fbpx

Vender no YouTube: como fazer?

Nos últimos anos, as vendas online aumentaram consideravelmente e vender no YouTube se tornou uma opção para muitos. Isso porque é possível, por meio dos vídeos, apresentar o produto, falar sobre suas características, qualidades, entre outros pontos.

Além disso, o YouTube conta com uma plataforma de Ads, o que facilita na divulgação de produtos e serviços, além de facilitar na criação de campanhas de marketing digital. Mas você sabe como vender no YouTube?

A princípio pode parecer complicado, uma vez que muitos temem que seus vídeos fiquem monótonos ou pouco atrativos. Porém, com boas estratégias, é possível tornar o YouTube um dos melhores canais de venda.

Saiba tudo sobre vender no YouTube, como vender no YouTube e como ganhar dinheiro no YouTube. | Foto: Unsplash/Christian Wiediger.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos quais são as vantagens de vender no YouTube, se vale a pena e, principalmente, como vender no YouTube. Acompanhe!

Vale a pena vender no YouTube?

Antes de saber como vender no YouTube e quais são as vantagens dessa plataforma, é preciso saber se vale a pena investir nesse meio. Para alguns, vender no YouTube só vale a pena se você estiver investindo em Ads, ou seja, naqueles vídeos que surgem durante os vídeos hospedados na plataforma. Isso, no entanto, não é verdade, pois os Ads são apenas um aliado daqueles que desejam vender seus produtos na internet.

É preciso compreender, contudo, que o YouTube não é uma plataforma de vendas propriamente dita, mas é uma ferramenta que pode ser utilizada para suas vendas. A plataforma é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Por isso, o YouTube é perfeito para aqueles que desejam dar visibilidade aos seus produtos, apresentando-os e incentivando seu consumo. Por meio dos vídeos, é possível criar um laço com seu público, conversando com ele e mostrando o que deseja.

O objetivo de um vendedor ao utilizar o YouTube é dar visibilidade aos seus produtos e serviços. O conteúdo para a plataforma deve ser pensado como parte de sua campanha de marketing digital. Por isso, vale a pena investir na plataforma e vender no YouTube, mas é preciso ter domínio do seu produto e conhecer muito bem seu público-alvo. Além disso, o vendedor não deve apostar apenas na plataforma, mas também em campanhas no Google e nas redes sociais.

Vantagens de vender no YouTube

Como foi dito, vender no YouTube vale a pena, mas apenas se você é um vendedor experiente, que possui campanhas em outros meios, conhece seu público-alvo e busca por visibilidade. Além disso, aqueles que investem na plataforma de vídeos conseguem algumas vantagens frente aqueles que não utilizam o YouTube para divulgar seus produtos. As principais vantagens são:

Destaque no Google

O YouTube é a segunda maior plataforma de buscas do mundo, ficando atrás do Google, o maior buscador da internet. As plataformas, contudo, trabalham juntas e o Google vincula as suas pesquisas aos resultados do YouTube.

Vendedores que apostam em vídeos da plataforma como parte de suas estratégias de marketing digital tendem a aparecer no buscador, principalmente se utilizam técnicas de SEO em seus vídeos e se estão entre os mais populares do YouTube sobre o tema pesquisado.

Aqueles que aparecem no buscador com vídeos se destacam mais, uma vez que o próprio Google apresenta primeiro os vídeos relacionados ao tema e, em seguida, as páginas e anúncios relacionados à palavra-chave.

À frente dos grandes players de e-commerce

Os grandes players do e-commerce são aquelas grandes marcas que apostam no comércio online para vender. Ou seja, são as grandes marcas como Amazon, Mercado Livre, entre outras, além daqueles vendedores que se limitam a anunciar seus produtos nessas lojas virtuais gigantes.

Vendedores que apostam em vídeos no YouTube tendem a sair na frente dessas grandes lojas quando a questão é marketing digital. Isso porque essas marcas não utilizam o YouTube como plataforma de divulgação e, quando usam, vinculam seu nome apenas nos Ads da plataforma.

Na maioria das vezes, elas veiculam suas propagandas a meios como a televisão, que perde público a cada ano que passa para o YouTube. Sendo assim, ao criar domínio na plataforma de vídeos, um vendedor tem uma chance maior de ser reconhecido e de vender dentro de seu nicho do que os grandes e-commerces.

Visibilidade

A visibilidade com certeza está entre as vantagens de vender no YouTube. Como já foi apresentado, o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Com isso, a plataforma já permite uma visibilidade maior ao conteúdo criado, uma vez que muitas pessoas buscam todos os dias por informações e conteúdos no YouTube e a chance de seu vídeo surgir nas buscas é maior.

Mas a grande questão está na produção de vídeos. Os vídeos são conteúdos acessíveis a todos os públicos. Isso porque até mesmo uma pessoa que não sabe ler pode ter acesso ao conteúdo sobre seu produto.

Além disso, há a opção de colocar legenda ou intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva. Outro ponto é a facilidade de compreender o produto. Pois é muito mais fácil entender do que se trata uma coisa com alguém falando, do que ler sobre aquilo e depender de algumas imagens.

Muitas pessoas buscam a orientação de vídeos do YouTube para solucionar problemas, conhecer novos produtos e aprender a mexer com eles. Por exemplo, se alguém deseja comprar um computador X, mas não sabe o que ele faz, quais são suas vantagens e como ele funciona, a tendência é buscar um vídeo sobre o produto, onde a pessoa poderá ver ele em funcionamento e obter as informações necessárias.

Como vender no YouTube?

Agora que já sabe se vale a pena vender no YouTube e quais são as vantagens de criar conteúdo para a plataforma, está na hora de compreender como vender no YouTube. À primeira vista, criar um conteúdo de vendas para a plataforma de vídeos pode parecer complicado e arriscado, mas seguindo algumas instruções, o trabalho pode fluir muito melhor do que o esperado. A seguir, confira um pequeno guia de como vender no YouTube e se destacar na plataforma.

Público-alvo

Antes de criar seu conteúdo é preciso conhecer seu público-alvo. Se pressupõem que a pessoa que decidiu vender no YouTube já tenha um produto definido e que já conheça aqueles que estão interessados em comprar. Contudo, é preciso pensar ainda mais nessas pessoas e em quem elas são, isso porque você criará um conteúdo que deve ser atraente para elas. Então, pense em quem são as pessoas que formam seu público-alvo, isso irá ditar o linguajar do vídeo.

Em seguida, pense no que elas buscaram sobre o produto no YouTube. Se elas querem saber de suas vantagens, seu funcionamento ou querem apenas uma apresentação. Crie conteúdos voltados para seus interesses.

Saiba tudo sobre seu público-alvo, desde a idade até seus hobbies, pois isso ajudará na criação de conteúdos estratégicos, interessantes e assertivos.

Palavras-chave

Com uma ferramenta de marketing digital, busque as palavras-chave mais usadas sobre aquilo que está tratando. Por exemplo, um vendedor está oferecendo um triturador de alimentos e descobriu que a palavra-chave mais utilizada é “‘triturador de alimentos potentes”, por isso, ele investirá em um conteúdo que utilize tal termo. Ele irá adicionar essa palavra-chave no título de seu conteúdo, na capa do vídeo, na descrição e nas tags.

Vídeos e temas

Em seguida, ao descobrir quem é seu público-alvo e as principais palavras-chave sobre o seu produto, você irá criar os conteúdos baseados nesses temas. Por exemplo, no caso do triturador de alimentos, as palavras-chave foram: triturador de alimentos potentes e triturador alimentos vantagens. Por isso, o vendedor fará um vídeo falando sobre a potência de seu produto e outro falando sobre as vantagens de seu produto e as vantagens de se obter tal.

É preciso ter em mente, entretanto, que os vídeos devem ser relevantes, ou seja, tratarem de assuntos importantes e atrativos.

Produção

Grave um bom vídeo, que seja informativo e atrativo para seu público-alvo. Para isso, crie um roteiro para sua produção, use um bom editor de vídeos e capriche na edição. Se possível, utilize ferramentas de animação, faça imagens do seu produto de perto com uma câmera à parte e tenha um ambiente bem iluminado e silencioso. É preciso que o vídeo não pareça amador, que tenha qualidade técnica.

Descrições e tags

É preciso criar uma boa descrição para seu vídeo, onde é preciso explicar o que será apresentado, o objetivo daquele conteúdo e outros detalhes que irão enriquecer o conhecimento do seu público. Além disso, não se esqueça de dar um bom título para o vídeo, pois é ele que irá chamar as pessoas para assistirem.

As tags também são fundamentais para o seu vídeo, pois elas ajudam o seu conteúdo a ser encontrado na plataforma. Não se esqueça de usar as palavras-chave que pesquisou no título, na descrição e nas tags.

Blog

É imprescindível que seus vídeos para vender no YouTube sejam um conteúdo complementar para aqueles que você já criou em seu blog na sua página de vendas. Isso porque eles devem se casar e trabalhar juntos, com as pessoas que desejam se aprofundar no tema buscando por seu conteúdo no YouTube ou indo ler o que está escrito em seu blog.

Por isso, na descrição de seu vídeo, coloque o link de seu blog e invista em um bom CTA (Call To Action), incentivando seu público a buscar por mais detalhes lá. Os conteúdos devem complementar e incentivar as pessoas a comprarem e consumirem seus produtos e serviços.

Agora que você já sabe como vender no YouTube, está na hora de produzir conteúdo e vender seus produtos no segundo maior buscador do mundo.

Mas, se você ainda está em dúvidas de como produzir conteúdos ou está com problemas para se destacar em outras redes sociais, nós temos a solução! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, te mostra como criar conteúdos assertivos de acordo com seu público-alvo e plataformas, lhe mostra como determinar os melhores horários de publicação e como se tornar referência em sua área. O método é idealizado para aqueles que desejam se tornar verdadeiros empreendedores digitais, vender no YouTube ou em qualquer outra rede. Gostou? Então confira tudo sobre o Método Sirius!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.