“Em alguns anos vão existir apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios”. Essa frase é de Bill Gates, fundador da Microsoft e considerado um dos maiores empreendedores conhecidos dos últimos tempos. De acordo com uma pesquisa do Google de 2018, mais de 51% dos usuários de smartphones descobriram novos negócios ou produtos com presença digital enquanto faziam buscas na plataforma.
Isso se deve, em grande parte, ao Marketing Digital dessas empresas. Por meio dele é possível obter um melhor posicionamento on-line. O processo funciona basicamente com uso de ferramentas otimizadas para determinados objetivos. Ryan Jones, quem escreveu um best-seller e outros livros sobre o assunto, diz que o Marketing Digital pode ser considerado uma evolução do tradicional, apropriando-se de tecnologias digitais como Internet, softwares, plataformas, dispositivos e devices.
O que é Marketing Digital?
É uma atividade que tem como objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes. Para isso, é feito um estudo em relação ao público-alvo. Com essa definição de público, alguns gostos e costumes são mapeados para que seja entregue um conteúdo, produto ou serviço de acordo com o nicho selecionado. Quanto melhor for a estratégia de Marketing Digital, mais chances o seu negócio terá de ser divulgado, visto de forma ampla e das vendas serem realmente efetivadas.
Como trabalhar com Marketing Digital
O Marketing Digital pode ser exercido em diferentes plataformas como redes sociais (Instagram e YouTube), sites institucionais e blogs, por exemplo. Além disso, o Marketing de Conteúdo é amplamente utilizado. A criação de textos e materiais audiovisuais existe com a intenção de entregar algum valor para o cliente para que, assim, ele enxergue o potencial da sua marca e as soluções que ela oferece.
Tanto para a venda de conteúdos, quanto de produtos ou serviços, somente boas estratégias não são suficientes. É fundamental entender que a presença e o posicionamento digital do indivíduo são peças-chave para que o seu negócio obtenha sucesso. Isso quer dizer que você deve investir em estudos que possam auxiliar nessa construção de imagem em ambiente digital.
Você precisa ter seguidores que acompanham e valorizam o seu trabalho, ou seja, que promovam engajamento para a sua página. O jeito mais seguro de conseguir isso, compartilhar seu conhecimento com o mundo e ter o reconhecimento que você merece é encarando sua presença digital como um negócio. Com o Método Sirius, desenvolvido pela “Ser Notável”, você poderá desenvolver essa questão com as instruções adequadas.
Presença digital x negócio on-line
Visto que a maioria das pessoas não tem tempo para prestar atenção em você, é interessante mostrar, sem muita complicação, de uma maneira simples e objetiva, como o seu produto ou serviço pode ajudar a vida delas. Aos poucos, você conseguirá a autoridade e credibilidade que deseja.
Com a mentoria adequada, você aprenderá a postar o conteúdo certo, no momento certo e na frequência adequada. Afinal, não basta somente alimentar as suas plataformas digitais, é preciso entender como e por que fazer isso.