fbpx

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para cada cliente aconteça no seu site. Pensando nisso, é essencial criar uma boa estratégia focada em melhorar as conversões do site com o passar do tempo, a fim de sempre gerar bons resultados. O nome dessa estratégia é CRO.

Mas o que é CRO, afinal? A sigla significa Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão, em português. Seu negócio pode ser pequeno, médio ou grande e pode estar em qualquer setor do mercado, o CRO com certeza vai te ajudar a aumentar muito o ROI de marketing.

Essa estratégia baseia-se na melhoria a longo prazo dos elementos do website, visando atrair e converter cada vez mais usuários. Em resumo, ao usar o marketing digital, é provável que você faça do seu site um canal de investigação e vendas, no qual os leads podem necessitar de um orçamento ou até mesmo contratar um serviço.

CRO: como otimizar a taxa de conversão do seu site. | Foto: Freepik.

A pergunta aqui é: do total de visitantes, quantos realmente estão sendo impactados e se tornando possíveis clientes? O número que mostra isso leva o nome de taxa de conversão. O foco por trás do CRO é justamente otimizar essa taxa e tornar o seu processo de venda muito mais eficiente e lucrativo, consequentemente.

Tudo é feito por meio de testes que procuram entender o que funciona melhor para envolver os visitantes de uma página e conquistá-los. Existem inúmeros elementos a testar e diversas formas de fazer isso, mas o objetivo do CRO se mantém o mesmo: convencer cada vez mais pessoas a chegar ao fim do processo de compra.

Qual a fórmula da conversão?

Antes de entender a fórmula de conversão, observe o exemplo: imagine que você tem uma Landing Page que atrai 1000 visitantes todos os meses, mas só 100 pessoas desse total fazem o download da sua oferta, que é um eBook. Para começar o processo de otimização dessa conversão, é preciso entender os conceitos que fazem parte desse termo.

Em CRO, uma conversão é algo bem mais abrangente do que transformar um visitante em um lead: envolve diferentes ações que a pessoa que visita o site pode tomar. Observe algumas ações que podem ser consideradas como possíveis conversões:

●    clicar em um banner;

●    navegar e entender os conteúdos de sessões-chave do site;

●    efetuar a compra da loja virtual;

●    iniciar um teste de software;

●    fazer um pedido de contato com um vendedor.

Definir o tipo de conversão que melhor funciona no seu site é essencial para saber quais são seus resultados. E claro, além de saber qual é o tipo da conversão que se adequa melhor aos seus objetivos, é primordial saber quais são as variáveis que fazem parte deste cálculo.

O MECLABS, um instituto norte-americano especializado na ciência da otimização e conversão, criou uma fórmula ideal que desmembra uma conversão:

C = 4m + 3v + 2(i-f) – 2a

●    C = probabilidade da conversão;

●    m = motivação;

●    v = valor da conversão;

●    i = incentivo;

●    f = fricção;

●    a = ansiedade.

Saiba a diferença entre CRO e SEO

A diferença entre esses dois termos é grande, mas é normal a confusão para quem ainda não tem muita experiência. Enquanto CRO é a otimização voltada para conversões, SEO é focado nos mecanismos de busca.

O principal foco do CRO, além das conversões, é a experiência dos usuários. Enquanto o SEO tem como principal objetivo melhorar o ranqueamento dos conteúdos do site nos mecanismos de busca.

Com o SEO, é possível encontrar clientes em potencial a partir do que eles pesquisam no Google, proporcionando a eles respostas que os levem a visitar o site. Já o CRO procura oferecer a melhor experiência possível assim que o usuário acessa a página. O primeiro visa o tráfego, enquanto o segundo visa as conversões.

5 erros para evitar no CRO

1. Superestimar o alcance do CRO: busque entender se o motivo das conversões estarem baixas é de fato por causa de algum elemento do site ou de fatores mais profundos, ou seja, se o CRO resolve mesmo ou não.

2. Ter pouca paciência ao testar uma hipótese: não se apresse na hora de tomar uma decisão, qualquer passo em vão pode resultar em alterações erradas e prejuízos futuros.

3. Não realizar testes simultâneos: realize os experimentos ao mesmo tempo, assim, todas as interações ocorrem no mesmo período.

4. Testar muitas variáveis de uma vez: se você ficar mudando os elementos toda vez em cada teste, como saber o que realmente influenciou na conversão? Vá com calma.

5. Usar os testes de outros no seu site: é aquele ensinamento básico, o que funciona para o outro, não necessariamente vai funcionar para você. Conheça o seu site e veja o que é melhor para os seus parâmetros.

Por que implementar o CRO no seu negócio?

Estar na internet antes era um diferencial, porém, nos dias de hoje, é fundamental. A popularização do mundo digital aumentou a concorrência nesse meio, fazendo com que as empresas procurem diversas maneiras de se destacar dos concorrentes e fugir da mesmice. É nesse momento que entra o CRO: otimizar a conversação do seu site pode ser o que vai te destacar no ambiente digital.

É fato que uma boa estratégia de CRO aumenta os resultados sem elevar custos com canais de aquisição, impactando e reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). De qualquer maneira, não se engane: não é apenas possuir um site impecável que isso vai gerar altas conversões e por isso não há necessidade de investir em CRO. Sempre haverá espaço para melhorias e a quantidade e a qualidade delas serão determinadas pelo quanto você mergulhar nos dados do seu site e entender como tudo funciona.

Estratégias para o CRO

1.   Teste versões das suas landing pages ao mesmo tempo;

2.   Crie um processo de qualificação de leads;

3.   Otimize seus posts com maior tráfego;

4.   Use chatbots para melhorar o atendimento e a experiência do cliente;

5.   Automatize os fluxos de trabalho;

6.   Use o remarketing para ajudar a manter o interesse vivo.

Método Sirius

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida das pessoas em diversas formas, principalmente no ramo de empreendimentos. Porém, muitas vezes, muitos desses empreendedores não atingem os resultados esperados. Mas, não se preocupe, por isso existe o Método Sirius.

Ele é feito especialmente para te auxiliar na criação de conteúdos que chamem a atenção do público-alvo, nas postagens dos conteúdos ideais, no momento ideal e na frequência certa e ainda no ganho de reconhecimento, visibilidade e seguidores em um negócio online.

Confira isso e muito mais funções e benefícios desse método para sua empresa clicando aqui. Agora você já sabe tudo sobre CRO e pode entender melhor sobre o que funciona e o que não funciona no seu site.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *