fbpx

5 dicas para criar o seu canal no YouTube e publicar seus vídeos

Para você que está pensando em produzir conteúdo na internet, que tal aprender a como criar um canal no YouTube? Fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim em 2005, hoje o YouTube é a principal rede social de compartilhamento de vídeos do mundo e por isso merece receber destaque.

Ele alcançou um grande sucesso em pouco tempo, até ser adquirido pelo Google em 2006, valendo mais de 1 bilhão de dólares. Confira alguns dados interessantes do YouTube:

●    A rede social tem mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo;

●    Mais de 70% das visualizações do YouTube são feitas através de dispositivos móveis;

●    O YouTube tem versões locais em mais de 100 países;

●    Ele está apenas atrás do Google, sendo a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo;

●    Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são assistidas por dia.

Continue a leitura e entenda o porquê de o YouTube ser uma ótima opção para investir, como criar um canal no YouTube, um tutorial breve de como publicar no YouTube e ainda dicas de como impulsionar seu canal e seu conteúdo na plataforma!

Canal no YouTube: entenda como essa plataforma pode te ajudar no seu objetivo!. | Foto: Pexels.

Por que investir no YouTube?

Como mencionamos, o YouTube é gigante no mundo online e apresenta dados surpreendentes de usuários, portanto, tem alto alcance e credibilidade. Essas informações já mostram que você pode ter muitas vantagens trabalhando nessa plataforma. Porém, claro que não é apenas criar um canal no YouTube e sair postando qualquer vídeo, esperando que os resultados apareçam milagrosamente.

A dica aqui é que primeiro, você deve definir o objetivo do seu negócio dentro do YouTube e esse objetivo pode variar em diferentes frentes, como audiência, gerar tráfego para o site, gerar Leads, monetizar, reforçar posição da marca, entre outras.

A chave, portanto, é estabelecer o que você quer de fato alcançar usando a plataforma e suas ferramentas. Hoje, ter um canal no YouTube, a principal plataforma de vídeo online, é abrir as portas para oportunidades, podendo atrair e relacionar-se com a audiência.

Como criar um canal no YouTube?

Sabendo de tudo isso, é hora de entender como criar um canal no YouTube. Siga o passo a passo:

1.   Primeiro, é necessário criar uma conta no YouTube. Caso você possua uma conta no Google, você já tem uma conta no YouTube. É simples, tudo o que você precisa fazer é abrir a plataforma e clicar em “login” no canto superior direito da página;

2.   A página de login do Google irá abrir e basta digitar seu e-mail e senha nos locais indicados;

3.   Depois clique em “próxima” e pronto. As contas estão vinculadas e você já está dentro do YouTube.

4.   Para criar um canal no YouTube, clique no seu avatar e depois em “crie um canal” no menu que irá aparecer logo abaixo.

5.   Agora você vai poder escolher se vai usar seu nome ou um nome personalizado para o seu canal no YouTube. O personalizado tem suas vantagens, já que pode ser mais fácil de encontrar. Se o foco é criar um canal empresarial, lembre-se de criar uma conta com essa categoria.

6.   Depois disso, você será direcionado a dashboard do seu novo canal no YouTube.

7.   Agora, você pode preencher e personalizar do jeito que quiser. Escolha uma foto e uma capa que represente seu conteúdo, organize as informações da aba “sobre”, conecte suas redes sociais e comece a postar seus vídeos em seu canal no YouTube!

Confira o tutorial de como publicar seus vídeos no YouTube

Depois de entender como criar um canal no YouTube e personalizá-lo, é hora de publicar seus vídeos. Veja o tutorial:

1.   Antes de tudo, cheque se sua conta está verificada. Para fazer a confirmação da sua conta, vá em youtube.com/verify. Você precisará informar um número de telefone para concluir o processo. Depois, o YouTube enviará um código de verificação por chamada de voz ou SMS.

2.   Pronto! Agora sim, conta verificada, hora de publicar seu primeiro vídeo em seu canal no YouTube. Olhando na parte superior da tela do YouTube, você verá um ícone com forma de câmara junto de um + no centro. Clique lá e terá a opção “enviar vídeo”.

3.   Agora, na nova tela, é hora de fazer o upload do seu vídeo. Escolha o que você deseja, seja selecionando o arquivo ou arrastando-o para a tela e aguarde. Enquanto o vídeo está sendo processado, você pode editar algumas informações.

4.   Coloque título, descrição, marcações e adicione uma playlist, caso tenha uma. Depois do vídeo ser carregado você também pode escolher uma miniatura. Ela é a parte mais importante, uma vez que vai ser como a capa de um livro para o seu vídeo circular na internet.

5.   Defina restrição de idade, cards interativos, visibilidade (público, não listado e privado), e ainda opções mais avançadas, como política de comentários, idioma do vídeo, licença e propriedade de direitos, etc.

5 maneiras de impulsionar o seu canal e vídeos no YouTube

Após os tutoriais e o entendimento sobre ter um canal no YouTube, preparamos algumas dicas para impulsionar seu canal e vídeos na plataforma. Confira:

●    Use tags e cards – essas ferramentas facilitam as buscas de vídeos e impulsionam mais o seu conteúdo.

●    Crie um conteúdo relevante – inove, procure o que chama atenção das pessoas e adapte ao seu conteúdo. O seu foco é o que o espectador quer ver e compartilhar com os outros.

●    Crie uma Thumbnail atrativa – é justamente a miniatura que falamos anteriormente. Ou seja, uma pequena imagem que aparece no vídeo para quem está escolhendo o que assistir. Escolha uma que chame a atenção e se destaque.

●    Otimize sua descrição – o texto da descrição do vídeo deve começar com a URL do blog ou site, para poder gerar tráfego para sua página, caso seja seu objetivo. Depois, coloque um texto descritivo que exponha seus valores e seus diferenciais, o que te representa.

●    Otimize seu título – um título é tão importante quanto a descrição ou a miniatura. Escreva algo atrativo e persuasivo, que representa o conteúdo de maneira clara. Além disso, busque utilizar técnicas de SEO, como as palavras-chave.

Método Sirius

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público-alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento certo e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online. Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Agora você já sabe como criar um canal no YouTube e como crescer nessa plataforma!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.