fbpx

Passo a passo para usar o Youtube Adsense

Quer ter retorno financeiro na internet? Então, você deve saber como funciona o Adsense no Youtube. Essa é uma ferramenta que vai te ajudar nos processos de monetização, ou seja, faturar com seus infoprodutos. Por isso, os melhores criadores de conteúdo brasileiros utilizam o YouTube Adsense como estratégia para bombar no engajamento digital.

No entanto, esse é um tema que costuma trazer dúvidas, principalmente acerca do pagamento. O ideal é procurar por vídeos que mostrem sobre o funcionamento do Youtube Adsense  e, o principal, como gerar receita na web. Continue conosco para melhorar o desenvolvimento do seu próprio canal.

Em outras palavras, o Google Adsense no Youtube funciona como uma plataforma de publicidade, ou seja, oferece funcionalidades que permitem lucrar com seu canal. Assim, por meio dessa ferramenta de monetização, a plataforma pode utilizar anúncios diretamente nos seus vídeos e, claro, te recompensar financeiramente pela “vitrine” digital. Por outro lado, antes de saber como funciona o Youtube Adsense, é preciso entrar no Programa de Parcerias do Youtube. Em inglês, a sigla significa Youtube Partner Program (YPP).

Entenda tudo sobre como utilizar o YouTube Adsense a favor do seu negócio com a Ser Notável. | Foto: Freepik.

O que é Youtube Partner Program (YPP) e suas qualificações

Fazer parte do grupo de usuários do Programa de Parcerias do Youtube é uma das grandes estratégias para lucrar com produções digitais. Porém, para adicionar o bloco na rua e ganhar dinheiro com essa ferramenta, é preciso se qualificar no YPP. Assim, esses são os principais requisitos de qualificação:

Seguir as políticas de monetização

Siga as regras para gerar receita da plataforma.

Residir em um país no qual o YPP está disponível

Embora o Youtube seja uma plataforma mundialmente acessada e conhecida, o programa de monetização não atinge todo o globo.

Obter acima de 4 mil horas de exibição dos seus conteúdos (em 12 meses)

A frequência de posts é super importante para a monetização de seus vídeos.

Contar com mais de 1.000 inscritos no seu canal

Além da frequência de postagens, é importante ter visualizações e engajamento para ganhar dinheiro no Youtube.

Ter vinculada uma conta do Google AdSense (para um ou mais canais)

A fim de receber retornos financeiros e gerar receita. Por isso, é importante ler os Termos e Condições do AdSense (e concordar com eles). Afinal, em caso de violação, a monetização pode ser desativada.

Configuração da conta no AdSense

Existem algumas instruções básicas para vincular a conta do Google AdSense ao canal do Youtube. Desse modo, é possível iniciar uma nova conta ou usar uma já existente. Assim, para quem não sabe se tem uma conta Adsense: verifique nos seus e-mails as mensagens enviadas por “Adsense” ou “[email protected]”.

Outro requisito é que cada beneficiário pode ter apenas uma conta desse serviço. Se já existir outra conta vinculada ao seu nome, será preciso encerrá-la ou mudá-la. Por outro lado, para quem tem uma conta aprovada do Adsense, faça o login na conta do Youtube e acesse a monetização.

Em seguida, clique em “Inscreva-se no Google AdSense” e escolha a conta para vincular. Por fim, você será direcionado para o local de inscrição do Adsense, para confirmar se a conta está correta ou optar por “usar outra conta”. Além disso, não se esqueça de “Aceitar associação” e, logo depois, você será redirecionado para a página “Monetização” do Youtube Studio. Assim, quando você vincular a conta do Adsense ao canal, esse passo aparece como “Concluída”. Literalmente, um sinal verde surge no card “Inscreva-se no Google AdSense”.

Para os usuários que ainda não tem uma conta aprovada do Adsense, o ideal é começar realizando o login na conta do Youtube e então acesse a página de monetização. Logo depois, clique em “Iniciar” direto no card “Inscreva-se no Google AdSense” e realize sua autenticação novamente. Em seguida, o próximo ponto é escolher a conta Google que será utilizada para fazer seu login no AdSense.

Nesse sentido, é necessário apenas seguir as instruções na tela para iniciar sua nova conta do AdSense. Confirme os dados (para receber o dinheiro) e envie a inscrição. Por fim, você será redirecionado ao YouTube Studio, onde aparecerá uma mensagem indicando que a inscrição do AdSense foi recebida. O prazo de finalização e aprovação gira em torno de 48 horas, sendo que você receberá um e-mail quando tiver o “sinal verde”.

Primeiras etapas da monetização

A última etapa, para fechar a lista com chave de ouro e te deixar sabendo como funciona o Adsense no Youtube é a monetização, ou seja, o pagamento do Google pela publicidade que é colocada nos vídeos produzidos que você posta. Em outras palavras, o AdSense posiciona anúncios nos conteúdos de quem está cadastrado nessa iniciativa. Nesse sentido, a cada clique no vídeo postado, o Google irá repassar uma porcentagem para a conta vinculada. Essa “recompensa” pela adição de anúncios pode ser efetivada de diferentes maneiras, por exemplo, conforme a quantidade de visualizações e de cliques, o perfil do conteúdo produzido e afins.

Em geral, a realização do pagamento é feita uma vez por mês, quando se atinge o valor mínimo de lucro, isto é, cerca de 100 dólares. Assim, esse valor é convertido em reais, com base na cotação diária. Agora que você já sabe como funciona a monetização na plataforma do Youtube Adsense, e quer ser visto e reconhecido pelo seu trabalho, o ideal é buscar por novas estratégias e estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado. Mas se você deseja ir além e quer se tornar referência em seu nicho na internet, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, te mostra como produzir os melhores conteúdos, como identificar seu público-alvo, quais os melhores horários para publicar seus conteúdos e muito mais. Gostou? Então confira tudo sobre esse método inovador!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.