fbpx

Quais os melhores livros para aprender a empreender?

O empreendedorismo vai muito além de apenas criar o próprio negócio, assim, pode ser definido como a capacidade que determinado indivíduo tem para criar projetos inovadores, implementar mudanças no mercado e a capacidade de identificar problemas. Por isso, para se tornar um empreendedor de sucesso, o ideal é desenvolver algumas características e habilidades, desde a autoconfiança até a criatividade. Nesse sentido, a seguir, confira alguns livros para empreendedores iniciantes que podem ajudar no sucesso da sua empresa!

Empreendedores iniciantes: livros para aprender a empreender. | Foto: Pixabay/StartupStockPhotos.

O que é empreender?

Empreender é ir em busca das suas metas, objetivos, ou seja, dos seus sonhos. Assim, é estar intensamente comprometido com o seu propósito individual, causa esta que vai gerar valor para o coletivo. Empreender é ser resiliência para levar um “NÃO” e mesmo assim não desistir das suas metas e objetivos.

Além disso, empreender é compreender que nem sempre você vai ganhar, nem sempre aquele plano vai ter êxito, nem sempre você vai conseguir pagar todas as obrigações do mês, empreender é viver sem saber o quanto vai faturar nos próximos meses.

Os empreendedores iniciantes não podem ligar para estes fatores, pois os empreendedores iniciantes devem entender e saber onde querem chegar, saber que hoje eles podem andar a pé e amanhã poderão estar em seus carros do ano.

Os empreendedores iniciantes devem saber que hoje podem não ter nem o que comer ou vestir, mas amanhã poderão escolher qualquer um de seus ternos italianos para visitar o melhor restaurante de gastronomia da Itália.

Portanto, empreender é viver para deixar um legado, é viver para criar e construir história, é viver para contribuir com o desenvolvimento da raça humana. Nesse sentido, uma única pergunta fica na cabeça dos empreendedores iniciantes: “como eu posso mudar o mundo? ”. Exatamente porque esse é o desejo dos empreendedores iniciantes, mudar o mundo.

Por fim, empreender é se atentar para o planejamento, organização, desenvolvimento das metas, ou seja, é estar sempre trabalhando para conseguir atingir os seus objetivos. Por isso, empreender é viver na prática da seguinte filosofia: “sem dor, sem ganho”.

Como aprender mais sobre empreendedorismo?

Em primeiro lugar, o ideal é ter disciplina, afinal ela contribui para a manutenção do foco nas coisas que realmente são essenciais e também ajuda na questão de conseguir colocar a mão na massa, fazendo as coisas acontecerem.

Além disso, estudar o mercado também é importante, pois faz com que os empreendedores iniciantes estejam atentos às principais tendências, bem como a como andam as ações dos seus concorrentes. Nesse sentido, não tenha medo de pedir ajuda para os profissionais mais experientes, isso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empreendedores iniciantes.

Ser persistente e ouvir os seus clientes também contribui para os empreendedores iniciantes entenderem melhor como funciona o empreendedorismo, afinal, muitos obstáculos vão aparecer nessa jornada em direção ao sucesso, então quem desiste no primeiro deles ou não consegue buscar as melhores soluções, acaba correndo o risco de perder uma oportunidade de ouro. Além disso, realizar planejamentos, ser inovador e cuidar da sua saúde são outras questões importantes para ajudar no desenvolvimento do seu lado empreendedor.

Confira 3 livros para empreendedores iniciantes

1. Incansáveis (Maurício Benvenutti)

Conhecer e compreender as transformações e mudanças que ocorrem no mundo do empreendedorismo, além de saber os impactos da inovação tecnológica para as pessoas e as novas maneiras de se fazer negócio, é fundamental para o desenvolvimento da carreira profissional dos empreendedores iniciantes.

Por isso, a primeira indicação de leitura da nossa lista para empreendedores iniciantes é o best-seller “Incansáveis”, escrito por Maurício Benvenutti, empreendedor brasileiro e sócio do StartSe.

O livro apresenta um paralelo entre o futuro e o passado do empreendedorismo, no qual o autor revela como as organizações disruptivas estão substituindo as grandes empresas tradicionais por meio da criação e inovação de produtos mais competitivos e atraentes.

Nesse sentido, vale destacar que a obra é uma grande fonte de inspiração para todos os tipos de empreendedores, executivos e empresários, pois aborda ideais que quebram paradigmas no segmento e aborda várias cases de sucesso, dentre elas Uber, Google e Airbnb.

É um livro para empreendedores iniciantes e para empreendedores experientes, ele é realmente muito interessante.

2. Business Model Generation (Alexander Osterwalder e Yves Pigneur)

Para que o empreendimento se torne viável, é importante utilizar ferramentas de planejamento e organização estratégica no negócio, com o objetivo de direcionar recursos e obter os lucros desejados.

No livro “Business Model Generation”, o renomado consultor e palestrante Alexander Osterwalder, em parceria com Yves Pigneur, apresenta o Business Model Canvas (BMC), definido como um método sistemático para analisar e esboçar modelos de negócios, sejam eles existentes ou novos.

Assim, o objetivo dos autores é ensinar todas as características que constituem o Canvas, explicando como a aplicação dessa técnica revolucionária contribui positivamente na atuação de inúmeras organizações líderes do mercado.

Por isso, com essa leitura, os empreendedores iniciantes terão acesso a um manual completo, que oferece o passo a passo para projetar os empreendimentos de amanhã, além de implementar a inovação como diferencial competitivo dos tempos atuais.

3. Negócios digitais (Alan Pakes)

Como começar no empreendedorismo digital? O livro Negócios Digitais é uma leitura que todos empreendedores iniciantes devem fazer.

Essa obra reúne ensinamentos do autor Alan Pakes e de outros 17 empreendedores, que vão ajudar e servir como inspiração para empreendedores iniciantes, além de ajudar o leitor a entender como funciona o mundo do empreendedorismo digital.

Durante essa leitura, é apresentada a primeira etapa para quem quer desenvolver um negócio online, mas ainda não se sente confiante. Além disso, é uma maneira de se inspirar para que empreendedores iniciantes com negócios físicos passem para os digitais.

Qualquer usuário pode se tornar um empreendedor digital, assim, é importante saber por onde começar. Se você ficou interessado em saber mais sobre esse caminho, o livro é a porta de entrada para empreendedores iniciantes em direção a uma carreira de empreendedor de sucesso.

Empreendedorismo feminino no Brasil e empreendedores iniciantes: os livros podem oferecer ótimas dicas para todos os empreendedores. | Foto: Pixabay/lil_foot.

Agora que você já sabe quais são os livros para empreendedores iniciantes, é importante buscar cada vez mais ficar atualizado sobre as novidades do mercado, assim, você consegue estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Pois, os livros podem contribuir com dicas para o sucesso do seu empreendimento.

Método Sirius

Muitas vezes, principalmente quando estão começando no meio, os empreendedores digitais cansam de produzir conteúdo e não conseguir nenhum retorno, ou mesmo o retorno esperado.

Se esse for o seu caso, saiba que pode sempre contar com o Método Sirius. Com ele você aprenderá a criar conteúdos efetivos, montar o cronograma de postagem ideal e conquistar a confiança do seu público, ganhando autoridade em seu nicho. Portanto, agora que você já conhece alguns livros para empreendedores iniciantes, o próximo passo para alavancar seu negócio é conhecer o Método Sirius. Acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.