fbpx

Produção de vídeo: aprenda com quem já errou

Nos últimos tempos, a produção de vídeo vem se popularizando na internet, isso porque este tipo de conteúdo caiu nas graças do público por sua facilidade de consumo, na qualidade dos materiais, entre outras razões. Essa é uma ferramenta perfeita para engajar o público em seu negócio, transmitindo quais são os ideais de sua empresa e cativando aqueles que possuem algum tipo de interesse em sua marca.

Acontece que a produção de vídeo não é algo tão simples. Isso porque uma boa produção envolve diversas etapas de organização, exige preparação, além de bons equipamentos e uma boa pesquisa sobre o assunto. Sem isso, sua produção de vídeo poderá virar um caos, e ao invés de expor suas ideias de forma clara e concisa, atraindo o público para você, esse conteúdo irá afastar as pessoas de sua marca.

Saiba tudo sobre a produção de áudio e vídeo e quais os principais erros durante a gravação de vídeo. | Foto: Freepik.

A seguir, apresentaremos para você os principais erros em produção de vídeo que alguém pode cometer, para que você nunca mais deslize na hora de criar os melhores conteúdos para a internet!

O que é produção de vídeo?

Antes de conhecer os principais erros cometidos durante a produção de vídeo, uma dúvida que pode ficar é: o que é uma produção de vídeo? Para alguns, esse questionamento pode parecer bobo, mas para aqueles que estão começando agora no mercado vale a pena saber.

A produção de vídeo nada mais é que a criação de conteúdos em vídeo, mas quando pensamos em produção, estamos nos referindo a todo o processo que envolve criar esse tipo de conteúdo. Ou seja, desde a escolha do tema, a pesquisa que realizamos a respeito da pauta que separamos, a construção de um roteiro até a publicação desse conteúdo em um site ou nas redes sociais.

Esse é um processo longo e que deve ter cada uma de suas etapas respeitadas, pois um erro cometido em qualquer parte pode prejudicar todo o resto. Por exemplo, um erro no roteiro leva a um erro durante a gravação do conteúdo e a um erro durante a edição do vídeo. Esse erro pode ser extremamente prejudicial para quem está consumindo e até mesmo para você, pois as informações que transmite passam a ser descredibilizadas pelo público.

Uma boa produção de vídeo envolve as seguintes partes: a escolha de um tema e, em seguida, a escolha de uma pauta. Ou seja, após escolher um tema para seu vídeo, por exemplo, você escolhe falar sobre um determinado alimento que faz bem à saúde, você irá em seguida pensar em um recorte para ele, como os 10 benefícios desse alimento para o dia a dia.

Em seguida, após a escolha de sua pauta, é preciso pesquisar sobre o assunto, selecionando apenas fontes confiáveis. Após a pesquisa, escrevemos um roteiro que irá nos guiar durante a gravação do conteúdo e durante a edição deste conteúdo. Com tudo preparado, está na hora de gravar e, em seguida, editar o seu material. Por último, mas não menos importante, precisamos publicar esse material em algum site, blog ou até mesmo nas redes sociais.

 5 erros mais comuns durante a produção de vídeo

Agora que você já compreende o que é a produção de conteúdo, quais são as principais etapas que envolvem esse processo, está na hora de conferir os principais erros envolvendo a produção. Tais erros são bem comuns no dia a dia de quem está produzindo, mas como dissemos anteriormente, esses erros podem prejudicar a qualidade de seus vídeos e até mesmo descredibilizar a sua marca. Isso porque tais erros passam ao público a seguinte mensagem: estou fazendo esses vídeos de qualquer forma e não me importo com a qualidade do que irão assistir.

Além disso, é fundamental se atentar a veracidade das informações que serão transmitidas, isso porque o público irá confiar no que está sendo dito por você, afinal seu vídeo será a fonte de informações que eles buscarão. Essas informações falsas podem atrapalhar o aprendizado de seu público o que poderá acarretar inúmeros problemas.

Dito isso, confira os principais erros quando falamos em produção de vídeo!

1. Uma pesquisa de má qualidade

Dissemos anteriormente que uma boa pesquisa sobre o tema que será tratado é fundamental para a produção de vídeo. Isso porque essas são as informações que você irá transmitir ao público e qualquer dado errado ou notícia falsa pode ser fatal para quem produziu e quem está assistindo. Além disso, uma boa pesquisa garante que você terá um bom conteúdo, completo com todas as informações que o público necessita.

Por isso, faça uma boa pesquisa e recolha dados e informações de fontes confiáveis, como jornais, revistas, blogs de especialistas, outros vídeos, entre outros. Quanto maior o número de informações, melhor será a construção de seu roteiro.

2. Um roteiro ineficaz

 Em seguida, o erro mais crítico para a produção de vídeo é um roteiro ineficaz. Ele pode ser falho devido a sua pesquisa, pois com poucas informações ou informações erradas a construção dele será prejudicada, ou pelo mal desenvolvimento de uma das partes de seu roteiro. Por exemplo, não especificar suas falas ou os momentos de corte podem confundir quem está gravando e que irá editar o vídeo.

 Por isso, recomenda-se que a produção do roteiro seja feita sem pressa, seguindo etapa por etapa, para que nada fique de fora. Além disso, é preciso revisar o que foi escrito, desde as informações até a ordem que irá seguir em seu vídeo e na edição.

3. Péssima qualidade de áudio

Pode parecer um absurdo, mas antes de uma boa imagem é preciso ter um bom áudio. Isso porque uma imagem com uma qualidade mais baixa pode ser tratada na edição ou até mesmo pode não ser um grande empecilho para o público, mas um áudio ruim é impossível. Lembre-se que mais importante do que você são as informações transmitidas, por isso sua fala deve estar clara para todas as pessoas.

 Cuidado com microfones de baixa qualidade, ambientes barulhentos, interferências no som, entre outros fatores que podem prejudicar seu áudio. Mas cuidado! Isso não quer dizer que você não deva se atentar a qualidade de seu vídeo, é preciso uma boa câmera para a produção de vídeo.

4. Economizar demais

A produção de vídeo não é algo barato, mas também não é o tipo de produção mais cara do mundo. É preciso ter um equilíbrio, principalmente no começo, quando ainda não há um retorno financeiro. Por isso, recomenda-se o investimento em bons equipamentos, que irão garantir a uma boa produção de vídeo. Microfones, luzes e câmeras de qualidade podem ajudar a entregar conteúdos de qualidade.

Por isso, evite economizar com esse tipo de equipamento e economize em outros pontos, como editores de vídeo muito caros ou cenários extravagantes. Ambos podem ser feitos com um orçamento menor, mesmo assim são muito bons.

5. Não otimizar o conteúdo digitalmente

Por último, mas não menos importante, um erro cometido por muitos durante a produção de vídeo é não o otimizar para a internet. É preciso um título atrativo, tags de qualidade, uma descrição do conteúdo, entre outros pontos fundamentais para um bom desempenho online. Além disso, estabeleça uma estratégia para a distribuição de seus vídeos, pois isso irá ajudar com sua otimização.

Agora que você já conhece os principais erros na produção de vídeo, está na hora de você produzir seus próprios conteúdos. Mas se você deseja ir além e quer se tornar referência em seu nicho na internet, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, te mostra como produzir os melhores conteúdos, como identificar seu público-alvo, quais os melhores horários para publicar seus conteúdos e muito mais. Gostou? Então confira tudo sobre esse método inovador!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.