Muitas pessoas conhecem ou já ouviram falar do YouTube, uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Você já imaginou ter feito um vídeo todo trabalhado e editado, mas, no final, ele desaparece no meio dos inúmeros vídeos do YouTube? Definitivamente isso é bem frustrante. Contudo, existe uma forma de evitar que isso aconteça, ranqueando melhor ele no YouTube. A pergunta que fica é, como ranquear no YouTube? Preste bem atenção que você vai entender de uma vez por todas como ranquear no YouTube.
Em primeiro lugar precisamos entender o que é ranqueamento. Ele é o posicionamento nos resultados das buscas, e é justamente esse fator que denomina se o seu vídeo vai ou não aparecer entre os primeiros. Mas você deve estar se perguntando, quem denomina isso? Quem é o responsável por decidir esse ranqueamento do vídeo?
Esse cálculo é feito através de um algoritmo complexo do YouTube, feito para garantir exatamente aquilo que o usuário está procurando e, assim, tornar para ele uma experiência incrível, que faça com que ele volte a acessar a plataforma para assistir mais conteúdos. Existem diversas formas de melhorar o ranqueamento do seu vídeo, variando de mudanças simples até algo mais complexo. A seguir, você vai descobrir de uma vez por todas como ranquear o seu vídeo no YouTube.
1 – Acertar nas escolhas das Palavras-chave
Palavras-chave, também chamadas de Keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras que os usuários utilizam para pesquisar no campo de busca. Utilizar a palavra-chave “séries de comédias” pode ser mais efetivo do que “séries para dar risada”, por exemplo.
Uma ferramenta que ajuda bastante na hora de saber quais palavras-chave utilizar, é o Keyword Planner, nele você irá descobrir o desempenho da palavra-chave escolhida, bem como palavras-chave relacionadas que têm alta procura. Além disso, essa ferramenta é gratuita.
Quanto mais vezes você utilizar essas palavras-chaves, melhor ranking seu vídeo terá. Portanto, certifique-se de inseri-la no nome do arquivo (antes de subir o vídeo para o YouTube), na descrição de seu vídeo e também no título.
2 – Planejar roteiro para o vídeo
Um dos principais fatores para deixar o vídeo mais bem ranqueado é a taxa de retenção dos vídeos, ou seja, o quanto as pessoas permanecem assistindo aos seus vídeos. Não basta você caprichar na palavra-chave, no título mais chamativo, se os usuários fecham o vídeo logo depois de o escolherem.
Então, é de extrema importância que o seu vídeo consiga reter a atenção do usuário. Para isso acontecer, fazer um roteiro ótimo é essencial, além da dinâmica e do tempo de duração do vídeo serem adequados para a plataforma do YouTube.
3 – Otimize a descrição e o título dos seus vídeos
Muitas pessoas usam essa descrição apenas para vincular suas redes sociais. Se você deseja melhorar o ranqueamento do seu vídeo dentro da plataforma do YouTube, o algoritmo prioriza descrições mais detalhadas, com pelo menos um ou dois parágrafos. Portanto, na hora de fazer a descrição do seu vídeo, preste muita atenção, use também palavras-chave na primeira frase para ajudar no ranqueamento no YouTube.
Além da otimização da descrição do vídeo, é preciso também ter uma boa otimização do título nos seus vídeos. Como dissemos na primeira dica: use palavras-chave no título, esse é um dos tópicos mais importantes para que o seu vídeo tenha um ótimo ranqueamento no YouTube.
É importante que seu título tenha uma boa taxa de cliques, então, crie um título que chame bastante a atenção para fazer com que os usuários cliquem. Para isso, o título não deve ser muito longo, 40 a 65 caracteres é uma boa média.
4 – Convença o usuário a permanecer no seu canal
Outra forma de ranquear no YouTube e deixar o seu vídeo ser notável é fazer uma boa CTA (Call To Action) no final de seu vídeo, que não é nada mais do que uma boa chamada para assistir a um próximo vídeo, cujo assunto tenha a ver com o vídeo atual. Outra opção para garantir que os seus vídeos sejam reproduzidos automaticamente clicando nas playlists , links na descrição e cards no decorrer do vídeo.
5 – Utilize tags(marcadores) em seu vídeo
Para finalizar, é fundamental que o algoritmo do YouTube entenda do que se trata o conteúdo do seu vídeo, isso afeta diretamente no ranqueamento, mesmo que essas tags não apareçam para o usuário. As tags são extremamente importantes na hora de recomendar vídeos relacionados ao usuário.
Não se esqueça que o ponto principal é a experiência do usuário na plataforma, então, tenha isso em mente e siga estas dicas. Com certeza você conseguirá melhorar a classificação do seu vídeo no YouTube.
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