Quer ter retorno financeiro na internet? Então, você deve saber como funciona o Adsense no Youtube. Essa é uma ferramenta que vai te ajudar nos processos de monetização, ou seja, faturar com seus infoprodutos. Por isso, os melhores criadores de conteúdo brasileiros utilizam o YouTube Adsense como estratégia para bombar no engajamento digital.
No entanto, esse é um tema que costuma trazer dúvidas, principalmente acerca do pagamento. O ideal é procurar por vídeos que mostrem sobre o funcionamento do Youtube Adsense e, o principal, como gerar receita na web. Continue conosco para melhorar o desenvolvimento do seu próprio canal.
Em outras palavras, o Google Adsense no Youtube funciona como uma plataforma de publicidade, ou seja, oferece funcionalidades que permitem lucrar com seu canal. Assim, por meio dessa ferramenta de monetização, a plataforma pode utilizar anúncios diretamente nos seus vídeos e, claro, te recompensar financeiramente pela “vitrine” digital. Por outro lado, antes de saber como funciona o Youtube Adsense, é preciso entrar no Programa de Parcerias do Youtube. Em inglês, a sigla significa Youtube Partner Program (YPP).
O que é Youtube Partner Program (YPP) e suas qualificações
Fazer parte do grupo de usuários do Programa de Parcerias do Youtube é uma das grandes estratégias para lucrar com produções digitais. Porém, para adicionar o bloco na rua e ganhar dinheiro com essa ferramenta, é preciso se qualificar no YPP. Assim, esses são os principais requisitos de qualificação:
Seguir as políticas de monetização
Siga as regras para gerar receita da plataforma.
Residir em um país no qual o YPP está disponível
Embora o Youtube seja uma plataforma mundialmente acessada e conhecida, o programa de monetização não atinge todo o globo.
Obter acima de 4 mil horas de exibição dos seus conteúdos (em 12 meses)
A frequência de posts é super importante para a monetização de seus vídeos.
Contar com mais de 1.000 inscritos no seu canal
Além da frequência de postagens, é importante ter visualizações e engajamento para ganhar dinheiro no Youtube.
Ter vinculada uma conta do Google AdSense (para um ou mais canais)
A fim de receber retornos financeiros e gerar receita. Por isso, é importante ler os Termos e Condições do AdSense (e concordar com eles). Afinal, em caso de violação, a monetização pode ser desativada.
Configuração da conta no AdSense
Existem algumas instruções básicas para vincular a conta do Google AdSense ao canal do Youtube. Desse modo, é possível iniciar uma nova conta ou usar uma já existente. Assim, para quem não sabe se tem uma conta Adsense: verifique nos seus e-mails as mensagens enviadas por “Adsense” ou “[email protected]”.
Outro requisito é que cada beneficiário pode ter apenas uma conta desse serviço. Se já existir outra conta vinculada ao seu nome, será preciso encerrá-la ou mudá-la. Por outro lado, para quem tem uma conta aprovada do Adsense, faça o login na conta do Youtube e acesse a monetização.
Em seguida, clique em “Inscreva-se no Google AdSense” e escolha a conta para vincular. Por fim, você será direcionado para o local de inscrição do Adsense, para confirmar se a conta está correta ou optar por “usar outra conta”. Além disso, não se esqueça de “Aceitar associação” e, logo depois, você será redirecionado para a página “Monetização” do Youtube Studio. Assim, quando você vincular a conta do Adsense ao canal, esse passo aparece como “Concluída”. Literalmente, um sinal verde surge no card “Inscreva-se no Google AdSense”.
Para os usuários que ainda não tem uma conta aprovada do Adsense, o ideal é começar realizando o login na conta do Youtube e então acesse a página de monetização. Logo depois, clique em “Iniciar” direto no card “Inscreva-se no Google AdSense” e realize sua autenticação novamente. Em seguida, o próximo ponto é escolher a conta Google que será utilizada para fazer seu login no AdSense.
Nesse sentido, é necessário apenas seguir as instruções na tela para iniciar sua nova conta do AdSense. Confirme os dados (para receber o dinheiro) e envie a inscrição. Por fim, você será redirecionado ao YouTube Studio, onde aparecerá uma mensagem indicando que a inscrição do AdSense foi recebida. O prazo de finalização e aprovação gira em torno de 48 horas, sendo que você receberá um e-mail quando tiver o “sinal verde”.
Primeiras etapas da monetização
A última etapa, para fechar a lista com chave de ouro e te deixar sabendo como funciona o Adsense no Youtube é a monetização, ou seja, o pagamento do Google pela publicidade que é colocada nos vídeos produzidos que você posta. Em outras palavras, o AdSense posiciona anúncios nos conteúdos de quem está cadastrado nessa iniciativa. Nesse sentido, a cada clique no vídeo postado, o Google irá repassar uma porcentagem para a conta vinculada. Essa “recompensa” pela adição de anúncios pode ser efetivada de diferentes maneiras, por exemplo, conforme a quantidade de visualizações e de cliques, o perfil do conteúdo produzido e afins.
Em geral, a realização do pagamento é feita uma vez por mês, quando se atinge o valor mínimo de lucro, isto é, cerca de 100 dólares. Assim, esse valor é convertido em reais, com base na cotação diária. Agora que você já sabe como funciona a monetização na plataforma do Youtube Adsense, e quer ser visto e reconhecido pelo seu trabalho, o ideal é buscar por novas estratégias e estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado. Mas se você deseja ir além e quer se tornar referência em seu nicho na internet, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, te mostra como produzir os melhores conteúdos, como identificar seu público-alvo, quais os melhores horários para publicar seus conteúdos e muito mais. Gostou? Então confira tudo sobre esse método inovador!