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Conheça as 5 ferramentas mais usadas do Facebook

De acordo com o tempo de utilização dos usuários, nos últimos anos o Facebook vem se tornando uma rede social “esquecida”, principalmente entre os mais jovens, que dão preferência para redes mais dinâmicas e interativas, como o Instagram e o TikTok. Para manter o engajamento na plataforma, foram criadas algumas ferramentas do Facebook.  

Mas por que não abandonar o Facebook? Mesmo com essa queda de usuários, a rede criada por Mark Zuckerberg ainda é uma das maiores do mundo, e possui o maior número de usuários ativos em todo o globo. Para se ter noção, a rede tem, atualmente, 1,6 bilhões de pessoas utilizando suas contas e 44% deste público admite ser influenciado pela rede social. Ou seja, mesmo com os números caindo, muitas pessoas ainda consomem e são influenciadas pelo Facebook. 

Confira as melhores ferramentas de publicação Facebook, ferramenta de texto Facebook e ferramenta de postagem automática no Facebook. | Foto: Unsplash.

A seguir, te mostraremos quais são as melhores ferramentas do Facebook para você utilizar e garantir o engajamento diário nessa rede social!

O que é o Facebook?

Antes de conferir as principais ferramentas do Facebook, é preciso compreender o que é o Facebook. Pois bem, o Facebook é uma rede social criada para que seus usuários postem comentários, compartilhem fotos, vídeos, experiências, trabalhos, anunciem e comprem produtos, criem páginas, assistam vídeos, entre outras funções. Seu objetivo inicial era unir as pessoas, mesmo que longe, em um único espaço virtual que elas pudessem criar laços e se manterem próximas. 

Atualmente, a rede social cresceu e já possui serviços para streaming de jogos, lives, venda e compra de objetos pessoais, acesso ao cardápio online em páginas de restaurantes e muito mais. Em diversos países, como Estados Unidos, Índia e Brasil, o uso da rede social apenas cresce, mesmo com tantas polêmicas envolvendo o uso de dados de forma indevida.  

O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e Edward Saverin, quando ambos estavam na faculdade. A princípio, a rede social era voltada para universitários, algo que a tornava exclusiva. Era preciso se cadastrar com um e-mail universitário para ser aceito dentro daquela nova rede. Atualmente, acredita-se que parte de seu sucesso vem dessa exclusividade, após sua fama entre os universitários norte-americanos, muitas outras pessoas desejaram criar sua conta no Facebook.  

A partir de 2005 a rede social se expandiu para o mundo, mas seu ápice veio um pouco mais tarde, quando se tornou uma verdadeira febre. O Facebook dominou a internet em pouco tempo e outras redes sociais, até então muito famosas, como o Orkut, MySpace, entre outras, foram perdendo usuários.  

Mas por que investir no Facebook?

Mesmo com tantos escândalos, o Facebook segue ganhando usuários e mantendo seus altos números em todo o mundo. É certo que muitos jovens preferem outras redes, algumas pertencentes ao grupo Meta (empresa da qual o Facebook pertence), mesmo assim, o número de pessoas influenciadas ainda é grande na rede social. 

Além disso, o Facebook há algum tempo deixou de ser uma rede social convencional e ganhou diversas funções. Compras e vendas estão entre elas e, por isso, a plataforma criou diversos mecanismos de anúncios e marketing digital, que podem auxiliar em negócios online. Além das ferramentas do Facebook, que possuem funções para auxiliar no engajamento de páginas e campanhas.

Com isso, o Facebook se tornou uma das melhores plataformas para se investir em compra e vendas, com um serviço de Ads exclusivo e outras funções de texto e postagem automática.

5 ferramentas mais usadas do Facebook

Agora que você sabe o que é o Facebook, quais são seus objetivos como rede social e porque ele é importante para um negócio online, está na hora de conhecer as 5 ferramentas do Facebook mais usadas. Elas foram criadas para garantir o engajamento de sua rede, mantendo os bons números e os resultados positivos.  

Vale lembrar que além dessas ferramentas, o usuário necessita de boas estratégias de marketing digital e de ações efetivas na rede para obter um resultado proveitoso. Aqueles que buscam ferramentas para ajudar com essas questões, mas que não investem em publicações e anúncios, não terão bons resultados. 

1. Facebook Insights

Essa é, atualmente, uma das ferramentas do Facebook mais eficientes. Ela foi criada pela própria plataforma para entregar métricas que auxiliam os administradores de páginas a criar conteúdos, acompanhar o volume de seguidores, os sucessos de publicações, e outras vantagens.

Todos os relatórios são entregues ao usuário para que ele compreenda o que vem ocorrendo com sua página, como ela vem desempenhando e, a partir disso, ele irá criar ações que possam favorecê-lo. 

2. Facebook for Creators

O Facebook for Creators é mais uma das ferramentas do Facebook que foram criadas pela própria rede social. Ao contrário do Facebook Insights, ela foi criada exclusivamente para os criadores de conteúdo em vídeo. Nela, os usuários encontram recursos para produzir e editar seus conteúdos, além de obter métricas próprias para os vídeos. Tudo isso pensado para garantir o engajamento desse tipo de publicação. 

3. Facebook Ads

É possível perceber que o Facebook se preocupa com o desenvolvimento de conteúdos e administração de páginas. Isso porque a própria rede social criou diversas ferramentas para que seus usuários pudessem garantir o bom uso e engajamento dentro da plataforma. O Facebook Ads, por exemplo, foi criado para que os usuários pudessem criar campanhas de marketing digital, diretamente da rede social, além disso, obter as métricas referentes a tal publicidade.  

Essa é uma das ferramentas do Facebook mais conhecidas, e é fundamental para aqueles que desejam vender na rede social. A partir do Ads, também é possível criar campanhas para o Instagram. 

4. HowSociable

O HowSociable é uma das ferramentas do Facebook que não foi criada pela plataforma. Ela foi criada a partir de uma métrica para calcular o impacto de sua marca em várias redes sociais, incluindo o Facebook. Além da rede social, é possível analisar o LinkedIn, YouTube, Google Plus, Tumblr, WordPress, Blogger, entre outros. 

É preciso frisar que,  para analisar as métricas de sua marca no Facebook, é preciso ter uma conta profissional, ou seja, sua conta deve ser comercial para que seja possível obter os dados de sua marca.  

Uma das grandes vantagens do HowSociable é que ele te permite observar páginas concorrentes e obter informações fundamentais sobre essas páginas, que podem te ajudar com a criação de estratégias.  

5. Fanpage Karma

Por último, mas não menos importante, temos uma das ferramentas do Facebook mais simples, porém mais completa. O Fanpage Karma é uma ferramenta que analisa sua página no Facebook e indica as melhorias mais eficazes para o seu perfil. Ele mostra dicas de publicação, indica os melhores horários e dias para o seu público, os tópicos mais relevantes, detalhes de sua audiência e muito mais. 

A ferramenta é perfeita para aqueles que buscam melhorar seu marketing digital, mas não sabem como. O Fanpage Karma possui uma versão teste que te permite experimentar todas as suas funções com antecedência. Agora que você já sabe quais são as melhores ferramentas do Facebook, está na de começar a utilizá-las para impulsionar o seu negócio na rede social. Se você deseja ir além e se tornar um especialista em marketing digital e vendas na web, nós temos o que você procura! Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre como criar estratégias para as redes sociais, como criar bons conteúdos, os melhores horários para publicá-los e muito mais!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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