fbpx

Aprenda a desenvolver autoconhecimento e colha os frutos disso

Cada ser humano possui as suas características, habilidades e conhecimentos, logo, alguns são mais reservados e outros mais comunicativos, uns têm mais facilidade com determinada função, enquanto outros têm mais dificuldades e assim por diante. Por isso, é comum surgir a seguinte dúvida: como descobrir o que eu gosto de fazer? Nesse sentido, saiba que essa questão é pessoal, portanto, ninguém pode realizar esse caminho no seu lugar, mas existem algumas dicas que podem te ajudar nessas questões.

Autoconhecer-se é um caminho pessoal, mas pode ser facilitado com a aplicação de algumas técnicas. | Foto: Pixabay.

Como descobrir o que gosto de fazer?

Aprenda a desenvolver autoconhecimento e colha os frutos disso, para isso siga essas dicas:

Olhe para si mesmo

Se a questão é “como descobrir o que gosto de fazer?”, então a melhor direção é começar a olhar para si mesmo com mais atenção, na tentativa de tentar se conhecer melhor. Portanto, comece a se observar com maior frequência, identifique as suas sensações em cada atividade que você realize no seu cotidiano, por exemplo, tarefas domésticas, obrigações no trabalho, entre outras. Essa autoconsciência é essencial para você entender as suas aptidões, gostos, habilidades e, assim, chegar ao que procura.

Imagine a sua vida ideal

Esse exercício de observação é fundamental e permite que os pensamentos e a mente fluam, trazendo esclarecimentos interessantes sobre você. Desse modo, para conseguir colocar as suas ações em prática, é importante ir para algum local tranquilo, deitar-se ou sentar-se e refletir sobre o que seria uma vida ideal para você. Por outro lado, é fundamental que esse pensamento seja algo dentro da realidade. Ao conseguir seguir essa linha de raciocínio, significa que já está no caminho certo.

Faça lista dos seus interesses e habilidades

Atualmente, com tablets, computadores e celulares, é muito difícil utilizarmos papel e caneta para registro de nossas ideias, porém esse exercício é extremamente poderoso, porque quando anotamos cada palavra, elas fixam com maior facilidade em nossas mentes, ajudando na memorização e em futuras consultas. Por isso, busque por algum bloco de notas e comece a listar todos os seus interesses e habilidades, pois esses dados ajudarão na sua busca.

Questionar é importante

Imagine o seguinte cenário: quando quer obter informações de alguma pessoa, você pergunta diretamente a ela, correto? Nesse sentido, se você quer descobrir algo relacionado a você, então o melhor caminho é se questionar para conseguir ter acesso às respostas ocultas em seu interior.

Desse modo, alguns questionamentos são interessantes, como: quais os assuntos que me despertam curiosidade? Quais atividades eu faria sem me preocupar com dinheiro? O que eu faria por horas sem descansar? Essas são algumas questões que podem te ajudar no desenvolvimento de reflexões para conseguir se conhecer melhor e entender o seu propósito.

Experimente coisas novas

É fundamental considerar que talvez você não saiba o que goste, pois nunca experimentou algo novo, assim, é essencial permitir-se ter novas experiências na sua vida. No trabalho, por exemplo, esteja disponível para realizar funções diferentes, observe e troque experiências com profissionais de outros setores. Essa estratégia também vale para outras atividades, como esportes, trabalhos voluntários, entre outros. A busca por conhecimento é importante para conseguir alcançar o seu objetivo.

Saiba como você quer ser lembrado no futuro

Quando o objetivo é saber como descobrir o que você realmente gosta de fazer, a maneira como você quer ser lembrado no futuro, também, deve ser algo a ser pensado. No entanto, o seu legado não precisa, necessariamente, ser reconhecido pelo país inteiro, o ideal é conseguir fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor, portanto, reflita com paciência e lembre-se que o importante é ser guiado pela sua essência e não por imposições externas.

Revisite lembranças da infância

Por fim, é interessante pensar na sua infância, pois essa reflexão ajuda a entender as nossas personalidades. Por isso, descubra se você gostava de desenhar ou escrever histórias, quais eram as suas atividades preferidas, experiências vividas, brincadeiras e como se sentia naquele tempo. Desse modo, é possível associar esses pensamentos do passado com os atuais e, assim, obter as respostas que tanto se busca.

Bons testes de autoconhecimento

Inspiira

O teste de personalidade Inspiira (MBTI) foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, na década de 1940. Inicialmente, inspirada na teoria de personalidade de Jung, essa ferramenta de avaliação é uma das mais populares e respeitadas no mercado, conseguindo separar as pessoas em 16 categorias de personalidades, fornecendo para cada pessoa um acrônimo, ou seja, uma sigla de quatro letras.

IPersonic

Esse premiado teste de personalidade foi desenvolvido pela psicóloga norte-americana Felicitas Heyne, conhecida por ser autora do Best-Seller “book-author”. Essa avaliação leva apenas cinco minutos para ser concluída e consegue te mostrar uma visão geral da sua carreira, personalidade e relacionamentos.

Big Five

Essa avaliação tem a sua origem com duas equipes de pesquisas independentes em 1970, quando descobriram que traços de personalidade podem ser divididos em cinco grandes dimensões, independente da cultura ou língua.

Nesse sentido, o mais interessante desse teste foi que, no seu desenvolvimento, os criadores não estavam buscando essas cinco dimensões, portanto, elas surgiram a partir da análise de dados. Desse modo, é a avaliação mais conceituada e aceita nos Estados Unidos, sendo utilizada até em artigos para a realização de pesquisas científicas.

4degreez

Saindo um pouco dos testes tradicionais, o 4degreez é uma avaliação mais específica, conseguindo determinar se você sofre de distúrbio de personalidade, porém nunca deve ser utilizada como uma ferramenta de diagnóstico. Nesse sentido, serve apenas para conscientizar que esse transtorno pode ser prejudicial para a sua vida.

Agora, sempre que você se perguntar: como descobrir o que eu gosto de fazer? Lembre-se que esse caminho é pessoal, mas com essas dicas é possível determinar uma direção para alcançar os seus objetivos. Além disso, esse autoconhecimento é fundamental para aumentar a confiança profissional, ajudar na busca por modelos de negócio que você possa ter facilidade e, consequentemente, alcançar o sucesso na sua carreira.

Como descobrir o que eu gosto de fazer teste exemplos: Inspiira, IPersonic, Big Five e 4degreez. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais informações sobre como descobrir o que eu gosto de fazer? Além de conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *