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Empreender do zero: como os seus negócios online podem ser reconhecidos?

Em 2020, por conta da pandemia, o número de microempreendedores no Brasil deu um salto. Dados mostram que, apenas nos primeiros meses do ano, houve um crescimento de 14,8% no número de registros de MEIs, em comparação com o mesmo período do ano de 2019. Os registros chegaram ao recorde histórico, 10,9 milhões. Por conta das restrições, é provável que muitos desses empreendimentos sejam negócios online. Saiba, a seguir, como empreender online do zero e todas as dicas que você precisa saber antes de empreender online.

Empreender do zero: como os seus negócios online podem ser reconhecidos?
Descubra como fazer negócios online do zero | Foto: Unsplash

Muitas vezes, pode ser que o grande responsável pelo crescimento desses números foi a necessidade, e não a vocação para empreender. Mas, sabemos que empreender online é o sonho de muitas pessoas. 

Nesse ponto, o ambiente virtual oferece muitas facilidades para o empreendedor, porém, para crescer, é necessário planejamento e estratégia. Então veja, a seguir, como começar um negócio online do zero e ganhar reconhecimento nas redes sociais.

Como começar meu negócio online?

Abrir um empreendimento online e conquistar o sucesso requer uma série de cuidados, já que o ambiente virtual possui características particulares, diferentes dos negócios concretizados no mundo físico. No entanto, qualquer pessoa com tempo, dedicação e capital é capaz de abrir negócios online do zero. Para te ajudar, fizemos uma lista com alguns passos para que você planeje seu mergulho no empreendedorismo digital:

Pense em um mercado que você sente interesse

Esse é o passo primordial na criação de um negócio. Qual será o mercado de atuação dele? Somente após responder essa pergunta é possível ir mais fundo no planejamento da marca. Atualmente, os negócios online são os mais diversos possíveis, desde e-commerces de moda até a venda de cursos online de finanças.

O momento da escolha pode ser um pouco desafiador ou confuso. A dica para escolher corretamente é focar em uma área na qual você nutre interesse. O início de um negócio é bastante cansativo, porém, é recompensante no longo prazo. Caso você tenha interesse no que está fazendo, terá uma motivação a mais para prosseguir.

Veja alguns dos negócios previstos como sendo os mais lucrativos para 2021:

  • E-commerce;
  • Clube de assinatura;
  • Delivery de comida;
  • Cosméticos naturais e artesanais;
  • Desenvolvimento de games e apps;
  • Infoprodutos.

Mesmo que nenhum desses mercados seja do seu interesse, não se preocupe, é possível alcançar bons resultados em outras áreas também. Para tanto, é crucial planejamento, comprometimento, estratégia e paciência.

Planeje-se financeiramente

Existe uma ideia comum de que um negócio online custa menos que um negócio físico. Essa afirmação pode ser verdade em certos casos, porém, não exclui a necessidade de planejamento financeiro na hora de construir seu empreendimento digital.

Saiba quanto você tem para investir no negócio e quando o mesmo pode te trazer lucro. Caso possua um emprego e esteja querendo empreender, a dica é não sair imediatamente deste emprego se não tiver uma reserva de emergência. 

É natural que nos primeiros meses os rendimentos sejam insuficientes para manter seu custo de vida. Ter isso em mente diminui as chances de frustrações futuras.

Conheça seu mercado

Além de gostar do mercado de atuação do seu negócio, é importante conhecê-lo bem. Aqui, cabe a dica de acessar sites, blogs, posts e fóruns relacionados e ver o que está sendo debatido. Também, é interessante conferir o que a concorrência está fazendo. Esse é o momento de buscar inspiração e propor ideias que destaquem seu negócio dos outros já existentes.

Saiba quem é seu público-alvo

Esse é um passo importante na construção do reconhecimento da sua marca. Afinal, é através da definição de quem você deseja atingir que suas estratégias serão ajustadas. Uma dica é a criação da persona da marca, que é o estereótipo do cliente ideal e é diferente do público-alvo. Com esses pontos definidos, é possível direcionar os esforços da marca no alcance dessa audiência e resolução das dores, objeções e necessidades da mesma.

Como meu negócio online pode ganhar reconhecimento nas redes sociais?

Essa é uma pergunta importante e que muitos empreendedores de primeira viagem fazem. Afinal, no mar de outros negócios digitais, como destacar o meu negócio online dentro do nicho dele? Para entender como fazer isso, é interessante compreender o que é o reconhecimento de marca.

O reconhecimento de marca, ou branding, como também pode ser chamado, é um termo bastante amplo. Porém, de maneira simplificada, podemos dizer que é o alcance da marca em relação aos clientes, fornecedores, investidores, parceiros e concorrentes. Quando nos referimos a alcance, não nos referimos a propaganda ou publicidade.

Na verdade, o reconhecimento de marca visa impactar o público a ponto dele ter a empresa como uma referência no nicho. Pense, por exemplo, no mercado de alimentos. Você com certeza deve ter algumas marcas como referências. Isso é fruto do reconhecimento de marca, mas como conseguir o seu?

Crie uma identidade visual única para sua marca

A identidade visual é um fator importante no branding de uma marca. Pense, por exemplo, em marcas que são facilmente reconhecidas por suas cores ou por seus logotipos. Portanto, a criação dos símbolos de identificação do seu negócio online precisa ser uma prioridade para você.

Nas redes sociais, elementos visuais como a foto do perfil, a capa e o design dos posts precisam estar alinhados entre si. O usuário que acessar as contas da sua empresa precisa imediatamente associar aquele padrão visual com o conteúdo da sua marca.

Uma dica é fazer a escolha da paleta de cores da marca. Defina duas ou quatro cores e as utilize como fator de identificação da marca, coloque-as no logotipo, nos posts e nas fotos de perfil. Com o tempo, sua empresa poderá ser identificada pelas cores.

Caso não tenha domínio com ferramentas de efeitos visuais, é importante buscar auxílio de um especialista, pois elementos visuais malfeitos podem transparecer para o visitante como pouco profissionalismo e contribuir negativamente para o reconhecimento de marca.

Observe a linguagem da sua marca

Tão importante quanto o fator visual é a comunicação entre a marca e os clientes. A definição da linguagem utilizada deve estar de acordo com o público-alvo e a persona da sua empresa, daí a necessidade de ter esses pontos bem determinados. Seria mais interessante utilizar um tom mais jovem e descolado ou formal e técnico?

Tudo irá depender de quem você deseja atingir com seus conteúdos. A primeira opção pode funcionar muito bem para um e-commerce de moda, mas pode não ser o mais aconselhado para uma empresa de consultoria de finanças, por exemplo.

Seja verdadeiro e íntegro

O reconhecimento do empreendimento online está intimamente ligado à confiabilidade que a marca possui ou transparece. A melhor forma de conseguir isso é sendo verdadeiro e íntegro. O profissionalismo é essencial, assim, busque sempre cumprir o prometido, ser claro e transparente na comunicação, além de eficaz na entrega dos serviços ou produtos adquiridos pelos clientes dos negócios online. Isso só irá trazer benefícios para sua empresa.Agora que você sabe como começar um negócio online – e não terá mais a dúvida “como começar meu negócio online?”- , veja aqui como ganhar dinheiro no YouTube!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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