Assim como a identidade visual, sonora e olfativa, a identidade verbal faz parte do conjunto que integra o posicionamento de mercado da marca. Quando uma marca se posiciona de forma correta, os resultados são mais clientes engajados e mais negócios fechados. Por isso, acertar na identidade verbal é extremamente importante.
Quer aprender tudo sobre identidade verbal de marca? Continue a leitura!
O que é
A identidade verbal faz parte de um conjunto que integra a imagem da marca. Esse conceito consiste na forma de se comunicar da empresa com seus clientes e consumidores em potencial. A forma de se comunicar diz muito sobre a personalidade e as vivências de uma pessoa, e com as empresas não é diferente.
Quando uma empresa constrói uma identidade verbal, ela está decidindo a forma como irá se comunicar com o seu público. E essa maneira de se comunicar influencia diretamente nos resultados da companhia. Nos próximos subtítulos, você entenderá o porquê.
Conteúdos
Existem alguns elementos que compõem uma identidade verbal, cada um deles influencia na forma de se comunicar da empresa, por isso, todos são de extrema importância. Veja, a seguir, quais são esses elementos e um pouco sobre eles:
- Nome da marca: também chamado de “naming”, o nome da marca representa parte importante de sua identidade verbal;
- Tom de voz: o tom de voz adotado pela empresa é a forma como ela vai se comunicar com o cliente, público em potencial e seus colaboradores. Esse elemento reflete a personalidade da marca;
- Mensagem: a mensagem representa tudo aquilo que a empresa deseja passar para os seus clientes. Consiste, basicamente, no tema ou temas que serão tratados pela marca;
- Tagline: já tagline é uma frase curta que representa a essência do negócio;
- Slogan: o conceito de slogan é muito parecido com o de tagline, a diferença é que, diferente da tagline que fala da marca, o slogan é uma frase curta que fala sobre um produto ou serviço;
- Estilo de texto: por fim, estilo de texto também é um elemento que possui muita importância na construção da identidade verbal como um todo.
Como usar
A identidade verbal deve ser utilizada sempre que a empresa se comunicar, independentemente do canal. Ela deve ser utilizada na comunicação com o colaborador, nos e-mails da empresa, embalagens dos seus produtos, artigos do blog e postagens em redes sociais. Toda vez que a empresa se comunicar, ela deve fazer isso pensando em sua identidade verbal.
A identidade verbal da empresa precisa ser coerente, por isso não deve ser algo superficial. A identidade verbal precisa ser baseada na cultura da empresa, ou seja, na personalidade da marca. Então, antes de construir sua identidade verbal, entenda exatamente o que é o seu negócio online, qual é o seu produto e para quem ele é feito.
A marca deve ser amiga do cliente. Então, tenha em mente que os dois precisam se identificar e a comunicação é diretamente responsável por essa identificação. Por isso, pense e utilize sua linguagem verbal de forma que a sua empresa se aproxime do consumidor e consiga causar emoções nele.
Importância
Para promover um negócio online, é preciso elaborar boas estratégias de marketing. E toda estratégia depende de comunicação verbal eficaz para funcionar. É por isso que, quando a identidade verbal da empresa é mal feita, isso interfere diretamente nos negócios.
Esse erro causa ruídos na comunicação. Então, uma identidade verbal mal construída resulta em uma empresa que não sabe se colocar. E, quando a marca falha ao se comunicar com um cliente em potencial, a tendência é que ele procure uma solução para o seu problema em outro lugar.
Às vezes, sua solução pode até ser melhor. Mas nada adianta se você não souber se conectar com o cliente, estabelecer uma relação de confiança e mostrá-lo todos os benefícios do seu produto. A falta de comunicação destrói relações, e essa afirmação cabe muito bem no mundo dos negócios.
Como fazer (elementos)
Nome da marca, tom de voz, mensagem, tagline, slogan e estilo de texto são os elementos que compõem uma identidade verbal de marca. Todos orientam a forma de se comunicar da empresa e cada um tem sua devida importância.
Para trabalhá-los, é necessário considerar os principais aspectos que já foram falados aqui, são eles: público-alvo e personalidade da marca. Afinal, não faz sentido criar um slogan com linguagem extremamente formal se o seu público-alvo é composto por jovens skatistas que se comunicam por gírias. Assim como não faz sentido construir uma marca com uma personalidade completamente descontraída e querer usar um tom sério para se comunicar.
Também, é importante levar em conta que todos esses elementos precisam estar alinhados de forma que demonstrem consistência e reflitam a essência da marca. O nome, tom de voz, mensagem, tagline, slogan e estilo de texto da marca precisam estar mirando na mesma direção.
Por fim, identidade verbal não se constrói de uma hora para a outra. É preciso estudar muito bem a empresa e o público para que a comunicação da companhia seja eficaz e traga bons resultados. A imagem da marca deve ser coerente e a identidade verbal faz parte disso.
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