fbpx

Como ranquear no YouTube de forma saudável

Muitas pessoas conhecem ou já ouviram falar do YouTube, uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Você já imaginou ter feito um vídeo todo trabalhado e editado, mas, no final, ele desaparece no meio dos inúmeros vídeos do YouTube? Definitivamente isso é bem frustrante. Contudo, existe uma forma de evitar que isso aconteça, ranqueando melhor ele no YouTube. A pergunta que fica é, como ranquear no YouTube? Preste bem atenção que você vai entender de uma vez por todas como ranquear no YouTube.

Em primeiro lugar precisamos entender o que é ranqueamento. Ele é o posicionamento nos resultados das buscas, e é justamente esse fator que denomina se o seu vídeo vai ou não aparecer entre os primeiros. Mas você deve estar se perguntando, quem denomina isso? Quem é o responsável por decidir esse ranqueamento do vídeo?

Esse cálculo é feito através de um algoritmo complexo do YouTube, feito para garantir exatamente aquilo que o usuário está procurando e, assim, tornar para ele uma experiência incrível, que faça com que ele volte a acessar a plataforma para assistir mais conteúdos. Existem diversas formas de melhorar o ranqueamento do seu vídeo, variando de mudanças simples até algo mais complexo. A seguir, você vai descobrir de uma vez por todas como ranquear o seu vídeo no YouTube.

A Ser Notável te ensina como deixar seu vídeo entre os primeiros no Youtube! Aprenda como ranquear no YouTube. | Foto: Unsplash.

1 – Acertar nas escolhas das Palavras-chave

Palavras-chave, também chamadas de Keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras que os usuários utilizam para pesquisar no campo de busca. Utilizar a palavra-chave “séries de comédias” pode ser mais efetivo do que “séries para dar risada”, por exemplo.

Uma ferramenta que ajuda bastante na hora de saber quais palavras-chave utilizar, é o Keyword Planner, nele você irá descobrir o desempenho da palavra-chave escolhida, bem como palavras-chave relacionadas que têm alta procura. Além disso, essa ferramenta é gratuita.

Quanto mais vezes você utilizar essas palavras-chaves, melhor ranking seu vídeo terá. Portanto, certifique-se de inseri-la no nome do arquivo (antes de subir o vídeo para o YouTube), na descrição de seu vídeo e também no título.

2 – Planejar roteiro para o vídeo

Um dos principais fatores para deixar o vídeo mais bem ranqueado é a taxa de retenção dos vídeos, ou seja, o quanto as pessoas permanecem assistindo aos seus vídeos. Não basta você caprichar na palavra-chave, no título mais chamativo, se os usuários fecham o vídeo logo depois de o escolherem.

Então, é de extrema importância que o seu vídeo consiga reter a atenção do usuário. Para isso acontecer,  fazer um roteiro ótimo é essencial, além da dinâmica e do tempo de duração do vídeo serem adequados para a plataforma do YouTube.

3 – Otimize a descrição e o título dos seus vídeos

Muitas pessoas usam essa descrição apenas para vincular suas redes sociais. Se você deseja melhorar o ranqueamento do seu vídeo dentro da plataforma do YouTube, o algoritmo prioriza descrições mais detalhadas, com pelo menos um ou dois parágrafos. Portanto, na hora de fazer a descrição do seu vídeo, preste muita atenção, use também palavras-chave na primeira frase para ajudar no ranqueamento no YouTube.

Além da otimização da descrição do vídeo, é preciso também ter uma boa otimização do título nos seus vídeos. Como dissemos na primeira dica: use palavras-chave no título, esse é um dos tópicos mais importantes para que o seu vídeo tenha um ótimo ranqueamento no YouTube.

É importante que seu título tenha uma boa taxa de cliques, então, crie um título que chame bastante a atenção para fazer com que os usuários cliquem. Para isso, o título não deve ser muito longo, 40 a 65 caracteres é uma boa média.

Saiba como ranquear no Youtube de maneira rápida e fácil com a Ser Notável. | Foto: Unsplash.

4 – Convença o usuário a permanecer no seu canal

Outra forma de ranquear no YouTube e deixar o seu vídeo ser notável é fazer uma boa CTA (Call To Action) no final de seu vídeo, que não é nada mais do que uma boa chamada para assistir a um próximo vídeo, cujo assunto tenha a ver com o vídeo atual. Outra opção para garantir que os seus vídeos sejam reproduzidos automaticamente clicando nas playlists , links na descrição e cards no decorrer do vídeo.

5 – Utilize tags(marcadores) em seu vídeo

Para finalizar, é fundamental que o algoritmo do YouTube entenda do que se trata o conteúdo do seu vídeo, isso afeta diretamente no ranqueamento, mesmo que essas tags não apareçam para o usuário. As tags são extremamente importantes na hora de recomendar vídeos relacionados ao usuário.

Não se esqueça que o ponto principal é a experiência do usuário na plataforma, então, tenha isso em mente e siga estas dicas. Com certeza você conseguirá melhorar a classificação do seu vídeo no YouTube.

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

*         Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;

*         Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;

*         Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário. Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter à disposição esses recursos, descobrir a fundo como ranquear no Youtube e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.