fbpx

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um empreendedor ou colaborador, é essencial que você saiba o que é terceirizar e entenda como o departamento de marketing terceirizado pode colaborar para um negócio. Sendo assim, continue a leitura para conferir tudo sobre o assunto. 

Primeiramente, é imprescindível explicar no que consiste a terceirização. Terceirizar serviços é contratar outra empresa para a realização de determinadas atividades dentro do processo de produção da organização contratante.

Resumidamente, a empresa contrata é uma intermediadora, ou seja, as relações trabalhistas são entre colaboradores e a empresa prestadora de serviços. Assim, terceirizar é fazer a transferência para um terceiro das responsabilidades da execução de determinado processo.

Veja por que terceirizar serviços. | Foto: Freepik.

Por que terceirizar serviços?

Agora, por que terceirizar? A verdade é que existem diversos motivos para isso. Ao terceirizar, o empreendedor terá maior disponibilidade para se dedicar ao crescimento do negócio, conseguirá a oportunidade de maior flexibilização do quadro de funcionários e, além disso, terá a garantia de contar com profissionais especializados e bem treinados.

Separamos os três principais benefícios que uma empresa terá ao terceirizar serviços. Confira abaixo!

  • Redução de custos operacionais: Os custos associados à folha de pagamento podem diminuir para uma empresa que opta terceirizar, pois a responsável por pagamentos é a empresa contratada.
  • Melhor direcionamento dos investimentos: Com os custos reduzidos e com um menor número de imprevistos, há um direcionamento melhor para os investimentos.
  • Otimização: Terceirizar promove a otimização de atividades dentro da empresa. Os colaboradores não se sentem sobrecarregados, visto que as atividades são distribuídas de maneira adequada.

O que é marketing terceirizado?

Agora que você já sabe o que é terceirizar serviços e suas vantagens, conheça mais sobre o marketing terceirizado. 

O marketing é um setor estratégico da empresa. O marketing está envolvido em todas as operações, desde a produção até o pós-venda de produtos ou serviços. Porém, para contratar uma equipe de marketing bem qualificada, os custos costumam ser altos. Nesse contexto, o marketing terceirizado entra como uma solução para esse problema.

O marketing terceirizado é a contratação de agências que oferecem serviços especializados nessa área sem gerar cobranças relacionadas aos benefícios que devem ser pagos aos colaboradores.

Resumidamente, o marketing terceirizado consiste na contratação de uma agência para gerir a comunicação de uma empresa. O marketing terceirizado pode ser a solução para os gestores que não sabem lidar com essa área e não possuem um valor para investir no pagamento de uma equipe de marketing.

Como funciona o marketing terceirizado na prática?

Como mencionamos, as tarefas de estabelecer um relacionamento com o público e de reforçar a marca institucional são de responsabilidade do marketing terceirizado quando ele é utilizado por uma empresa. Porém, é importante lembrar que o gestor deve estar sempre presente, já que a relação entre empresa contratante e empresa contratada é essencial para que sejam obtidos os melhores resultados.

Em vista disso, na prática, o marketing terceirizado funciona a partir da criação de estratégias para promoção e execução delas. O marketing terceirizado costuma ser benéfico para empresas novas ou que estão crescendo.

Como aplicar a terceirização no marketing da sua empresa?

O marketing terceirizado é uma alternativa de rápido impacto para uma empresa. Os profissionais do marketing terceirizado são aptos para lidar com todas as particularidades da empresa contratante.

Porém, antes de decidir que o marketing terceirizado fará parte de uma organização, é necessário saber como aplicá-lo. Por esse motivo, continue a leitura para descobrir quatro dicas de como aplicar o marketing terceirizado em um negócio.

Existem alguns aspectos que devem ser analisados para contratar serviços de empresas de marketing. Primeiramente, é fundamental analisar o portfólio da empresa a ser contratada, dessa forma, o gestor consegue conhecer melhor os serviços e identificar se a agência se alinha com as suas necessidades.

Logo em seguida, o empreendedor deve pesquisar sobre a reputação da agência no mercado para garantir que ela possui qualidade e credibilidade. Feito isso, a empresa contratante e a contratada deve estabelecer um alinhamento de interesses e abordagens com o intuito de deixar o planejamento de comunicação coerente com os valores do negócio.

Com essas dicas de como aplicar o marketing terceirizado, o empreendedor garante que está tomando uma decisão assertiva e que terá um retorno positivo.

3 benefícios do marketing terceirizado

O departamento de marketing de uma empresa costuma ser lotado de tarefas e isso pode acabar sobrecarregando a equipe interna de uma empresa. Dessa forma, terceirizar essa área é uma alternativa possível para realizar a implementação de campanhas de marketing e, também, para auxiliar os profissionais do marketing interno. 

Confira uma lista dos principais benefícios do marketing terceirizado!

1. Ganho de experiência

O marketing terceirizado conta com profissionais com muita experiência na área e isso pode ser vantajoso tanto para os colaboradores da equipe interna quanto para o gestor. O profissional terceirizado agrega conhecimento e experiência dentro da organização.

2. Suporte contínuo

Terceirizar o marketing faz com que existam profissionais da área sempre disponíveis. Se a equipe interna for limitada, as empresas de marketing terceirizadas estão disponíveis para atender a uma necessidade contínua.

3. Flexibilidade de orçamento

Terceirizar o marketing permite que as empresas invistam conforme necessário. É possível empregar recursos terceirizados mensalmente.

Durante a leitura, você conheceu os benefícios do marketing terceirizado. Agora, adaptando esse setor para o mundo digital, o marketing terceirizado também agrega positivamente aos negócios on-line.

Um dos principais motivos para terceirizar o marketing digital de uma empresa está a redução dos custos e a disponibilidade de uma equipe que irá cuidar da imagem da marca on-line. Além disso, descubra outros benefícios que o marketing digital terceirizado possibilita para os negócios:

  • Uso de tecnologia de ponta;
  • Qualidade;
  • Melhor custo-benefício;
  • Equipe atualizada com as práticas de marketing.
Terceirizar o marketing pode valer a pena para um negócio digital! | Foto: Pixabay.

Ao final da leitura, você tirou todas as suas dúvidas sobre o marketing terceirizado. Ficou interessado em terceirizar esse departamento na sua empresa? Se precisar de ajuda, conte conosco! A Ser Notável já ajudou milhares de pessoas a conquistarem o sucesso com negócios digitais, por meio do Método Sirius.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *