fbpx

Como ser empresário: 8 dicas para te ajudar a crescer

Para ser um empresário é importante exercer determinada atividade econômica, formalizando a sua inscrição na junta comercial. Desse modo, o empreendedor deve abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para conseguir ter acesso aos direitos e deveres e o documento pode ser adquirido na prefeitura da cidade. No entanto, antes de abrir um negócio, o ideal é ter conhecimento sobre administração, legislação empresarial e contabilidade. Assim, entenda como ser empresário de sucesso.

O empresário é constituído por pessoas responsáveis por exercer atividades econômicas. Saiba mais sobre como ser empresário. | Foto: Pixabay.

O que é um empresário?

Em primeiro lugar, para aprender como ser um empresário de sucesso, é importante entender o que é esse profissional. Nesse sentido, esse profissional é responsável por determinada atividade econômica, implicando na circulação de bens e serviços, com o objetivo de arrecadar lucro, ou seja, o empresário é o indivíduo que tem a finalidade de gerenciar os processos de produção, de maneira que as tarefas sejam voltadas ao fornecimento de produtos e à prestação de serviços, portanto, é importante reunir recursos que garantam o desenvolvimento dessas atividades.

Assim, o empresário deve registrar a sua organização na junta comercial antes do início das tarefas, devendo manter periodicamente as demonstrações contábeis e a escrituração regular dos seus negócios.

Por outro lado, existe uma exceção em relação aos registros das sociedades, porque as categorias simples irão adquirir somente o registo civil, enquanto a dos advogados, por exemplo, deverão ser registradas na Ordem dos Advogados do Brasil, pois não constitui uma atividade empresarial.

Desse modo, para o empresário individual, é essencial que seja realizado o arquivamento, ou seja, os processos de registro para alterar, constituir, extinguir e dissolver as sociedades e firmas mercantis individuais. Por isso, quem quer abrir uma empresa individual precisa atender a determinadas classificações, enquadrando-se em MEI (Microempreendedor Individual), Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Sendo assim, confira, no próximo tópico, como ser empresário:

8 dicas de como ser um empresário

Veja, a seguir, dicas de como ser um empresário:

Ame o que faz

É fundamental ir atrás das suas metas e objetivos, principalmente daquilo que realmente ama, assim, esse processo irá te motivar a produzir mais, aumentando a sua produtividade, além de permitir que as suas barreiras sejam derrubadas, pois quando realizamos algo que amamos, colocamos mais dedicação e força para que aquele projeto tenha sucesso.

Portanto, para saber como ser empresário, é preciso, primeiramente, identificar as suas metas e objetivos.

Esteja sempre motivado

A motivação é o combustível que estimula as ações no ambiente de trabalho, portanto, quem consegue desenvolver essa característica, alcança bons resultados e cumpre todos os objetivos, influenciando positivamente no comportamento dos outros colaboradores da empresa, tornando-a mais comprometida com as tarefas da organização. Em outras palavras, quanto mais motivação o profissional tiver, mais ele irá se esforçar para o cumprimento das atividades, aumentando a sua produtividade.

Logo, para aqueles que se perguntam como ser empresário, é preciso ter em mente que, para ser empresário, você precisa estar sempre motivado.

Seja ético

A ética é algo fundamental, com papel importante sob tudo o que você faz. Desse modo, o recomendado é ir em busca dos seus objetivos e buscar maior destaque em relação aos concorrentes no mercado, porém sempre com ética e dignidade. Assim, esse aspecto é essencial para que se tenha equilíbrio na sociedade, principalmente nas reflexões sobre as nossas ações.

Dito isso, para quem quer saber como ser empresário, é muito importante ter ética em tudo o que faz.

Ofereça aquilo que você acredita

Uma das principais qualidades para quem quer saber como ser empresário e  uma das mais exigidas por grandes corporações, é a habilidade de persuadir. Por isso, o empreendedor deve saber lidar com situações adversas, conseguir ingressar em algum projeto sem ajuda ou suporte de outras pessoas, contando apenas com os seus conhecimentos e competências.

Portanto, deve saber como convencer outros profissionais sobre o que você acredita ser correto, através de reflexões e argumentos inteligentes.

Busque sempre melhorar

O importante é sempre estar atrás do desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, portanto, esteja sempre aberto a melhorias. Além disso, uma boa estratégia de como ser empresário, é observar as ações dos seus concorrentes, pois esse processo ajuda em uma maior visão sobre o que está certo ou errado na sua empresa, como também ajuda nas tomadas de decisão.

Não desanime

É fundamental não desanimar, pois o início de toda empresa é complicado, então é comum surgirem imprevistos, mas o recomendado é que você mantenha foco e motivação para alcançar as suas metas e objetivos. Por isso, se você quer descobrir como ser um pequeno empresário, não desista e acredite no seu projeto.

Logo, esse é um dos segredos para uma empresa de sucesso: não desanimar. E também um dos passos de como ser empresário.

Invista em marketing

O marketing é essencial para divulgação da marca e engajamento do público, assim, facilita que você encontre o seu público-alvo, pois com aumento no número de compartilhamentos, você consegue alcançar potenciais clientes, aumentando o número de consumidores e, consequentemente, elevando a arrecadação de lucros e resultados.

Sendo assim, para saber como ser empresário é preciso, antes de mais nada, investir em marketing.

Contrate pessoas empenhadas

Busque por pessoas qualificadas e que possam agregar valores a sua empresa, assim, elas servem de engrenagem para direcionar o seu negócio ao sucesso. Além disso, profissionais com conhecimentos e habilidades desenvolvidas podem oferecer troca de experiências e ideias que ajudem positivamente a organização. Por isso, o ideal é buscar funcionários que tenham conhecimento sobre o segmento e sobre a função que desempenham na empresa.

Agora que você já sabe como ser empresário, comece com as dicas mais básicas, portanto, pesquise o mercado em que pretende atuar, analisando quem são os principais concorrentes e as principais estratégias para produção e divulgação. Desse modo, buscar maiores conhecimentos sobre a área também é importante para as tomadas de decisão e para saber como ser empresário.

Como ser empresário: o papel fundamental de um empresário é buscar melhorias para a empresa visando lucros e melhores resultados. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a como ser empresário e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *