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Planejamento de conteúdo para o Youtube vale a pena?

Se você quer atingir seus objetivos e ter sucesso no Youtube, não se pode se limitar ao básico e postar conteúdo para o Youtube quando bem entender. É preciso constância e qualidade. Nesse âmbito, o planejamento de conteúdo é a palavra-chave e a “receita” para render bons frutos.

É necessário, então, elaborar um bom planejamento estratégico, que atenda às suas demandas de forma eficiente, sem deixar brechas para eventuais falhas. Quando você traça um planejamento, assume o controle das ideias de conteúdos para vídeos no Youtube, por exemplo.

Além disso, sabe exatamente qual tipo de conteúdo para Youtube postar, a depender do dia da semana e do horário. O planejamento é de extrema relevância, tanto para especialistas como para conteúdos para Youtubers iniciantes.

O planejamento de conteúdo para Youtube é uma etapa primordial para uma boa execução do seu projeto de criar conteúdos para a rede. Entenda sua relevância!
O planejamento de conteúdo para Youtube pode te ajudar a ganhar mais inscritos e lucros I Foto: Pixabay

Assim, preparamos um artigo explicando como a organização, no sentido de fazer um planejamento de conteúdo, pode trazer diversos benefícios ao seu canal do Youtube. Criação de pauta, roteiro e inúmeras dicas valiosas para começar um canal no youtube agora mesmo.

Confira nosso texto e boa leitura!

Por que fazer planejamento de conteúdo para Youtube?

Antes de fazer o planejamento de conteúdo em si, definindo o que será postado em seu canal, vale destacar que é preciso conhecer o seu público. O planejamento estratégico de conteúdos para vídeos no Youtube é feito em cima da jornada de compra do cliente, conceito bastante conhecido no Marketing Digital. Temos que entender o que o consumidor está buscando.

Sabendo o que falta à pessoa, e seja o motivo de sua dor, dúvida ou problema, você tem a resposta do melhor conteúdo para o Youtube direcionado à ela. Como em qualquer outra plataforma, como o blog do seu negócio, foque em resolver o problema do seu público. Porém, desta vez, a solução virá em forma de vídeo no segundo maior mecanismo de buscas do mundo, o Youtube!

Dentro desse contexto, o planejamento de conteúdo ajuda, ainda, a não cair na armadilha de dar muita atenção à audiência e esquecer do assunto e da forma do conteúdo para o Youtube. É comum encontrar donos de canais na rede fazendo qualquer coisa para ver o número de inscritos aumentar, inclusive, títulos sensacionalistas e imagens de capa apelativas. São os famosos “caça-cliques”.

Nesse âmbito, volte seus esforços à produção de conteúdos para vídeos no Youtube, orientada por um planejamento estratégico, que tenha autoridade e transmita segurança a quem for assisti-lo. Então, alinhe estratégia à autoridade e constância e tudo dará certo.

Como fazer um planejamento de conteúdo para YouTube?

Em um primeiro momento, falar de “planejamento” pode assustar, parece algo complexo difícil de ser feito, certo? Mas, calma, não é nada disso. Vamos te explicar tudo, te dando dicas do que você precisa para um planejamento estratégico.

Veja, agora, dicas para criar um canal de conteúdos no Youtube de muito sucesso.

“Quem sou eu?”

Não finja ser quem você não é, seja verdadeiro e respeitoso com o seu público. As pessoas gostam de quem é autêntico e transparente. Essa visão é um fator importante, ainda, no branding (trabalho de fortalecimento da marca). Esse é o sucesso tanto para começar um canal, como para mantê-lo.

Assim, coloque paixão na produção do seu vídeo. O público vai perceber e vai ser conquistado. Mesmo que você tenha uma ideia popular, não tenha vergonha. Pode ser bacana fazer uma lista de curiosidades sobre você, coisas que você gosta e características do seu perfil para te direcionar na produção de conteúdo. Faça o que te faz feliz realmente.

Habilidades

Explore suas habilidades técnicas com equipamentos e edição de imagens. Quanto maior a qualidade, mais visualizações terá. Mesmo se você não tiver tanto domínio de ferramentas, ter dedicação em fazer o melhor conteúdo pode te trazer excelentes resultados. A criatividade, nesses casos, precisa ser a protagonista.

Relacionamento com a audiência

Conheça bem seu público e produza o tipo de conteúdo para Youtube certo. É importantíssimo conquistar a atenção dele. Enxergue a audiência como melhor amiga, jamais como aquele parente distante, que você quase nunca o vê.

Então, para incrementar esse cultivo à relação, crie uma conta nas redes sociais, como Instagram e Twitter e mantenha o canal de comunicação aberto. Seja sempre solícito e responda a comentários e dúvidas no direct. Dê atenção a quem te admira. São essas pessoas as mais prováveis de passar o seu conteúdo para o Youtube adiante.

Nesse cenário, faça pesquisas, questionários, tudo para aprender sobre o perfil da audiência. Colha informações, como idade, gênero, hobbies, etc. Estabeleça uma relação de confiança e troca de conhecimento. 

O objetivo é apostar nesses dados como ideias de conteúdos para vídeos no Youtube, melhorando o relacionamento com a audiência.

Definir temas

Procure determinar o assunto do seu conteúdo para Youtube conforme as principais dúvidas do maior número de pessoas. Logo, você pode usar o Google Trends para se inspirar. 

Google Trends

É uma plataforma grátis que mostra a quantidade de buscas de diversas palavras-chave. Desse modo, o conteúdo para o Youtube é gerado de acordo com o interesse do público, tornando-se altamente relevante ao algoritmo e ao ser humano.

Dúvidas

Para além disso, as dúvidas de fóruns de sites, seguidores das suas redes sociais e comentários de inscritos também servem para nortear o planejamento estratégico e o tema do vídeo. Isso funciona, ainda, como termômetro para futuros vídeos. A curiosidade, um dos gatilhos mentais usados na produção de conteúdos no Marketing Digital, será o ingrediente determinante. Influencia muito no resultado da estratégia.

Concorrência

Não se assuste, esta é, sim, outra maneira de fazer a escolha do tipo de conteúdo para Youtube. Monitorar a concorrência revela o conteúdo que mais gerou engajamento, recebeu interações e ajudou, de fato, o internauta. Mas, atenção, não é para copiar (até porque plágio é crime). É para se inspirar e moldar a ideia no seu estilo de comunicar.

História da marca

Invista, além destes pontos que abordamos aqui, em compartilhar um tipo de conteúdo para Youtube único: o que traz pontos da história do seu negócio em forma de storytelling. Produza vídeos sobre como e quando surgiu, cases de sucesso, bastidores, enfim, conteúdos que ajudem a consolidar a sua marca, construindo uma percepção de impacto sobre ela. 

Montagem da pauta

Esta é a etapa entre a definição do tema e a gravação do conteúdo para o Youtube. A pauta serve para organizar as ideias, colocá-las no papel, do que você quer passar para o espectador. Para isso, vale muito buscar desenvolver um método próprio, não há, ao certo, um padrão de pauta.

Apesar de ser pessoal, vamos te indicar fazer a pauta em tópicos, por questão de maior organização visual e melhor fluidez nas informações da fala.

Teste

Tudo precisa ser testado, validado na prática. Depois do planejamento, você precisa acompanhar o processo e verificar o tipo de conteúdo para Youtube que mais rendeu views, engajamento, comentários, etc. Vá experimentando até chegar à conclusão de qual conteúdo para Youtube é o melhor para as suas metas.

É fundamental ter em mente que a produção de conteúdos para vídeos no Youtube é sinônimo de inspiração, transpiração e constante aprendizado. Assim, não desista se não der certo de cara.

Cronograma de planejamento de conteúdo para Youtube

Esta dica é tão importante para reunir todas as ideias anteriores que separamos um tópico neste artigo somente para ele. O cronograma é a materialização do planejamento estratégico para qualquer tipo de conteúdo para Youtube.

Um cronograma bem elaborado é um ótimo recurso para manter o seu canal no Youtube nos eixos com consistência. Ele não impede que ocorram erros, mas ajuda você a colocar logo uma ideia no lugar de uma falha. Pense: é mais importante ser frequente do que, de vez em quando, postar um super conteúdo e, depois, sumir do mapa, deixando a audiência à deriva. Você não gostaria que fizessem isso contigo.

Nesse sentido, a publicação regular de vídeos fortalece o relacionamento com o público de modo mais fluido e espontâneo. Não dê brecha para que o público migre para outro canal concorrente do seu. Sim, as audiências são instáveis. Cabe a você, retê-las.

Assim, crie um cronograma, informando, por exemplo: “segunda-feira, às 10h, vou postar um vídeo sobre como surgiu minha marca”. E daí em diante, coloque todos os dias da semana no cronograma, mesmo aqueles em que nenhum conteúdo será postado. Você precisa ter uma noção panorâmica do planejamento.

Qual o melhor conteúdo do YouTube?

Para saber o melhor conteúdo para o Youtube para ser publicado, estude, a fundo, o seu canal. Mas, para além disso, há várias opções para você. Continue lendo e descubra!

Informativos

Vídeos do estilo aula, tira dúvidas da audiência, sempre funciona para subir o engajamento nesta rede. Quem é que não gosta de aprender? Todo mundo, inclusive você. Aproveite as perguntas que os internautas deixam nas suas redes

Cases

Quer gerar mais conversão de leads em vendas? Aposte em vídeos que trazem histórias de sucesso; clientes que procuraram o produto ou serviço do seu negócio e conseguiram resultados incríveis.

Vlogs

Registre a sua rotina, mostre o que você faz na sua vida em 24h: trabalho, leituras, exercícios físicos, encontro com cliente, projetos, aperfeiçoamento pessoal, enfim, não faltam opções. As pessoas amam ver o que acontece na vida alheia; a curiosidade é natural do ser humano. Você também é assim, vai!

Por ser caracterizado por uma produção não tão elaborada como os outros tipos de vídeo, os vlogs podem ser classificados como bons conteúdos para Youtubers iniciantes sobretudo. Um vídeo que registra o que a pessoa fez em um dia, por exemplo, não exige uma pós-produção super elaborada, é mais natural, à vontade!

O planejamento de conteúdo é, realmente, crucial para uma estratégia bem executada. Assim, um planejamento estratégico para conteúdos mostra-se decisivo não apenas para facilitar a definição do tipo de conteúdo para Youtube a ser publicado. Esse planejamento para conteúdo para o Youtube te ajuda a medir a receptividade do visitante de seu canal.
Para saber mais sobre conteúdos para vídeos no Youtube e outros temas, entre em contato com a Ser Notável e aproveite!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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