Fazer marketing digital não é tão simples quanto parece. A internet facilita muito na hora de divulgar e alcançar várias pessoas, pois é uma rede imensa que disponibiliza vários sites e redes sociais ao seu favor. Contudo, a grande diversidade que a internet oferece também pode ser um diferencial negativo, pois você realmente precisa se destacar, afinal, o que te diferencia de outras pessoas? Seu produto ou serviço precisa ser muito bom, você precisa saber como fazer arte de divulgação e seu marketing e publicidade precisam ser de qualidade. Uma estratégia fundamental para criar sua marca e chamar a atenção é criando uma arte para divulgação, que dará uma identidade visual única para seu perfil. Saiba mais a seguir!
O que é arte divulgação?
Como o próprio nome diz, é uma arte feita para divulgar algo, pode ser um produto, um serviço, um perfil, uma marca, uma empresa, etc. Se você é um influenciador nas redes sociais, criar uma identidade visual é importante, algo que seus seguidores pensam e associam a você, então é interessante montar uma arte para divulgação em redes sociais.
Contudo, aqui vamos focar mais no caso de criar uma identidade visual para uma empresa ou marca, então criar uma identidade visual é ainda mais importante nesse caso, pois você precisa se destacar em relação ao seus concorrentes, assim, a arte divulgação Instagram é uma ótima estratégia de marketing digital.
O que é identidade visual e como fazê-la?
A identidade visual é o cartão de visitas da sua empresa, a porta de entrada para seus clientes, então precisa chamar a atenção e ser agradável aos olhos, ainda mais quando sua empresa está interligada com as redes sociais.
A arte precisa ser chamativa, bonita e passar a mensagem da sua empresa. Resumidamente, para criar uma identidade visual, é necessário:
- Razer um briefing das suas ideias: para deixar tudo o mais claro possível;
- Recolher inspirações de outras empresas: para isso, você pode conferir o aplicativo Pinterest, que oferece imagens diversas, e você pode salvá-las e recorrer a elas para inspiração (isso não significa que você deve copiar de outro, seja original, leve o dos outros como uma ideia para algo que você quer fazer);
- Definir o estilo da marca: ela é mais chamativa ou minimalista? Cores quentes ou escuras? Qual a psicologia por trás de sua paleta de cores? É preciso decidir isso;
- Desenvolver um manual de identidade visual: ou seja, um documento que irá reunir todas as informações sobre as imagens da empresa.
Como fazer arte de divulgação?
Existem alguns aplicativos que podem te ajudar, mas já vamos avisando que se você perceber que não está levando jeito para montar o seu design e a técnica não estiver boa, sua arte não vai ficar tão interessante. Então, talvez seja melhor contratar algum profissional da área para te ajudar. Algumas ferramentas que você pode conferir para montar sua arte de divulgação são:
Canva
Essa plataforma é ótima para montar um design e identidade visual, você consegue montar textos e logos, além de conferir os modelos prontos que o site oferece. É um aplicativo simples e intuitivo, super tranquilo de mexer. Você pode criar pôster, infográfico, tabelas, cartazes de divulgação e muito mais. Ele é inicialmente gratuito, mas existem algumas imagens e modelos que para acessar é preciso assinar a plataforma, porém ele da forma grátis já é bem satisfatório.
Adobe Spark
O Spark é uma das ferramentas da Adobe, uma das principais empresas nesse ramo de artes visuais. Um de seus produtos mais famosos é o Photoshop, para tratar fotos. O foco do Adobe Spark é a criação de imagens para as redes sociais e panfletos para divulgação on-line, entre outras funcionalidades. Logo, ele pode ser indicado para fazer a sua arte divulgação Instagram.
Pixlr
Esse site oferece duas ferramentas: uma que contempla quem já sabe um pouco de edição, o Pixlr editor, mais completo e complexo; outra, para os iniciantes, Pixlr Express, que já disponibiliza templates e funcionalidades que te auxiliam a criar artes incríveis.
Crello
Esse é um serviço on-line que foca nas redes sociais. Tendo isso em mente, ele é limitante para outros usos. Contudo, ele permite a criação de imagens animadas, que chamam muita atenção e podem dar um toque especial em algumas postagens.
Dicas para fazer arte de divulgação
Agora que você tem essas ferramentas, é só criar arte para divulgação. O ideal é você criar uma arte para um logo e uma identidade visual fixa que será usada em imagens de divulgação. Quando você terminar de criar tudo isso, é só compartilhar nas redes ou no site da sua empresa. Muitos aplicativos dão a opção de baixar a imagem pronta em algum modelo, qualidade ou formato escolhido. Assim, você consegue definir a arte para encaixar em um post de Instagram, numa capa de YouTube, um corte padrão para ser compartilhado no WhatsApp ou Facebook, entre outros.
Algumas dicas na hora de criar sua arte divulgação:
- Seja objetivo no seu texto, nesse caso, menos é mais;
- Use imagens de alta qualidade, caso você queira inserir uma foto de fora, ou seja, não pode estar borrada, tremida, estourada e tem que ser de no mínimo 1200 x 700px para ilustrar sua arte;
- Crie variações da mesma arte, aproveite os aplicativos ao seu favor, use e abuse deles, faça vários modelos até chegar em um que te agrade. A partir da arte escolhida, use a mesma paleta de cores e fonte da letra dessa arte para criar outras para a empresa, assim todas as artes estarão relacionadas e isso fortalecerá a identidade visual da marca.
Criar uma identidade visual é extremamente importante para a imagem da sua empresa, então a arte para divulgação é essencial no seu marketing digital. Arrisque-se nesse tipo de design, confira qual dos aplicativos mais combina com você e sua empresa e torne sua marca melhor do que já é!