fbpx

Postar vídeo no YouTube: Qual o melhor dia para postar?

O YouTube se tornou uma das plataformas mais importantes para vendas e promoções dos últimos anos. Muitos usuários ganham dinheiro com a publicação de vídeos, os famosos youtubers, tudo isso porque o YouTube se tornou um dos maiores buscadores do mundo, ficando atrás apenas do Google. Para se destacar na plataforma, no entanto, é preciso postar vídeo no YouTube e manter uma frequência de postagens, esses elementos são fundamentais para o algoritmo compreender seu desempenho.

Além da frequência, a originalidade e qualidade do vídeo são muito importantes, tudo para que, ao postar vídeo no YouTube, você possa conquistar os usuários da plataforma, atraí-los para o seu canal, ser notável em qualquer que seja o ramo de seus vídeos e ganhar o maior número de inscritos possível. Vale lembrar que o YouTube remunera seus vídeos por meio do número de visualizações dos conteúdos e pelo número de inscritos, por isso, não basta ter um milhão de inscritos, mas vídeos sem desempenho, ou o contrário.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos como criar os melhores conteúdos para a plataforma e, o mais importante, a frequência ideal de postagem no YouTube!

 Saiba a frequência ideal para postar vídeo  no YouTube. | Foto: Unsplash.

Como criar um bom vídeo para o YouTube

Antes de saber qual a frequência ideal para postar vídeo no YouTube, é preciso compreender como se cria bons conteúdos para a plataforma. Isso porque, como foi dito anteriormente, não basta apenas publicar diversos vídeos, eles devem ser originais, de qualidade e na medida certa.

O primeiro passo para criar um bom conteúdo para postar vídeo no YouTube é escolher o seu nicho, ou seja, em que meio você irá se especializar. Os nichos mais comuns são: jogos, moda e beleza, marketing, tecnologia e DIY’s. Lembre-se que o YouTube é uma plataforma que permite o usuário falar sobre tudo, desde que respeite as suas diretrizes.

Em seguida, você irá determinar a pauta de seus vídeos, o tema dos próximos 5 ou 10 minutos. O tema é diferente de nicho, o nicho é o meio em que aquele assunto se encontra, o tema é sobre o que o vídeo em específico irá tratar. Por exemplo, o usuário escolheu fazer parte do nicho de jogos e o tema que ele escolheu para o seu primeiro vídeo é “Os melhores jogos de 2022”. Repare que o nicho e o tema se casam!

Após escolher um tema, você irá pesquisar tudo sobre ele e, em seguida, montar um roteiro para o seu vídeo. Quando tudo estiver pronto, está na hora da gravação. Para gravar um vídeo de qualidade é preciso um bom cenário, boa iluminação, câmeras e microfone de qualidade.

Assim que gravar, edite seu conteúdo, deixando-o compreensível, objetivo e claro. Adicione trilha sonora, efeitos, entre outras configurações que agregam valor ao seu material. Em seguida, publique esse vídeo no YouTube e invista na divulgação de seu conteúdo em outras redes sociais.

Qual a frequência ideal para postar vídeo no YouTube?

Agora que você já sabe como criar um conteúdo de qualidade para a plataforma, está na hora de saber a frequência ideal para postar vídeo no YouTube. Pois bem, como dissemos anteriormente, além da frequência, a qualidade do vídeo é fundamental, podendo ser descrito como o ponto mais importante para que seu conteúdo se destaque na plataforma.

Recomenda-se para canais que estão começando, publicar, no mínimo, dois vídeos por dia e até três vezes na semana. Isso irá garantir uma boa frequência de conteúdos, alimentando seu canal. Essa estratégia é adotada para que os inscritos criem o costume de consumir os vídeos, comentar e compartilhar. Canais maiores, que conseguem bombar seus conteúdos, podem publicar um vídeo por dia, até três vezes na semana.

Lembre-se que a qualidade é o que realmente importa, por isso, se você está começando agora e não consegue produzir dois conteúdos por dia, sem problema! Aposte então na qualidade em vez da quantidade.

Mas qual o número mínimo de vídeos?

Não existe um máximo para se produzir, no entanto, o número mínimo de vídeos para publicar na semana, mantendo seu engajamento, são dois vídeos. Ou seja, durante uma semana (sete dias), o criador de conteúdo deve publicar ao menos dois vídeos. Isso porque o próprio Google estabelece como critério para ranquear conteúdos, de dois a três conteúdos por dia em um canal para que um vídeo seja ranqueado.

Além disso, postar vídeo no YouTube pelo menos duas vezes irá garantir que você tenha visibilidade e audiência, fatores fundamentais para manter um canal no YouTube. Canais que param de publicar ou publicam muito pouco podem sofrer esquecimento por parte do público.

Em resumo, é fundamental que você, criador de conteúdo, crie uma rotina para as suas publicações. Lembre-se da importância de acompanhar os períodos em que seus inscritos consomem seus conteúdos, por exemplo, se você percebe que sua maior audiência é às segundas-feiras, às 15 horas, é fundamental que você passe a publicar sempre próximo aquele horário e dia da semana.

Ainda é possível afirmar que não há um melhor horário ou dia para postar vídeo no YouTube, essa relação dependerá da rotina de seus inscritos. Alguns horários, no entanto, são conhecidos por conseguirem bons resultados, como às 20 horas, período em que muitas pessoas já estão em casa, sem trabalhar e prontas para ver um vídeo. Além disso, os fins de semana também são muito bons para publicar, uma vez que as pessoas estão desocupadas, em busca de algo para assistir.

Em resumo, é preciso postar vídeo no YouTube no mínimo duas vezes por semana, para que seu canal crie audiência, relevância e possa ranquear no Google. O mais importante, contudo, é produzir vídeos de qualidade, que sejam atrativos para o seu público-alvo na plataforma. Agora que você já sabe a frequência ideal para postar vídeo no YouTube, está na hora de começar a publicar seus vídeos no segundo maior buscador do mundo. Mas, se você deseja ir além e se tornar um especialista em marketing digital e vendas na web, nós temos o que você procura! Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre como criar estratégias para as redes sociais, como criar bons conteúdos, os melhores horários para publicá-los e muito mais!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.