fbpx

Veja como criar uma estratégia para seus vídeos no YouTube

Nos últimos 2 anos, o YouTube ganhou 35 milhões de novos usuários. Só no Brasil, são cerca de 98 milhões de pessoas conectadas. O crescimento da plataforma é nítido, por isso é importante que as empresas e pessoas invistam em conteúdo para YouTube.

Porém, não adianta criar um canal e não se importar com o conteúdo, frequência, qualidade, engajamento dos seus vídeos, entre outros pontos. Alguns fatores são importantes e cruciais para que seu canal atinja os resultados que você espera, alcançando o público e se tornando uma referência.

Neste artigo, vamos falar sobre a necessidade de criar um planejamento estratégico para seus vídeos no YouTube. Mostraremos a importância e quais são as principais estratégias. Confira.

Conteúdo para YouTube. | Foto: Freepik.

Quais são os tipos de conteúdo em vídeos existentes?

Existem diferentes tipos de vídeos que você pode investir no seu conteúdo para YouTube. Separamos os principais formatos para te apresentar.

Vlogs

O termo vlog é formado a partir da junção das palavras inglesas “vídeo” e “blog”. Ele é um conteúdo em vídeo que retrata o dia a dia e as experiências pessoais a respeito dos mais diversos assuntos.

Esse formato é muito usado por youtubers e pode ser focado em um conteúdo para YouTube com assuntos mais específicos, como uma viagem, por exemplo.

Tutoriais

Os tutoriais são muito comuns no YouTube e podem ensinar desde coisas simples até as mais completas. Trocar resistência do chuveiro, fazer um almoço prático ou um slime colorido são alguns dos exemplos de vídeos com tutoriais que você pode encontrar no YouTube.

Depoimentos

Os depoimentos trazem informações pessoais e costumam ter um cenário fixo e uma edição mais simples, que são as principais diferenças desse formato para os vlogs. Geralmente, os vlogs têm mais imagens externas e de cobertura do que os vídeos de depoimentos.

Esse tipo de conteúdo para YouTube costuma ser o mais viralizado nas redes. Como falam de temas pessoais, as pessoas se identificam com esse tipo de vídeo e sentem a necessidade de compartilhá-lo.

Mesmo envolvendo experiências pessoais, uma pesquisa é importante para garantir que você abordará temas que sejam relevantes para o seu público. É aqui que entra a importância de saber criar uma estratégia de conteúdo para YouTube.

Quais as vantagens do planejamento estratégico para o seu canal no YouTube?

O planejamento estratégico de conteúdos para vídeos no canal do YouTube é feito em cima da jornada de compra do cliente. Esse conceito, bastante conhecido no Marketing Digital, é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.

Tratando-se do YouTube, essa ideia é importante para saber e entender o que o consumidor está buscando ao acessar a plataforma. Sabendo o que falta à pessoa, seja o motivo de sua dor, dúvida ou problema, você tem a resposta do melhor conteúdo para o YouTube, segundo maior mecanismo de buscas do mundo, direcionado a ela.

Nesse sentido, o planejamento de conteúdo ajuda, ainda, a não cair na armadilha de dar muita atenção à audiência e esquecer do assunto e da forma do conteúdo que será abordado no seu canal no YouTube. Títulos sensacionalistas, capas apelativas e outras atitudes são comuns na plataforma com usuários que só se interessam por números e querem ver seus inscritos crescerem.

O planejamento estratégico incentiva o dono do canal a focar no YouTube no que realmente importa e pode gerar bons resultados: a qualidade do conteúdo. Investindo em transmitir para os usuários um conteúdo de qualidade, consequentemente, os números de inscritos e visualizações no seu canal aumentarão.

Assim, volte seus esforços à produção de conteúdos para vídeos no YouTube, orientada por um planejamento estratégico, que tenha autoridade e transmita segurança a quem for assisti-lo.

Dessa maneira, resumindo o que foi dito, as vantagens do criar estratégias para YouTube são:

●       Conhecer o consumidor;

●       Focar e garantir a qualidade do seu conteúdo;

●       Ser reconhecido como autoridade no assunto;

●       Crescer em números.

Como criar estratégias para os seus vídeos?

A produção de conteúdo para YouTube exige dedicação e conhecimento. Alguns pontos são essenciais dentro da estratégia de vídeo para garantir o sucesso do seu canal e do seu conteúdo. Confira 3 dicas importantes.

Dicas estratégicas de conteúdo para YouTube. | Foto: Freepik.

Garanta autenticidade

Como mencionamos anteriormente, os vídeos de conteúdo para YouTube podem apresentar diferentes formatos. Independentemente do tipo que você escolher, você deve garantir um conteúdo de qualidade e verdadeiro para o seu usuário.

Nesse sentido, investir em um conteúdo que agregue conhecimento e ajude o usuário a solucionar um problema, caso ele tenha, devem ser suas principais intenções. Lembre-se de que seu conteúdo é para o público, então satisfazê-lo é o seu principal objetivo.

Além disso, uma pesquisa é importante para que seu canal seja um fonte confiável para quem assiste. A autenticidade do seu conteúdo para YouTube é uma estratégia fundamental para produção e crescimento do seu canal.

Divulgação

Sabe aquele ditado “A propaganda é a alma do negócio”? Então, a divulgação faz parte do marketing do seu vídeo e é responsável pelo crescimento dele. Trabalhar na divulgação é um ponto-chave para que as pessoas conheçam seu conteúdo para YouTube e se identifiquem com o seu canal.

Como entendemos a importância da divulgação do seu conteúdo para YouTube, separamos 15 etapas fundamentais para uma estratégia bem-sucedida na plataforma. Veja a seguir.

●     Investir em SEO – Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca;

●       Divulgue os vídeos em um site ou blog;

●       Divulgue nas redes sociais o seu conteúdo para YouTube;

●       Divulgue por e-mail;

●       Faça parcerias;

●       Use CTAs nos vídeos;

●       Interaja em fóruns;

●       Procure por comunidades relacionadas ao assunto do seu vídeo;

●       Invista em mídia paga;

●       Crie ótimos títulos;

●       Crie miniaturas claras e atraentes;

●       Tenha um perfil completo na plataforma;

●       Tenha uma frequência de publicação;

●       Responda os comentários dos seus vídeos;

●       Crie playlists.

Engajamento

O engajamento é um índice estratégico muito importante para que o alcance de seus vídeos no YouTube cresça. Para aumentar o engajamento do seu conteúdo para YouTube e, consequentemente, do seu canal, você deve levar em consideração alguns pontos:

●       Título chamativo, atraente e honesto;

●       Boa miniatura – tamanho adequado, boa resolução, criativa;

●       Boa descrição do vídeo, contendo palavras-chave;

●       Ser direto nos vídeos;

●       Utilizar o SEO nos vídeos;

●       Qualidade do conteúdo para YouTube;

●       Usar a linguagem do seu público;

●       Ser consistente e frequente nas postagens;

●       Trabalhar na divulgação dos vídeos;

●       Estimular a interação com o público.

Essas e outras dicas de estratégias para seus conteúdos no YouTube são apresentadas e detalhadas no Método Sirius. Esse projeto foi desenvolvido pela Ser Notável com o objetivo de ajudar as pessoas a crescerem de forma eficiente nas redes sociais. O método disponibiliza lives e materiais exclusivos, além de oferecer um acompanhamento para que você atinja os resultados que espera na plataforma. Além do conteúdo para YouTube, o Método Sirius também aborda as outras redes sociais. Conheça mais sobre esse projeto.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.