além disso, os custos, nesse período, aumentaram, uma vez que todos os setores enfrentam uma crise, seja pela falta de mão de obra, de matéria prima, entre outros motivos.

Além disso, a necessidade do isolamento social fez com que muitos negócios fechassem a porta, uma vez que se manter on-line é um grande desafio. Outro ponto é que a concorrência com grandes empresas, que tinham condições de se manter cresceu, fazendo com que pequenos negócios perdessem clientes.

Para além das questões da pandemia, existem outros grandes desafios de empreender no Brasil, que já ocorriam antes da doença. Que são eles:

·         Alta carga tributária;

·         Falta de estímulo de crédito;

·         Alta concorrência;

·         Possibilidade do fechamento da empresa;

·         Muita burocracia;

·         Escolher o nicho errado (muitas vezes um nicho em que a pessoa não possui interesse);

·         Péssima gestão empresarial (a falta do perfil empreendedor pode levar a pessoa a não gerir corretamente seu negócio).

5 dicas para ter um perfil ideal de empreendedor

Agora que você já compreende o que é ser empreendedor, qual o perfil empreendedor e a importância de se ter esse perfil, está na hora de compreender como conquistá-lo. A seguir, separamos 5 dicas para você ter um perfil ideal de empreendedor e conseguir gerir sua empresa da melhor forma possível.

1.   Tenha proatividade

Uma das primeiras dicas para se ter um perfil empreendedor é desenvolver sua proatividade. Ou seja, tomar a frente de decisões e ideias, sendo o primeiro a fazer e sem as pessoas te pedirem. Isso é fundamental para o empreendedorismo, uma vez que o objetivo é ser inovador. Além disso, você será o líder de sua empresa e é fundamental que os primeiros passos sejam dados por você. Além disso, a proatividade permite a busca por novos conhecimentos, o que garante o aperfeiçoamento de seu negócio.

Outro ponto fundamental é incentivar seus funcionários a serem proativos, que eles assumam uma determinada independência, para auxiliar nos negócios.

2.   Criatividade

Ser empreendedor é ser inovador, ou seja, é estar o tempo todo criando e tendo novas ideias. Por isso, ser criativo é a base para um perfil empreendedor e para isso é preciso exercitar sua criatividade. É preciso frisar que todos são criativos, todos possuem ideias inovadoras, mas são poucos que as colocam em prática. Por isso, comece a realizar o que você imagina, sem medo de errar. Quanto mais tentar, melhor será o seu desenvolvimento de ideias.

3.   Interesse em aprender

Para ser um bom empreendedor é preciso estudar muito, isso porque o mercado está sempre mudando e novas técnicas estão sempre surgindo. Por isso, é imprescindível que um empreendedor estude muito, principalmente sobre seu nicho. Além disso, ele deve ter conhecimentos gerais de marketing, vendas, finanças, entre outros, e tudo se adquire a partir dos estudos.

Não é preciso se tornar especialista em tudo, esse não é o objetivo. A ideia é ter um domínio, mesmo que básico, sobre essas coisas. Isso porque você como líder terá que guiar seus funcionários, independente da área em que atuam.

4.   Paciência

Faz parte do perfil empreendedor a paciência, e essa é uma das virtudes que mais impactam no dia a dia. Isso porque durante a jornada do empreendedorismo, muitos problemas surgirão para lidar com todos e é necessário paciência. Além disso, um empreendedor lida com pessoas e, é de conhecimento geral, que o público pode ter ideias diferentes das suas e ser bem crítico ao que você está ofertando. Para isso, a paciência é fundamental, uma vez que é preciso estar calmo e aprender a lidar com essas pessoas.

5.   Tenha um plano de negócio

Um bom empreendedor sempre tem um plano, por isso, uma das dicas mais importantes para ter o perfil empreendedor ideal é se planejar. Organize todas as duas ideias, estabeleça metas para o seu negócio e cuide para que tudo seja feito. Além disso, o plano de negócio pode auxiliar quando as coisas saem dos eixos, garantindo a estabilidade do negócio. Por isso, idealize todos os cenários possíveis, sejam eles positivos ou negativos, para sua empresa.

Estude sobre tudo o que puder e fique sempre atento. Para se ter um bom plano de negócios é preciso exercitar as características citadas acima como imprescindíveis para um bom empreendedor. Agora que já sabe qual o perfil ideal de um empreendedor, está na hora de pôr essas dicas em prática e melhorar seu negócio. Mas se você gostaria de ir além e se tornar um verdadeiro empreendedor digital, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila, você aprende como se destacar na internet e tornar sua empresa referência no mercado. Com técnicas para a criação de conteúdos assertivos, é possível atrair o público, garantindo uma base de clientes fiéis. Gostou? Então confira o Método Sirius!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Guia de como melhorar o blog

Atualmente, onde o mundo vive o virtual, onde todos tentamos nos destacar mais que os outros. Se você busca estar à frente da sua concorrência,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.