Com o advento da tecnologia, a presença digital se tornou muito importante e uma forma de garantir isso é o Twitter para empresas. Isso porque, a maior parte dos consumidores, encontram-se nas redes sociais e acessam essas páginas todos os dias, buscando informações, pessoas, marcas, serviços e produtos. Além disso, o meio digital se tornou um dos meios mais eficazes de divulgação, garantindo campanhas de marketing de grande sucesso, principalmente entre os mais jovens. O Twitter, por sua vez, é uma rede feita para todos, na qual é possível encontrar vários tipos de pessoas, com interesses e desejos diferentes.
Dito isso, a seguir, saiba o que é o Twitter para empresas, como criar sua conta na rede social, como essa rede social funciona e quais são as vantagens do Twitter para empresas.
O que é o Twitter para empresas?
Assim como existem o Facebook para empresas e o Instagram para empresas, a rede social do passarinho azul também criou sua versão para negócios. Mas afinal, o que é o Twitter para empresas? Assim como a rede social em si, este é um microblog que permite textos até 280 caracteres, ou seja, pequenos textos de até 3 linhas, que contenham qualquer tipo de informação.
Contudo, a diferença entre o Twitter comum e a sua versão para empresas é o tipo de conta criada. Isso porque o Twitter para empresas utiliza uma conta corporativa, que permite ao usuário alguns benefícios que irão auxiliar em seu negócio.
Um exemplo de vantagem que o Twitter corporativo possui é que, com ele, o usuário pode publicar um número maior de tweets, mensagens, por dia. Enquanto o limite de publicações de uma conta comum é de 2.400 por dia, com intervalos de meia hora, os da conta corporativa são de quase 3.000 e com intervalos mais curtos. Além disso, as restrições para seguir usuários são menores, entre outros tipos de limites.
Todas essas ações permitem que os usuários do Twitter para empresas atraiam um maior número de seguidores, além de garantir uma presença digital.
Como criar um Twitter para empresas?
Para criar um Twitter para empresas, basta seguir o passo a passo:
1º Passo – Criar sua conta corporativa
O primeiro passo é criar uma conta na rede social e, para isso, o usuário irá entrar no site do Twitter para empresas e realizar seu cadastro. A criação da conta se assemelha ao de uma conta comum, porém, algumas informações adicionais serão exigidas. Após preencher suas informações, clique em “Enter” e aguarde a plataforma processar seus dados.
2º Passo – Crie seu @
Em seguida, a empresa definirá o seu nome na rede social, ou seja, como os usuários irão te encontrar no Twitter. O ideal é que a empresa use seu nome, que será acrescido de um @. Caso o nome da empresa seja muito grande, procure abreviá-lo ou colocá-lo como é conhecido pelo público. Por exemplo, uma empresa se chama Garagem de Carros do Max, porém, o público conhece como Garagem do Max, então utilize o nome @garagemdomax. Quanto mais fácil e direto for o nome, melhor.
3º Passo – Foto de Perfil
Assim que determinar seu nome no Twitter para empresas, o usuário deve escolher uma foto de perfil. É recomendado que a foto seja o logo da marca ou uma imagem que defina quem eles são. Por exemplo, nos últimos anos a loja Magazine Luiza vem sendo conhecida por seu avatar, a MagaLu. Por isso, a loja optou por usar uma foto do avatar em suas redes sociais, ao invés de seu logo.
4º Passo – Crie sua bio
A bio é uma descrição de sua empresa, que deve ser breve e objetiva. O Twitter para empresas permite que seus usuários criem um texto com até 160 caracteres, algo em torno de uma linha e meia. Recomenda-se que as empresas utilizem um link de comprar ou algo do gênero em sua bio da plataforma.
5º Passo – Adicione uma imagem de capa
Em seguida, o usuário deve definir sua imagem de capa, que servirá como um outdoor para sua empresa no Twitter. Além disso, essa etapa faz parte da criação de uma identidade visual para sua marca na rede social, por isso aposte em uma imagem que se relacione com a foto de perfil, seja na cor, nos padrões ou em outros detalhes.
6º Passo – Fixe um tweet
O último passo é definir um tweet para ser fixado na parte superior de sua timeline. Para isso, clique em “mais” no tweet que você deseja escolher e, em seguida, clique em “Fixar na sua página de perfil”.
Como funciona o Twitter para empresas?
O Twitter para empresas funciona de forma semelhante às contas comuns da rede social. Ele, no entanto, permite que os usuários publiquem um número maior de tweets por dia, com um intervalo menor entre eles, permitindo que o usuário siga um número superior de 400 pessoas por dia, além de ser mais fácil para adotar estratégias de marketing digital.
Isso porque, além de permitir algumas funções a mais no próprio microblog, o Twitter para empresas conta com um sistema de Ads, que é uma ferramenta de segmentação, facilitando o usuário a encontrar seu nicho dentro da rede social.
Para isso, a empresa irá criar uma conta corporativa no Twitter, configurá-la de acordo com sua marca e começar a publicar. O segredo para o sucesso nessa rede social é o número de publicações e o ritmo delas, porque o Twitter é uma rede social dinâmica, em que as coisas acontecem rapidamente e as pessoas interagem diariamente.
Sendo assim, é preciso estar atento às novidades e publicá-las em primeira mão, criando relevância dentro da plataforma. Além disso, o uso de recursos como imagens e vídeos auxiliam na aproximação do público.
Sendo assim, é possível afirmar que o Twitter para empresas funciona da seguinte maneira: a empresa cria sua conta corporativa na plataforma, aplica sua identidade visual e passa a divulgar seus serviços por meio de tweets e dos Ads da rede social.
Além disso, ela começa a seguir pessoas influentes e mostrar ao público sua presença naquele ambiente. É preciso criar ações constantes para criar dinamismo e relevância no Twitter. Essas ações, entretanto, devem ser organizadas e atreladas às estratégias de marketing digital, para atrair o público para sua página.
Vantagens de usar o Twitter
Existem algumas vantagens explícitas em usar o Twitter para empresas, que se sobrepõem até mesmo a vantagens de outras redes sociais. A primeira é a possibilidade de encontrar o meu nicho, pois nem todas as redes sociais possuem diversos tipos de usuários, por exemplo, as redes mais novas como o TikTok são atrativas para um público mais jovem, porém, não para os mais velhos.
Por isso, se seu público-alvo são pessoas com mais de 40 anos, a possibilidade de encontrá-los na rede social dos vídeos é menor que no Twitter. Isso porque, a rede do pássaro azul permite todos os tipos de publicações, sejam fotos, vídeos e texto, de forma dinâmica e sobre todos os temas. É possível compartilhar trivialidades, notícias e até opiniões, atraindo vários tipos de pessoas.
Além disso, o dinamismo de publicações da rede social permite que a marca invista em mais de um nicho e ao mesmo tempo. Outro ponto é que as publicações tendem a chegar mais rápido para o seu público, garantindo que eles vejam seu produto e sua marca antes de qualquer outra.
Outro ponto, esclarecido pelo próprio Twitter, é o interesse de seu público por novas descobertas. De acordo com a rede, eles são a plataforma número 1 de descobertas do mundo, ou seja, as pessoas descobrem produtos, serviços, marcas, entre outros, primeiro no Twitter. Além disso, 79% dos usuários da rede se interessam por novas descobertas, sendo assim, mais da metade dos usuários buscam por novidades. Os dados também apontam que 53% dos usuários do Twitter são os primeiros a comprarem e consumirem novos produtos e que 26% deles passam o dia visualizando anúncios da plataforma.
Sendo assim, o Twitter é a rede social ideal para divulgar produtos e marcas e criar relações com os usuários. Isso impulsiona as vendas e cria clientes satisfeitos, que se tornam clientes fidelizados. Ao fidelizar uma pessoa, a empresa garante um comprador frequente e que também atua como um divulgador da marca, de seus serviços e produtos. Agora que você já sabe tudo sobre o Twitter para empresas, está na hora de criar sua conta e investir nessa rede social. Mas se você não sabe como começar a publicar, o que publicar e nem em que momento, nós temos a solução! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, te mostra como administrar suas redes sociais e se tornar referência em sua área. Para isso, o usuário aprenderá como identificar seu público-alvo, como criar conteúdos assertivos, quais os melhores horários para suas publicações e quais estratégias devem ser adotadas em suas redes sociais. Interessou-se? Então conheça mais sobre o Método Sirius!