fbpx

Entenda o algoritmo do YouTube

Na internet, os algoritmos são basicamente ações executáveis para realizar algumas tarefas e, como seu maior intuito, dar informações específicas aos seus usuários e seus relatórios. De acordo com Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani; “Algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, padronizados, eficientes e corretos”. Já na matemática ele é o conjunto de regras e operações para fazer cálculos, realizar tarefas ou solucionar problemas. Saiba como funciona a peça chave de pesquisa fundamental para usuários no Youtube, o algoritmo do Youtube!

Como o algoritmo do Youtube influencia na criação de conteúdo. | Foto: Freepik.

Os algoritmos dominaram o mundo!

Seja qual for sua tarefa, certamente te fará dar de cara com os algoritmos. Eles estão presentes na maioria das plataformas em atividades como: Pesquisas do Google, assistir filmes e séries, em recomendações de livros, filmes e músicas.

Estima-se que o maior algoritmo do mundo seja o algoritmo da multiplicação, e após ele o do Google, que foi criado em 1998 e chamado de PageRank, com um total de mais de 60 milhões de páginas indexadas.

O que é o algoritmo do YouTube?

O algoritmo do Youtube é responsável não somente por organizar e filtrar conteúdos, mas também garantir que seu usuário receba vídeos relevantes de acordo com o que pesquisa e gosta. Cada algoritmo é responsável por uma tarefa, por exemplo página inicial, resultados de pesquisa e vídeos sugeridos. Saber utilizar os algoritmos faz com que seus conteúdos tenham melhores chances de alcance.

Como o YouTube sugere os vídeos?

É comum que o Youtube nos sugira e entregue recomendações de vídeos de canais que você não acompanha, mas possuem conteúdo parecido com o que você pesquisa, como isso acontece? A partir dos algoritmos!

Suas pesquisas no Google, por exemplo, dizem respeito ao que você quer ver, e a partir disso, o Youtube sugere vídeos com esses assuntos recém pesquisados. Em resumo, de acordo com o comportamento de cada usuário, os algoritmos entendem que você gosta de determinados assuntos, e começa a considerar tais assuntos relevantes para você.

Como mudar o algoritmo do YouTube e ser notável na plataforma?

Existem alguns passos a serem seguidos caso seja de seu desejo seja mudar os algoritmos responsáveis por toda entrega de conteúdos, e dominá-los a seu favor!

Já sabemos que os algoritmos do Youtube utilizam alguns dados para realizar o relatório de cada usuário, relacionando métricas com dados de desempenho. São considerados os dados de impressões e visualizações, nesse caso, a miniatura e título do seu vídeo são muito importantes.

Tempo assistido do vídeo

Conta como o tempo de exibição ou de retenção do vídeo.

Interações no vídeo

Likes, dislikes, comentários ou compartilhamento que o vídeo obtém.

Popularidade do vídeo

A velocidade de visualização do vídeo e a sua taxa de crescimento.

Periodicidade do vídeo

Novos vídeos também podem receber atenção extra.

Frequência de envio do canal

Com qual frequência o canal envia novos vídeos. Manter a frequência na postagem dos conteúdos é muito importante, canais de sucesso tem uma rotina de vídeos semanalmente e até mesmo diários.

Tempo da sessão

Quanto tempo as pessoas passam na plataforma depois de assistir o vídeo.

Dados de personificação

Canais e tópicos assistidos anteriormente, envolvimento com vídeos anteriores, quanto tempo o usuário passa assistindo um vídeo, quantas vezes o vídeo já apareceu para o usuário, o que o usuário não assiste e vídeos marcados como “não tenho interesse”.

Uma das melhores dicas para fazer com que seu conteúdo esteja na mira dos algoritmos do Youtube, é colocá-lo entre os assuntos populares do momento com o título. O título é responsável por despertar o interesse do seu público, deve ser estratégico e chamar a atenção, essas dicas também são válidas para a descrição do vídeo.

A influência do SEO no algoritmo do Youtube

É possível utilizar princípios do SEO para fazer com que seus vídeos alcancem mais usuários. Utilizando as palavras-chave corretas, seus vídeos estarão em melhores posições nos resultados de busca na área de pesquisa.

Mudanças no algoritmo do Youtube em 2022 e seus pontos importantes

Com o passar dos anos, o algoritmo do Youtube passou por algumas mudanças. Em 2022 alguns detalhes serão levados em consideração: A descrição dos vídeos será mais importante do que nunca, para aqueles que costumam subir vídeos com frequência o Youtube promete ser mais recompensador (alguns youtubers acreditam que ao enviarem vídeos todos os dias, eles se tornarão mais evidentes ao algoritmo); outro ponto importante também será a observação do engajamento de seus usuários, como curtidas e comentários.

Mas se você precisa de dicas para utilizar o algoritmo do YouTube e ter um canal com visibilidade e reconhecimento, você precisa conhecer o Método Sirius.

Como vimos no começo do texto, na internet, os algoritmos são basicamente ações executáveis para realizar algumas tarefas e, como seu maior intuito, dar informações específicas aos seus usuários e seus relatórios. De acordo com Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani; “Algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, padronizados, eficientes e corretos”. Mas, na matemática, ele é o conjunto de regras e operações para fazer cálculos, realizar tarefas ou solucionar problemas.

Portanto, agora você já sabe como funciona a peça chave de pesquisa fundamental para usuários no YouTube: o algoritmo do YouTube! 

Método Sirius

Você sabe o que é o Método Sirius? Ele é a fórmula do sucesso para pessoas que desejam ter uma vida digital rentável, e a Ser notável, com Bruno ávila (criador do método), pode te ajudar com isso!

O Método Sirius é perfeito para empreendedores digitais que sonham com seu negócio milionário, mas que não conseguem atingir grandes resultados e alcances utilizando os algoritmos do Youtube. Com o acompanhamento do Método Sirius, você irá descobrir os macetes de como ter mais visibilidade na plataforma, quando e como postar seus conteúdos, criando materiais que irão te gerar bons resultados.

Para entender melhor como funciona o algoritmo do YouTube e outros assuntos sobre a internet, além de participar dessa base de sucesso, acesse o site.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Guia de como melhorar o blog

Atualmente, onde o mundo vive o virtual, onde todos tentamos nos destacar mais que os outros. Se você busca estar à frente da sua concorrência,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.