fbpx

O que é business intelligence e como funciona para negócios digitais? Saiba mais!

Atualmente, dados são o grande negócio das empresas e, por isso, o business intelligence está sendo adotado por muitas empresas. Isso porque os dados são o grande diferencial de uma empresa, de seu marketing e, principalmente, de suas vendas. Mas, afinal, o que é business intelligence? Como ele está ligado aos dados e como aplicá-lo ao seu negócio?

Saiba o que é e confira alguns business intelligence exemplos. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, a seguir, lhe explicamos tudo sobre o BI, o que é, exemplos, como funciona e como empreender em sua empresa.

O que é Business Intelligence?

O business intelligence (inteligência de negócios), também conhecido pela sigla BI, é um conjunto de teorias, práticas, metodologias, processos e tecnologias que possuem um único objetivo: coletar e organizar dados que separados não significam nada, porém, quando se unem, formam um conjunto de informações fundamentais para a empresa. O BI, contudo, não é aplicado em apenas uma área, mas, sim, em todos os setores da empresa, sendo conhecido como uma inteligência empresarial.

Em resumo, o business intelligence são diversas técnicas e teorias que, quando aplicadas em um negócio, oferecem um suporte às decisões empresariais, além de um monitoramento dos resultados de investimentos da empresa. Sendo assim, o BI é apenas uma maneira de agrupar e organizar dados/informações para encontrar vantagens para o seu negócio.

O BI irá pegar três pontos fundamentais, o negócio, o gerenciamento do negócio e a tecnologia da informação (TI) – e irá unir todos os dados, para apresentar algo.

Definição de BI

Essa definição de BI é atual, pois a primeira definição, datada da década de 60, trata apenas de um sistema para compartilhar informações nas empresas. Na época, o Business Intelligence (escrito em letras maiúsculas) era um termo muito popular e que estava em seu auge.

Na década de 80, o termo foi sendo desenvolvido e, junto com os modelos computacionais, foi sendo aperfeiçoado. O intuito na época era criar algo que ajudasse nas tomadas de decisões nas empresas. O objetivo era que os dados auxiliassem nessas questões, algo que até então não era utilizado.

O BI atual prioriza a análise de autoatendimento, os dados governados em plataformas confiáveis, a autonomia dos usuários e o acesso rápido à informação. Com isso, é possível compreender que sua empresa está utilizando um business intelligence moderno e eficaz quando a empresa possui uma visão abrangente de seus dados e utiliza-os de forma positiva e inteligente.

Como funciona o Business Intelligence?

Todas as empresas possuem metas que devem ser atingidas por meio de estratégias e técnicas adotadas. Mas o que é necessário para criar as estratégias para alcançar uma meta? A pergunta pode parecer complexa, contudo, a resposta é muito simples: são necessários dados para alcançar tais objetivos.

Sendo assim, as empresas precisam coletar os dados de seu negócio, analisar os dados e determinar as estratégias a serem tomadas por meio deles. O BI, ou seja, business intelligence, faz essas análises, tanto a de dados quanto a empresarial, porém, as inclui apenas como parte de seu processo, não seu todo e seu objetivo. Logo, o BI auxilia seus usuários a tirarem conclusões por meio das informações apresentadas.

Os cientistas de dados irão investigar os aspectos específicos dos dados, utilizando técnicas e análises históricas que os farão chegar às seguintes questões: “Por que isso aconteceu e o que acontecerá no futuro?”. O business intelligence irá aplicar esses modelos e algoritmos e traduzir os resultados em uma linguagem que seja compreensível.

Quais os benefícios do Business Intelligence?

O business intelligence, o BI, ajuda as empresas a organizar e estruturar seus dados, criando, a partir daí, um planejamento estratégico para criar vantagens competitivas que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes. O BI irá aperfeiçoar todos os setores de sua empresa, garantindo que o negócio se destaque no mercado por meio de estratégias e planejamento inteligentes. Ele pode ser aplicado em um setor de marketing, vendas, financeiro e tantos outros.

As vantagens de utilizar o business intelligence são diversas, isso porque esse sistema poderá beneficiar mais de um setor, irá ajudar a organizar dados e obter informações estratégicas, fundamentais para a manutenção de uma empresa. Uma de suas principais qualidades é dar velocidade às tomadas de decisões das empresas, algo que ajuda o negócio a se posicionar mais rápido no mercado e adotar medidas inovadoras. Ele facilita a visualização de análises e relatórios resultantes de processos.

O BI irá ajudar a empresa a identificar coisas como: curvas de consumo, clientes que mais compraram, quando os clientes compraram, quais os produtos/serviços mais rentáveis, entre outras informações.

Por isso, os principais benefícios de business intelligence para uma empresa são:

  • Auxilia no conhecimento do seu negócio;
  • Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações;
  • Análise em tempo real;
  • Ajuda a identificar perdas no sistema;
  • Reduz o risco de problemas;
  • Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa certa;
  • Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  • Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  • Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

Saiba como aplicar o Business Intelligence em seu negócio digital

O primeiro passo para aplicar o BI em seu negócio é compreender o que é essa prática, como ela funciona e quais são os seus benefícios. Isso porque é muito mais fácil ter noção do que será feito e como será feito a partir da implementação até o uso cotidiano do business intelligence.

Assim que compreender, é preciso seguir 3 pontos básicos e fundamentais, que são:

Dados confiáveis e de qualidade

É preciso conhecer seus dados, antes de aplicá-los ao BI, isso porque dados errôneos irão gerar informações errôneas. Então, verifique se seus dados são corretos, de qualidade e se são confiáveis.

O primeiro ponto a ser conferido é o local em que os dados são ou serão armazenados. A nuvem é um dos melhores lugares para se guardar, pois dados físicos são fáceis de serem perdidos ou de estarem incorretos. Além disso, é preciso impor algumas regras de acesso, que limitem quem pode utilizar os dados e editá-los.

Visão clara e objetiva

Quando começar a utilizar o business intelligence é preciso ter uma visão clara de seus objetivos, ou seja, saber quais são suas metas e o que deseja obter com elas. Ao saber, será mais fácil coletar os dados necessários para o BI e, além disso, saber em que locais irá buscar tais dados.

Mudanças de acordo com as metas

O BI business intelligence permite que uma empresa analise seus dados e crie estratégias para seu negócio. Isso lhes dá um ponto à frente dentro do mercado, destacando-se entre seus concorrentes. Porém, é preciso estar atento aos erros, pois é preciso mudar suas estratégias a partir dos erros e, assim, mudar o que está sendo feito pelo BI.

Ferramentas de Business Intelligence

Para utilizar o BI, é preciso ter as ferramentas certas, que serão aquelas que irão te auxiliar na coleta dos dados e na sua organização. Atualmente, existem muitas plataformas e ferramentas do business intelligence, contudo, é preciso reconhecer os melhores para que a experiência seja completa.

As principais ferramentas do business intelligence são:

  • Microsoft Power BI;
  • Google Data Studio;
  • Project BI.

O business intelligence é uma prática que, atualmente, deve ser adotada por todas as empresas. Isso porque os dados se tornaram o ponto principal para um negócio de sucesso, produtivo, com vendas eficazes e clientes fidelizados. Para isso, a Ser Notável pode ajudar com o seu Método Sirius, uma empresa que lida com negócios on-line e já auxiliou milhares de pessoas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *