fbpx

Como criar conteúdo para o YouTube? Veja 7 dicas para melhorar seu canal

Como criar conteúdo para o youtube? Essa é a dúvida de muitos profissionais da internet. Afinal, manter a audiência alta, ter sempre assuntos novos e manter a periodicidade é um desafio no dia a dia. Ainda mais se você faz isso sozinho(a) ou com uma equipe reduzida. Contudo, é possível preservar a qualidade criando conteúdo para o youtube e ainda produzir vídeos com temas interessantes para o seu público-alvo. A seguir, veja algumas dicas de como criar conteúdo de qualidade para youtube!

Como criar conteúdo para o YouTube? Veja 7 dicas para melhorar seu canal
Saber que conteúdo criar para youtube é essencial | Foto: NordWood/ Unsplash

Como criar conteúdo para o YouTube

Segundo dados fornecidos pelo próprio YouTube, a plataforma tem mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo. Esse número representa quase um terço de todas as pessoas que acessam a Internet diariamente. É muita gente conectada a apenas uma rede social. Então, o potencial de crescimento e conexão com o público-alvo é muito forte, para qualquer tipo de negócio digital. Por esse motivo, antes de saber como criar conteúdo no youtube, é importante conhecer a ferramenta e a sua capacidade de alcance.

Potencial de alcance e crescimento do YouTube

Ainda segundo dados fornecidos pelo youtube, a plataforma tem como público principal pessoas entre 18 e 34 anos, espalhadas em mais de 100 países e veiculada em mais de 80 idiomas. Diariamente, passa-se mais de um bilhão de horas de visualizações. Além disso, 70% dos usuários acessam os conteúdos por meio de dispositivos móveis. Para completar, possui um banco de dados chamado Content ID, um dos mais carregados de arquivos. Ao todo, são cerca de 75 milhões de referências. Tal feito, inclusive, rendeu à plataforma de vídeos o prêmio Emmy, do Primetime.

7 dicas de como criar conteúdo de qualidade para YouTube

Afinal, que conteúdo criar para youtube? Agora que você conhece o potencial de alcance da plataforma, é fundamental conhecer alguns pontos estratégicos para fazer um conteúdo de qualidade e cativar os usuários. Para isso, existem alguns requisitos básicos, tais como:

1. Mantenha uma agenda periódica de conteúdo

Para que o marketing de conteúdo seja efetivo e tenha o efeito desejado no seu público, é primordial ter um planejamento prévio e seguir um plano periódico. Claro que um assunto ou outro surgirá com urgência no meio do caminho e você terá que aproveitar a oportunidade, porém isso fica como exceção. Um dos pontos principais é: combinar com os seus seguidores o dia e o horário específico que terá vídeo novo no canal.

Produzir conteúdos audiovisuais requer planejamento, roteirização, gravação, edição e muito mais. Por isso, para fazer algo de qualidade, não deixe apenas “a vida de levar”. Seja racional, coloque a criatividade em prática e crie pautas com temas e assuntos interessantes. O planejamento pode ser semanal, quinzenal, mensal ou semestral. Tanto faz. O importante é saber o que o seu público deseja e preparar as coisas com o máximo de calma possível.

2. Ofereça vídeos de qualidade

Esse tópico é fundamental, independente do assunto que você aborda nos vídeos. Calma, não precisa ser necessariamente uma superprodução no estilo de Hollywood. Oferecer qualidade engloba vários pontos, como: ter propriedade no assunto, boa dicção, roteiro pré-formulado, edição bacana, uma trilha sonora que combine com o tema, pesquisa, profundidade no conteúdo e inovação. Dessa forma, seu seguidor terá uma boa experiência ao assistir ao seu vídeo e, provavelmente, voltará mais vezes.

3. Conheça o público-alvo

Este terceiro tópico deve ser, na verdade, o seu primeiro passo em um negócio digital. Para que o seu conteúdo obtenha sucesso, não basta ter periodicidade e qualidade. É essencial conhecer com quem você está se comunicando e qual é o público-alvo que deseja atingir. Se você já está criando conteúdo para o youtube, ou com planos para começar nesse novo projeto, invista em uma pesquisa antes. Veja com quem está falando, onde estão as pessoas que deseja atingir, o que elas gostam e como você pode ajudá-las por meio dos seus vídeos.

4. Saiba como os concorrentes estão atuando

Outro ponto muito importante para saber como criar conteúdo de qualidade para youtube é pesquisar o que os seus concorrentes estão fazendo, como eles estão entregando os conteúdos e o que o seu negócio digital pode fazer de diferente. Afinal, não tem graça ficar postando os mesmos conteúdos das outras marcas. Então, sempre pesquise o mercado concorrente e fortaleça o seu diferencial.

5. Varie os formatos de vídeos e os assuntos

Quase ninguém gosta de ver as mesmas coisas todos os dias e da mesma forma. Já pensou assistir ao mesmo episódio da sua série favorita todos os dias, por um ano? A princípio, a ideia pode até parecer bacana, mas é muito provável que você fique enjoado com o tempo. Por esse motivo, considere trazer assuntos variados e com formatos diferentes, por exemplo: vlogs, perguntas e respostas, tags, unboxing, time-lapse, conteúdos informativos e muito mais.

6. Obtenha parcerias com outras marcas

As parcerias são ótimas estratégias para ampliar os negócios e fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca. Desse modo, procure outras marcas que possam agregar valor ao seu produto ou serviço e ofereça opções de parceria. Pode ser um conteúdo interativo, produtos ou até uma campanha em conjunto. Esse vínculo é bom para ambos os lados, pois faz os usuários circularem pelas marcas e, consequentemente, aumenta os seguidores.

7. Aproveite os assuntos que estão bombando para fazer novos conteúdos

Que tal aproveitar os assuntos que estão bombando para fazer um conteúdo para o seu canal no youtube? Pode ser um reality show que está passando na televisão, um time de futebol que ganhou o campeonato ou até um meme que viralizou na web. Se não souber sobre o que falar, utilize o Google Trends para obter inspirações.Por fim, o que achou das dicas de como criar conteúdo para o youtube? Que tal aproveitar o momento para aprender como ganhar dinheiro no YouTube com o método Sirius? O lema da Ser Notável é: “transformar pessoas comuns em negócios miliobários”.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *