fbpx

Por que não comprar seguidores? 6 desvantagens de comprar seguidores nas redes sociais

Por que não comprar seguidores? A proposta parece tentadora. Imagine ganhar de 10 a 50 mil seguidores em poucos dias. Pensando assim, parece interessante e até a melhor solução para quem deseja empreender online. Talvez você mesmo ou algum conhecido já tenha pensado em comprar seguidores no Instagram, para dar uma alavancada na rede social e “ganhar credibilidade” por ter um número alto de pessoas seguindo. Contudo, essa situação não é tão simples como aparenta ser. Confira, a seguir, as desvantagens em comprar seguidores!

Por que não comprar seguidores? 6 desvantagens de comprar seguidores nas redes sociais
Alguns atalhos atrapalham o engajamento, como comprar seguidores | Foto: Freepik

Por que não comprar seguidores?

Você já pesquisou como comprar seguidores no Instagram ou em outra mídia social? Calma, não tem problema se a resposta for sim. Essa proposta realmente parece tentadora e muita gente já caiu nessa conversa fiada, porém: “é uma cilada, Bino!” 

Se você já comprou, não se preocupe também. Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Contudo, agora que você parou para ler este post, vai aprender tudo sobre o assunto e por qual motivo é melhor fugir dessas promessas de “como comprar seguidores” ou “conquiste 10 mil seguidores em poucas horas”.

Um dos principais objetivos do marketing digital é expandir o negócio e conquistar um público cada vez maior. Nesse meio tempo, muita gente tenta pegar atalhos, porém acaba se enrolando, prejudicando o engajamento da marca e diminuindo a autoridade online. Comprar seguidores tem diversas desvantagens, como perda de relevância, queda de engajamento, resultados e métricas desfalcadas e redes sociais sem diálogo.

Para te ajudar, separamos uma lista de desvantagens e motivos para não comprar seguidores no Instagram. Confira, a seguir!

6 desvantagens de comprar seguidores nas redes sociais

1. Sua marca perde o alcance do público-alvo

Como dissemos, uma das principais metas de quem atua no marketing digital é expandir os negócios e ganhar mais seguidores. Contudo, de que adianta ter um milhão de pessoas te seguindo se essas pessoas não têm afinidade ou o mínimo interesse pelo seu assunto? Isso pode ser frustrante para a empresa, pois prejudica o engajamento da rede social e dificulta o alcance do público-alvo.

O que vale mesmo não é o número de seguidores, mas a quantidade de seguidores engajados. Ou seja, quantos compartilham, curtem, comentam e dialogam com as suas postagens. Ao comprar seguidores, o efeito rebote pode acontecer. Você terá muita gente te seguindo, porém uma pequena parcela te acompanhando de fato. Sua conta terá vários seguidores fantasmas e que não têm nada a ver com o seu assunto.

2. As métricas e os resultados do perfil ficam prejudicados

Partindo do primeiro tópico, este segundo é uma das consequências dele. Afinal, sem engajamento, você não terá uma métrica boa para apresentar aos clientes e parceiros ou, pior, terá os resultados desfalcados e sem um panorama real do seu público-alvo. Dessa maneira, será complicado oferecer um produto ou um serviço de qualidade para o seu cliente, pois os dados não serão tão assertivos e terão uma margem de erro considerável.

3. A sua conta recebe penalização da mídia social

Como muitas pessoas já buscaram formas de comprar seguidores, as plataformas digitais e redes sociais melhoraram os algoritmos e passaram a penalizar as contas que tomam esse tipo de atitude. Atualmente, esses aplicativos possuem diversas maneiras de captar bots e perfis falsos. Ao encontrá-los, são automaticamente excluídos e, em alguns casos, o perfil da loja ou do criador de conteúdo também recebe uma advertência. Isso pode tirar a credibilidade da sua empresa e prejudicar a sua autoridade online.

4. O seu perfil perde seguidores após a limpeza dos perfis fakes

Além da penalização, a atividade de “caçar perfis fakes” faz diversas limpezas e, consequentemente, causa uma queda considerável no número de seguidores. Então, além de atrapalhar o seu engajamento e a sua credibilidade, essa atitude pode te fazer perder dinheiro. Afinal, você pode perder boa parte dos seguidores que comprou.

5. O conteúdo que você produz perde relevância para a rede social

As plataformas digitais costumam entregar para os usuários os posts que são mais relevantes para cada nicho e perfil. No Instagram, principalmente, os Stories e as publicações do feed aparecem em ordem de importância. Em geral, os conteúdos com mais engajamento ou mais proximidade com o público-alvo aparecem primeiro que os outros. Ou seja, salvar, curtir, compartilhar e comentar os posts faz muita diferença. Ao comprar seguidores, suas criações ficam prejudicadas e com um desempenho menor em termos de relevância.

6. As pessoas que realmente te seguem ficam expostas a vários riscos

Comprar seguidores prejudica não só o desempenho da sua conta, mas também os seus seguidores. Isso porque eles ficam expostos a diversos tipos de bots e perfis fakes mal-intencionados, que podem acessar a sua lista de contatos livremente e distribuir spam (mensagens e publicidades não solicitadas e enviadas para um grande número de pessoas).

Comprar seguidores? Nunca mais!

Então, em vez de comprar seguidores e cair nas desvantagens que citamos acima, que tal aprender a utilizar as redes sociais ao seu favor? Com boas estratégias de marketing digital e a produção  de conteúdos ricos e de qualidade, é possível aumentar o número de seguidores organicamente. Além disso, para melhorar esse índice, procure novos parceiros, faça postagens periódicas, converse com o seu público-alvo e compartilhe seus conhecimentos de maneira criativa.

Além do mais, manter-se bem informado e estudar o mercado digital é primordial para fazer sucesso e aprender como ganhar dinheiro no YouTube, no Instagram, no LinkedIn, no TikTok ou em qualquer outra rede social. Então, por que não comprar seguidores? A resposta é simples! Para a sua marca não perder credibilidade e preservar a autoridade online. Portanto, não caia mais em ciladas desse tipo, como comprar seguidores no Instagram, por exemplo.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *