fbpx

Redes Sociais: confira 3 ideias para empreender

O empreendedorismo é um assunto que está muito em alta hoje em dia. Todos os dias, aparecem tópicos sobre ideias para empreender e como começar o seu próprio negócio e cada vez mais pessoas ponderam sobre abrir seu próprio negócio.

Muitas vezes, um período de crise é visto apenas como uma fase ruim, mas é possível transformar essa crise em um momento de oportunidades, aproveitar para tirar todas as ideias e planos do papel e finalmente empreender. Começar um negócio MEI, nesses tempos difíceis, pode ser uma ótima chance para conseguir iniciar sua carreira de microempreendedor, da melhor forma.

Quando você se mantém no caminho certo desde o começo, suas chances de sucesso dentro do mercado serão maiores. Porém, não é só ter apenas uma boa ideia, pois é necessário ter um bom planejamento, conhecimento de gestão e também força de vontade para superar todos os desafios que podem aparecer.

Veja, aqui, tudo sobre empreender, o que é empreender, por onde começar, como empreender em um negócio digital e ideias para empreender!

Ideias para empreender. | Foto: Unsplash.

O que é empreender?

Começando pelo básico, primeiro é necessário entender o que é empreender, para depois seguir para as ideias para empreender.

O ato de empreender é fazer uso do seu tempo e das melhores competências técnicas ou comportamentais (as chamadas soft skills) que você tiver, com autonomia o suficiente para criar valor, além de assumir todos os riscos e encarar futuros desafios.

Existem várias formas de empreender e esse processo pode ser feito por uma apenas uma pessoa ou por mais pessoas, que possuam o mesmo perfil. Ao dizer que existem competências necessárias para se fazer um negócio de forma efetiva, isso não significa que você precisa ter todas elas.

O conceito é sempre ter por perto pessoas, processos e tecnologias que sejam complementares a você, para que seja possível desenvolver o negócio de maneira eficiente. Para um bom empreendedor, ter a iniciativa de tudo é fundamental, assim como a curiosidade e predisposição para assumir todos os riscos.

Podemos compreender o empreendedorismo como uma arte, realizando grandes projetos apenas com a criatividade e motivação. Ele tem base na satisfação de realizar tantos projetos com sinergia e inovação, sejam eles pessoais ou organizacionais, enfrentando desafios, oportunidades e riscos.

É possível dizer que o empreendedorismo é um comportamento que funciona de forma proativa, diante de questões que necessitam de uma resolução. Ele representa o despertar de uma pessoa para que ela aproveite, em tempo integral, todas as potencialidades racionais e intuitivas que possui.

Qual o lugar certo para começar a empreender?

Quando se tem ideias para empreender, é normal se questionar qual é o melhor lugar e o melhor nicho para começar o seu próprio negócio, de modo que possa ser satisfatório para você e que também garanta lucro.

Na hora de escolher o mercado que você vai adentrar, é importante que ele seja algo que você esteja realmente disposto a fazer. Pesquise antes sobre a situação desta área em sua região, porque, às vezes, o negócio que você tem em mente não é algo procurado na sua região.

Muitos empreendedores começam seus negócios dentro de suas próprias casas, mas uma das ideias para empreender também é escolher “uma sede” para seu novo empreendimento. Cada opção deve refletir a situação financeira e o quanto cada um pode investir nesse segmento.

Como empreender um negócio digital?

O objetivo dessa nova forma de empreendimento, é que a maioria dos processos aconteça pela internet, por isso, é importante citar a tecnologia como um dos aspectos mais importantes do empreendedorismo digital. Seguir suas ideias para empreender é muito importante, portanto, conte com essas etapas no seu negócio digital:

1. Escolher um nicho para empreender

Focando em um nicho, você consegue facilitar a conquista de clientes, já que isso possibilita uma estratégia de marketing e campanhas bem direcionadas. Além disso, é uma boa escolha buscar um nicho no qual você já tenha uma certa experiência e contatos, porque isso pode facilitar o crescimento do seu negócio.

2. Pesquisar a demanda de potenciais clientes

É necessário pensar em qual problema ou desejo dos seus clientes você é capaz de resolver, ao pensar em um negócio. Quando achar um, deve analisar se há uma demanda a ser suprida com a solução que você pode oferecer.

3. Desenhar um modelo de negócios

Essa etapa serve para que você escolha o modelo de negócios que você quer seguir, podendo ser e-commerce, marketplace ou SaaS. Quando analisa essa fase, você deve pensar, também, na decisão de coisas como os seus preços e o público alvo a ser atingido.

4. Elaborar uma estratégia de marketing digital

Esse é um elemento fundamental dentro do empreendedorismo digital. O marketing deve ser definido com cuidado e deve ser considerado como uma das ideias para empreender. Definir sua estratégia nessa área e quais serão os os canais de aquisição, é algo crucial.

3 ideias para empreender na web

Veja, aqui, algumas ideias para empreender na web!

Educação

Caso você tenha um conhecimento que considere interessante compartilhar, é possível dar aulas (particulares ou não). Você pode usar softwares como o Skype, ou apostar nas redes sociais, como Instagram ou YouTube. Aliás, muitos começam a empreender no YouTube.

E-commerce de produção própria

Uma das formas mais conhecidas e possíveis de empreendimentos digitais são as lojinhas on-line. Muitas pessoas apostam nos seus dons, seja fazendo artesanato, roupas e até comidas. Essa participação das ideias para empreender, pode ser feita por marketplaces ou redes sociais.

Revenda em marketplaces

Citado acima, uma das ideias para empreender é apostar na revenda de produtos, ao invés de produtos feitos por você. É possível fazer algo assim criando um estoque e investindo em uma loja on-line, ou ter uma página própria em sites de marketplace, como o Submarino e Magazine Luiza. Muitas pessoas têm ideias para empreender no meio digital, mas não sabem como atingir o resultado esperado. Para isso, foi criado o Método Sirius, criado por Bruno Ávila, que pode te ajudar a criar conteúdos que podem gerar resultados rápidos, além de postar os conteúdos certos nas horas certas e ganhar uma maior visibilidade e reconhecimento. Quer saber mais? Acesse o site e se cadastre na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.