fbpx

Como usar o Discord? Conheça as vantagens da ferramenta

O Discord é um sistema disponível em diversas plataformas, sendo uma opção para quem procura conversas on-line, assim, possui muitas ferramentas, vantagens, desvantagens e público definido. No entanto, o software é utilizado mais pelos jovens, portanto, muitas pessoas não têm conhecimento sobre essa ferramenta para conversação. Por isso, entenda melhor o que é essa alternativa de comunicação e saiba como usar o Discord no seu dia a dia, ou até mesmo na empresa.

O Discord é uma ferramenta para quem busca interação online com amigos e outros usuários. Saiba mais sobre como usar o Discord no celular. | Foto: Pixabay.

O que é o Discord?

O Discord é uma alternativa para quem busca interação na Internet, seja por voz, texto ou vídeo. Desse modo, possui ferramentas interessantes e, atualmente, é muito utilizado para gravações de podcast ou bate-papo entre os jogadores de games on-line. Assim, apresenta algumas características que lembram o antigo Mirc, por exemplo, a capacidade de organizar canais ou subcanais por “hashtags”, como também a adição de bots que desenvolvem tarefas automatizadas entre as conversas.

Por outro lado, a vantagem é que o Discord pode ser baixado gratuitamente, podendo ser utilizado por completo sem pagamentos, ainda que existam algumas ferramentas e sejam opcionais. Nesse sentido, o sistema está disponível Android, IOS, Mac e Windows.

Além disso, o Discord é focado em texto e chat de voz, porém existem funções que não são comuns em outros aplicativos, como criação de canais, servidores, emojis personalizados, chat de voz em grupo, chamada de vídeo individual ou com maior número de pessoas, jogos e instalação de bots. Por isso, grande parte funciona apenas dentro do Discord ou com ferramentas próprias, como também determinadas aplicações funcionam com a instalação de bot externo.

Onde o discord está disponível?

O Discord está disponível em diversas plataformas, por exemplo, processadores, Apple Store e Google Play, portanto, não é difícil encontrar o aplicativo, assim como a instalação é bem simples. Nesse sentido, outra boa notícia é para quem tem dúvida sobre como usar o Discord no celular, pois a funcionalidade é fácil e prática.

Desse modo, existem duas maneiras para baixar o Discord no celular: Se o seu aparelho é um iPhone, basta entrar na Apple Store e procurar pelo aplicativo para fazer download. Por outro lado, se o seu smartphone é um Android, você deve ir na Play Store para encontrar a ferramenta e instalá-la no seu celular. Após baixar, é só abrir o sistema, clicar em “Registre-se” e realizar o cadastro utilizando o seu telefone ou e-mail.

Nesse sentido, na hora do cadastro é importante pensar em um nome de usuário e uma senha, em seguida, clique em “próximo” e digite a sua data de nascimento. Por fim, clique em “criar uma conta”. Assim, você vai ser direcionado para uma janela em que é possível desenvolver o seu próprio servidor, entrar em algum já criado ou se receber um convite, ir para o servidor de um amigo. Desse modo, após a realização de todas essas etapas, o Discord está pronto para uso.

Principais ferramentas do Discord

Conheça, a seguir, as principais ferramentas do Discord:

Servidor

Após criar uma conta no Discord, o aplicativo permitirá que você crie um servidor. Nesse sentido, o espaço funciona como um local de trabalho de sua equipe, assim, todos podem se comunicar por voz ou texto. O processo de criação é simples, basta ir em “criar um servidor”, depois escolher um nome e finalizar. Depois dessas etapas, existem uma série de recursos e funcionalidades que podem ser executados no Discord.

Com o servidor criado, é necessário convidar os amigos ou colegas de trabalho para o espaço, permitindo que todos possam se comunicar e trocar informações sobre as tarefas que estão sendo realizadas. Esse processo é simples, portanto, ao clicar no botão “convidar pessoas”, um link será gerado para que você consiga compartilhar o acesso com todos que desejam fazer parte do seu servidor.

Nesse sentido, é comum o link expirar após um dia. No entanto, o Discord permite sinalizar a opção para que não expire, como também oferece alternativa para configurar uma data limite ou o número de pessoas que podem utilizar o espaço. Além disso, é possível realizar um convite temporário, assim, as pessoas são expulsas do servidor quando se desconectarem. Por outro lado, podem ser atribuídos cargos a eles, evitando que sejam excluídos do sistema ao saírem.

Se você não é o responsável pelo desenvolvimento de um servidor e gostaria apenas de fazer parte de uma comunidade, basta acessar o Discord pelo link que o administrador compartilhar. Desse modo, com a permissão para acesso, é necessário seguir algumas etapas para a criação da conta, por exemplo, indicar nome de usuário ou e-mail, como também criar uma senha.

Além disso, se você tiver acesso e quiser somente encontrar outro servidor, basta utilizar no lado esquerdo da página o ícone da lupa e, ao clicar, será disponibilizada a opção de criar um novo servidor ou acessar outro através do link de convite.

Categorias e canais

O Discord permite a criação de categorias e canais, ou seja, o primeiro pode ser utilizado como unidades de negócio ou áreas da empresa, enquanto os canais funcionam como uma maneira de manter locais organizados para todas as questões relacionadas a determinado assunto, projeto ou equipe. Em outras palavras, a criação dos canais permite que cada grupo se comunique separadamente dentro do Discord.

Se sua empresa possui o departamento de marketing, por exemplo, podem ser criados os canais de conteúdo, planejamento e design. Nesse sentido, para criar canais, utilize o sinal de adição (+), no lado das opções de canais de voz e texto, assim, é possível configurar alguns detalhes, como descrição do tópico, ativar modo lento (usuários devem aguardar um tempo para enviar mensagem), criar convites e definir permissões (quem pode enviar arquivos, links e mensagens).

Por outro lado, se você quer criar uma categoria, basta clicar na seta para baixo, próxima ao nome do servidor na parte esquerda superior e depois é necessário escolher o nome da categoria e finalizar o processo.

Bots

Os bots do Discord são ferramentas automatizadas que podem ser responsáveis pela elaboração de conteúdos para os canais, como também interagir com os usuários. Desse modo, tocam música automaticamente, gravam conversas e promovem partidas de jogos simples no servidor.

A grande maioria desses sistemas são gratuitos, mas todos são oferecidos por desenvolvedores terceiros, portanto, o recomendado é sempre pesquisar antes de usar, assim, facilita a compreensão e escolha do melhor bot para seu grupo, ou seja, o que pode oferecer o resultado ideal.

Após entender como usar o Discord, está na hora de explorar essa ferramenta e verificar todos os recursos disponíveis que podem ajudar nas suas tarefas escolares ou nas suas atividades profissionais, pois o aplicativo é prático e ajuda em diversas situações.

Para saber como usar Discord no PC ou celular, existem passo a passo no próprio site da empresa. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a como usar o Discord e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.