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Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma aproximação de seu público-alvo. Isso pois, segundo o relatório sobre internet realizado pela We Are Social, 40% dos brasileiros descobrem novas marcas por meio das mídias sociais. Apesar desse número, muitos esquecem de estar presente no Twitter Empresa, mas essa é uma das plataformas mais utilizadas no Brasil. Sabendo disso, daremos algumas dicas para ingressar e conseguir engajamento Twitter, algo necessário para um maior sucesso do seu negócio. 

Como uma diferenciação para aqueles que entram na rede social como uma marca, é possível criar Twitter Empresa, que consiste em uma conta corporativa que consegue obter uma maior engajamento, assim como direcionar os seguidores para outras das suas mídias sociais. Além disso, ele permite a criação de anúncios, o que ajuda a fazer com que mais pessoas acessem o seu perfil. 

É importante ressaltar que, na hora de criar um Twitter para Negócios, é preciso deixar o seu perfil de acordo com sua identidade visual, ou seja, tenha um nome fácil e curto, como, por exemplo @SerNotavel, coloque uma foto de perfil e uma capa e capriche na sua bio. Também, é preciso estar sempre ativo e falando sobre assuntos do momento. Leia, a seguir, como ter engajamento no Twitter

Conseguir aumentar seu engajamento no Twitter é fundamental para lucrar com as redes sociais e também se fazer presente no ambiente digital.
Saiba como e porquê melhorar seu engajamento no twitter | Foto: Unsplash

Por que o Twitter?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a investir no Twitter, pois o uso dessa plataforma para divulgação de empresas começou recentemente. No entanto, essa rede social possui 186 milhões de usuários que podem se tornar possíveis clientes, desde que você saiba aumentar o seu engajamento. 

Além disso, de acordo com o próprio Twitter, 79% das pessoas que utilizam essa mídia estão abertas para novas descobertas, fazendo com que a plataforma seja a número um para descobertas. Com isso, ao divulgar seus produtos e serviços nesse aplicativo, existem boas chances de obter um retorno satisfatório. 

Também, há a questão de que 59% das pessoas no Twitter tendem a ser as primeiras a comprar algo novo, ou seja, sua marca tem chance de converter os seguidores em clientes. Mas, para isso, é preciso ter um bom conteúdo para gerar engajamento.

Isso posto, o Twitter se mostra como uma plataforma com muito potencial para ser explorado e que não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing e comunicação. 

O que é engajamento no Twitter

Antes de explicar como melhorar o seu engajamento no Twitter, é importante falar o que é o engajamento nessa plataforma. 

O engajamento no Twitter, assim como nas outras plataformas, consiste nas interações que as pessoas têm em sua publicação e perfil. Atualmente, isso pode acontecer por meio dos curtidas, retweets (compartilhamentos), respostas, cliques em links, cliques em hashtags ou na visualização de mídias. 

Essas são as métricas utilizadas para medir o alcance do seu conteúdo. A partir delas, é possível fazer duas análises: uma por cada post e uma geral. A primeira opção é mais detalhada e permite analisar se o tipo de publicação está dando resultado, se pessoas que não te seguem estão tendo acesso ao conteúdo, quantas pessoas apenas visualizam o tweet e não interagem, entre outras. A segunda maneira permite entender todos os conteúdos que são publicados pela marca e analisar quais geram mais resultado e qual horário é mais eficaz para ter um melhor engajamento, por exemplo.

Como ter engajamento no Twitter

O fato mais importante para conseguir engajamento no Twitter é ser uma conta ativa e que posta conteúdos diariamente. Isso faz com que você apareça sempre no feed da pessoa, fazendo com que ela crie uma lembrança da sua marca. Essa plataforma entrega para seus seguidores tudo que você posta, diferente de outras redes sociais, o que faz com que quanto mais publicações você fizer, mais sua empresa será vista. 

Interagir com aqueles que te seguem também faz a diferença na hora de conseguir aumentar o seu engajamento. Quando as marcas respondem, curtem ou dão retweet na publicação/resposta de uma pessoa, elas acabam criando uma relação de proximidade que é benéfica, e também acaba se tornando um diferencial. Além disso, essa ação encoraja outros usuários a interagirem com você, o que reflete no seu engajamento. 

O Twitter é uma plataforma que possui uma linguagem própria, que é muito diferente da utilizada em outras redes sociais. Por permitir apenas 280 caracteres por tweet, é normal as pessoas utilizarem abreviações e emojis para ajudar a expressar tudo o que querem em pouco espaço. Isso faz com que o vocabulário seja bem informal e sejam usados muitos gifs e memes. Com isso, escreva de maneira descontraída e, sempre que puder, use imagens ou vídeos engraçados que acrescentem no seu conteúdo.

Ferramentas de engajamento Twitter

O Twitter possui um espaço especial para os assuntos do momento, o Trending Topics, que são os temas mais falados pelos usuários naquela hora. Fazer publicações que estejam relacionadas a isso é uma ótima maneira de melhorar seu engajamento, pois seus tweets serão vistos por mais pessoas devido ao engajamento orgânico que esse recurso da plataforma dá.

No entanto, não adianta apenas ir na onda dos assuntos mais falados. É preciso criar conteúdos que sejam relevantes e estejam de acordo com os valores e objetivos da sua empresa. Então, se insira nas conversas do Trending Topics, mas faça isso com publicações que levem informações pertinentes sobre sua marca. 

De acordo com o relatório do TrackMaven, tweets que possuem uma hashtag têm mais engajamento. Sabendo disso, utilize hashtags que tenham a ver com seu conteúdo e que criam uma conversa com o público-alvo. Por exemplo, faça uma publicação dando uma dica para ser notado na internet e, no final, coloque #QueroSerNotavel.  

Além da hashtag estar de acordo com o seu conteúdo, as pessoas começarão a utilizá-la com ideias e dicas para conseguir obter sucesso nas redes sociais e fazer com que isso seja algo rentável. Com uma pequena ação você consegue atingir mais pessoas e conversar com seus seguidores.

Os anúncios do Twitter também são uma ótima maneira de conseguir um maior engajamento. Por meio deles, é possível alcançar mais pessoas e fazer com que as mesmas entram no seu perfil e, até mesmo, procurem sua marca em outras plataformas por terem gostado do conteúdo apresentado. Além disso, esse tipo de ação pode ser feita com um baixo orçamento, se encaixando na realidade econômica de cada negócio. 

Outro motivo para utilizar essa ferramenta é pelo fato dos usuários dessa plataforma passarem 26% mais tempo vendo anúncios do que em outras redes, fazendo com que sua publicidade seja mais aceita e tenha mais chances de obter um bom resultado. 

Como ver meu engajamento no Twitter

Conseguir um bom engajamento é muito importante, mas não adianta nada se você não ficar de olho nas métricas e nos resultados que isso está trazendo. Para fazer essa análise de alcance de conteúdo, a plataforma possui o Twitter Analytics, que produz diversas estatísticas como o alcance de cada tweet, a taxa de engajamento, a média diária de curtidas e retweets, quantas pessoas clicam nos links postados, entre outras. É possível visualizar esses dados em relação ao mês ou à semana. 

O Twitter Analytics também permite visualizar o total de engajamento do perfil, que consiste nas informações mais gerais sobre alcance, como quantos tweets foram publicados, quantas pessoas visualizaram seu conteúdo, quantos acessos você teve no seu perfil, quantas menções você recebeu e quantos seguidores você ganhou ou perdeu. Com isso, a plataforma permite uma análise profunda ou superficial sobre a atividade do seu conteúdo.

Além disso, você pode utilizar softwares externos, como o caso do BuzzSumo, que permite analisar qual conteúdo está trazendo maior resultado, o que permite que sua equipe de comunicação foque nas estratégias que estão funcionando, conseguindo melhorar seu engajamento no Twitter. 

Ao realizar esse balanço, pode surgir a dúvida de quanto é uma boa taxa de engajamento. De acordo com alguns especialistas, o ideal é ter entre 1% e 3%. Menos que isso é pouco e mais é algo acima da média. Sabendo disso, é possível entender se os resultados do seu twitter empresa são bons ou precisam melhorar. 

Ser Notável

Agora que você sabe o que é engajamento no Twitter, entende que as redes sociais, no geral, são uma forma muito boa para conseguir gerar mais lucro para a sua empresa. No entanto, como citado, para fazer isso é preciso criar bons conteúdos, que sejam relevantes e capazes de atrair o seu público-alvo. A fim de conseguir isso, você pode buscar ajuda de profissionais que estão acostumados a trabalhar na área, como é o caso do Bruno ávila, do Ser Notável. 

A empresa Ser Notável está acostumada a tornar rentável as mídias sociais das empresas, conseguindo gerar mais lucro, melhorar a comunicação com o público-alvo e aproximar a marca dos clientes, algo muito importante na sociedade atual. Com essa empresa, é possível melhorar o seu engajamento Twitter e muito mais. Então, se o seu objetivo for utilizar as mídias para melhorar os resultados e conseguir se fazer presente no ambiente digital, não perca tempo e clique aqui para saber mais sobre essa startup que vai te ajudar a ser notado na internet. 

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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