fbpx

Criar um podcast pode ser uma decisão estratégica?

Criar um podcast pode não parecer um bom negócio, isso porque muito se discute sobre a saturação do mercado em relação a esse tipo de conteúdo. Acontece que os podcasts estão em alta, e muitas pessoas buscam por conteúdos de qualidade em áudio, uma vez que durante um dia corrido ou como um passatempo relaxante, ouvir algo legal e de seu interesse se tornou extremamente atrativo.

Foi exatamente a facilidade de ouvir um podcast que tornou esse modelo de conteúdo tão popular, isso porque ele permite que o ouvinte ouça seu conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, é possível escolher os episódios que irá ouvir, pular partes dentro da própria faixa, pausar, entre outras funções. Tudo isso ainda permitindo que o ouvinte se informe ou se entretenha da melhor forma possível.

Saiba como criar um podcast e porque criar um podcast. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, a seguir separamos 5 estratégicos para você criar um podcast, perfeito para quem deseja entrar neste mercado, mas ainda está com um pé atrás em abraçar esse novo tipo de conteúdo!

Mas antes de mais nada, o que é um podcast?

Antes de saber quais os motivos estratégicos por trás de criar um podcast, é preciso compreender o que é podcast. Desde que esse modelo surgiu, ele é muito comparado ao rádio e tais comparações, em diversos aspectos, não são justas, uma vez que o podcast inova a forma como ouvimos programas e até mesmo notícias.

Um podcast é um conteúdo em áudio que pode ser ouvido a qualquer momento, além de ser possível pausar o conteúdo e retomá-lo em seguida. Para compreender melhor suas funções, pense em um vídeo, em que você pode dar play e pause quando quiser, pode sair e retornar no conteúdo em outros momentos, pode pular algumas partes, entre outras possibilidades. O podcast permite que os ouvintes experimentem conteúdos em áudio de uma forma única, algo que o rádio não nos proporciona, uma vez que é imediatista.

Como foi dito anteriormente, os podcasts se popularizaram devido a facilidade de produção, a sua alta potência de comunicação e a facilidade de o ouvinte acessar e consumir esse tipo de conteúdo, pois basta apenas abrir um aplicativo e dar play. Esse tipo de conteúdo é armazenado em plataformas de streamings, sites ou outros tipos de servidor que permitem o armazenamento e reprodução de áudios. Atualmente, existem podcasts disponíveis até mesmo no YouTube e alguns com transmissão ao vivo.

Em resumo, o podcast é um conteúdo em áudio que permite que os ouvintes tenham uma nova experiência com esse modelo. Ele possui funções parecidas com os vídeos (em relação ao modo de consumo), mas também possui características próprias do rádio, como programas dinâmicos, de entretenimento e que oferecem qualidade aos ouvintes. Na verdade, esse é o ponto que mais aproxima o rádio do podcast, o modelo criado para programas de entretenimento. Em relação ao tipo de conteúdo e as pautas abordadas, o rádio é imediatista, enquanto o podcast consegue abordar temas mais frios, sem parecer algo estranho ou desconexo dos interesses do público.

5 motivos estratégicos para você criar um podcast

Agora que você já sabe o que é um podcast, está na hora de conhecer os motivos estratégicos por trás de criar um podcast. Lembre-se, no entanto, que a produção de qualquer tipo de conteúdo é diferente para cada um, isso porque existem diversos fatores que influenciam nesse ponto. Por isso, as razões apresentadas a seguir podem não refletir a vivência de todos com esse modelo.

Além disso, tenha em mente que além dos motivos citados, existem sempre as motivações pessoais, que devem ser levadas em consideração. Pois por exemplo, você não gosta de conteúdos em áudio e sem grande sonho e investir em vídeos. Por que você, uma pessoa que ama vídeos, irá criar um podcast? Lembre-se que antes de mais nada, suas vocações e desejos importam.

Dito isso, a seguir, confira 5 motivos estratégicos para criar um podcast!

1. Baixos custos

Um dos principais motivos estratégicos para criar um podcast é o custo dessa produção. Em relação a outros tipos de conteúdo, como os vídeos, a produção de um podcast é bem mais barata. Isso porque é possível produzir um podcast apenas com o celular, utilizando seu microfone e um editor gratuito de áudio. Além disso, a qualidade dessas produções não são ruins, uma vez que os aparelhos celulares atuais são de extrema qualidade.

Mas também é possível investir mais dinheiro na produção de um podcast, bons equipamentos como microfone e fone de ouvido são ótimos, além da compra de editores de áudio de qualidade. Tais editores permitem você limpar ruídos de seu áudio, realizar cortes mais precisos, adicionar músicas, entre outras funcionalidades.

2. Personaliza a relação com o público

Esse é um dos motivos mais estratégicos para criar um podcast pensando em marcas, isso porque o que qualquer empresa busca é uma boa relação com o público e o podcast pode te possibilitar isso. Um áudio marketing de qualidade pode atrair novos clientes, além de ajudar a marca a se tornar referência em um determinado assunto.

Essa é uma estratégia de marketing que não vem sendo tão explorada no mercado, o que faz com que a concorrência seja baixa.

3. Formatos variáveis

Outro motivo para criar um podcast é que esse tipo de conteúdo permite diversos formatos, ou seja, ele se adapta muito bem às suas ideias e necessidades. É possível realizar entrevistas, debates, criar documentários, conversas informais, entre outros modelos. Isso garante que você atraia qualquer tipo de público e no formato que mais lhe agrada, algo perfeito para que você realize um bom trabalho.

É preciso, contudo, se atentar a necessidade que cada um dos formatos possui, pois para produzir uma entrevista eu preciso de determinados materiais e de um determinado roteiro, enquanto um documentário será feito de forma diferente.

4. Novas possibilidades financeiras

Os podcasts estão entre os conteúdos mais populares da atualidade, isso porque são fáceis de serem produzidos e de serem consumidos. Por isso, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro ao criar um podcast, seja por meio de patrocinadores, por meio de publicidade, venda de produtos, entre tantos outros.

Com isso, ao criar um podcast, uma empresa ou criador de conteúdo está garantindo mais uma forma de ganhar dinheiro, ou até mesmo diversas formas, uma vez que você pode ter patrocinadores, realizar anúncios e vender em um podcast.

5. Público fiel

Um podcast tem a capacidade de aproximar o público dos criadores de conteúdo, isso porque essas pessoas estão se comunicando diretamente com o ouvinte, em seus ouvidos e em seus streamings. Além disso, a forma como se comunica atrai o público, cria uma confiança entre eles. Sendo assim, ao criar um podcast você está garantindo um público fiel, ou seja, ouvintes que irão te acompanhar até o fim, que irão compartilhar seu conteúdo, apoiar o seu trabalho, entre outros.

Aposte sempre em uma comunicação direta, fale com as pessoas e mostre que você está ali com elas. É preciso criar um bom vínculo para que eles se tornem um público fiel. Agora que você já conhece os principais motivos estratégicos para criar um podcast, está na hora de começar o seu próprio programa e aproveitar todos os benefícios que os podcasts podem te proporcionar. Mas se você deseja ir além e quer se tornar referência em seu nicho na internet, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, te mostra como produzir os melhores conteúdos, como identificar seu público-alvo, quais os melhores horários para publicar seus conteúdos e muito mais. Gostou? Então confira tudo sobre esse método inovador!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.