fbpx

Qual a importância das tags para YouTube?

Se você anda considerando começar a produzir vídeos para o YouTube, para trazer mais clientes ao seu negócio on-line, precisa conhecer bem este universo audiovisual do Google. Você já ouviu falar nas tags para YouTube?

É fundamental aprender a como colocar tags no YouTube, o que inclui saber lidar, ainda, com um gerador de tags para YouTube. Ele é que vai te ajudar nesse processo de criação de YouTube tags. É importante que você conheça bem esta rede, que já é uma das mais importantes ferramentas da estratégia de marketing digital do momento.

Então, confira, agora, o artigo que preparamos sobre o que são e como funcionam as tags para vídeos no YouTube e aumente as visualizações do seu conteúdo!

As tags para YouTube são essenciais para o seu vídeo ser encontrado com mais facilidade pelos usuários certos. A tag ajuda o seu conteúdo a ser mais popular.
Entenda a importância das youtube tags para o seu vídeo I Foto: Pixabay

O que é uma tag no YouTube?

Dando continuidade à analogia que fizemos no início do nosso papo textual, tag é uma palavra-chave de descrição. Boa prática de otimização, a tag do YouTube é uma marcação/etiqueta que serve para classificar (catalogar) o seu vídeo no algoritmo desta rede.

Nesse sentido, a tag propõe-se a ajudar o internauta a encontrar o seu conteúdo audiovisual de maneira simples e rápida. As tags do YouTube servem como uma forma de o algoritmo entender sobre o assunto abordado pelo vídeo, bem como as categorias nas quais ele se encaixa.

Vale destacar que a descrição, a miniatura e o título são elementos cruciais para um vídeo do YouTube ser descoberto. Essas informações, de certa forma, guiam a pessoa na escolha do conteúdo que ela quer ver. As tags, assim, mostram-se potentes ferramentas a usuários que têm dificuldade ou escrevem errado quando buscam pelo tema do seu vídeo.

A tag é um dos critérios externos ao vídeo usado por esta rede social para, então, indicar o seu conteúdo aos usuários. É um instrumento para distribuição de conteúdo, de modo que ele chegue à audiência certa.

Por que é importante usar tags para YouTube?

Cabe frisar que se as tags não forem usadas, caem as chances de os vídeos serem recomendados junto a outros vídeos da plataforma YouTube. Nessa linha, sem a tag, os seus vídeos podem não aparecer como sugestão no campo “próximo”, quando a reprodução automática é ativada.

Essa importância se traduz, ainda, ao falar de vídeos relacionados, na situação em que os vídeos sem tags aparecem com menos frequência. Como você pode concluir, os benefícios das tags para YouTube são:

  • Podem trazer mais visualizações (número de vezes que o vídeo é visto/recebe cliques);
  • Ampliam a sua audiência no YouTube;
  • Melhoram a distribuição de vídeos de um canal.

Quantas tags para YouTube devo usar?

Antes de te contar quais as melhores tags para YouTube e como escolhê-las, você precisa saber que o YouTube só permite certa quantidade de caracteres na descrição. Assim, é possível utilizar entre seis e oito tags/marcações. Por isso, não seja exagerado no número de tags, isso pode afetar a otimização do seu conteúdo.

Continue lendo e saiba mais sobre como colocar tags no YouTube.

Como escolher as melhores tags para YouTube?

Confira, agora, dicas práticas para escolher as suas tags sem complicações. Sem mais delongas, as melhores tags são aquelas que têm relação com o conteúdo do seu vídeo!

Qual a importância das tags para Youtube?
As tags para youtube ajudam o algoritmo da rede a entregar melhor o conteúdo I Foto: Pixabay

Primeira tag com palavra-chave principal

Como já mencionamos, as tags categorizam seus vídeos dentro do YouTube. Assim, é fundamental inserir a palavra-chave principal na sua primeira tag para que o espectador visualize imediatamente.

Sem tags na descrição!

O ideal é não inserir tags na descrição do vídeo do YouTube. Ainda mais, pois tag e descrição são, definitivamente, elementos distintos. Na descrição, deve aparecer a palavra-chave, aspecto incluído nas boas práticas de SEO para o YouTube.

Letra maiúscula e acento

Por mais que, vamos supor, você tenha produzido um vídeo para o YouTube sobre a Língua Portuguesa, na hora de decidir as tags, não se preocupe em escrever tudo certinho. Já que as tags não ficam aparentes (diferente das hashtags, por exemplo), não é necessário focar tanto na leitura delas.

É uma ideia diferente das hashtags. Apenas um ponto de atenção: cuidado ao escrever somente letras maiúsculas, pode parecer que você está gritando, sendo mal-educado.

Excesso de tags, estratégia fraca

Não caia na tentação de encher o seu vídeo de tags e colocar todas que vierem à mente, como uma tempestade de ideias (brainstorming). Essa suposta estratégia de alto volume de tags pode colocar tudo a perder. Ao algoritmo, nada vai adiantar você colocar tags sem relação ao seu vídeo.

Dessa maneira, em vez de dizer ao YouTube “olha, YouTube, meu vídeo é sobre isso aqui, essas tags”, você causa uma enorme confusão ao algoritmo. É como se, quando usa diferentes tags, você falasse “olha, YouTube, meu vídeo é sobre isso, mas também pode ser sobre aquilo e aquilo, e mais isso”. Imagine o caos instalado! Ele não vai saber para quem indicar o seu vídeo, colega. Facilite a vida do YouTube, vai.

Tags gerais e específicas

Gerais (Head Tail)

Primeiro, você coloca, de modo mais abrangente, em quais tópicos o vídeo se encaixa melhor. Se você está enviando ao YouTube um vídeo sobre livros, pode utilizar tags como “literatura”, “hobbies” e “educação”.

As tags gerais, abrangentes, ampliam o alcance do vídeo, tornando-o mais popular entre pessoas que procuram por algo que tem a ver com o seu material. A “mágica” acontece quando elas decidem clicar no vídeo.

Específicas (Long Tail)

Em seguida, é hora de se aprofundar, partindo das tags mais gerais às específicas. Use “desenvolver o cérebro”, “diminuir a ansiedade”, entre outras ações mais segmentadas referentes a livros.

Essas tags, as específicas, ajudam seu vídeo a ser mais encontrado por usuários qualificados, ou seja, que estão buscando exatamente a proposta de seu conteúdo.

Fama à custa de outros canais

Não banque o espertinho e coloque o nome de outros canais nas suas tags para lucrar com isso. A rede, o YouTube, sabe muito bem quando você tenta isso: usar nomes de figuras grandes no meio para benefício próprio. Além de essa tática não funcionar, pode fazer você ficar mal visto pelo algoritmo.

Gerador de tags para YouTube: programas

Bem, você já aprendeu o que são as tags para YouTube, além de dicas de como escolher as melhores tags para vídeos no YouTube. Agora, vamos te apresentar opções de programas de gerador de tags para YouTube. De forma simples, ele te ajuda, e guia, a determinar as YouTube tags.

Em instantes, vamos explicar, ainda, como colocar tags no YouTube. Fique com a gente, é já já, prometemos!

Autocompletar do YouTube

É possível recorrer ao próprio YouTube como gerador de tags. Digite a palavra-chave principal do vídeo na área de buscas da rede social. De forma automática, o YouTube vai completar com várias ideias relacionadas. Ideias estas que representam o que os usuários estão buscando na rede, a intenção de busca. Você pode usá-las como tags.

YouTube Analytics

O termo “analytics” no nosso meio liga-se a dados, estatísticas ou métricas. Assim, a aba “estatísticas” do YouTube fica no YouTube Studio. 

YouTube Studio

Esta é uma ferramenta  mais avançada, voltada, sobretudo, aos produtores de conteúdo. Nesta aba, é possível visualizar e monitorar o desempenho das tags. Procure “alcance” e depois “Origem de tráfego: Pesquisa do YouTube”. Veja as melhores tags para que você use com frequência. Além disso, é uma boa forma de ter novas inspirações para gravar os seus vídeos.

Keyword Tool

Bastante simples e fácil de usar, esse gerador de tags funciona assim: você seleciona a aba “YouTube”, na tela inicial do site, e escreve o tema do vídeo. Quando clicar no ícone “lupa”, o Keyword Tool vai gerar inúmeras tags para Youtube para o seu canal.

VidIQ’s Keyword Tool

Com versões grátis e pagas, esta ferramenta é certificada pelo YouTube. Ela oferece uma análise a fundo de todos os seus vídeos e tags. Cabe destacar que as análises SEO desta plataforma são pagas. É um bom investimento, se o canal já é avançado, estágio em que se torna mais importante conhecer as métricas.

Como adicionar tags no Youtube

YouTube tags para vídeos novos

  1. Vá para o YouTube Studio;
  2. Faça seu login;
  3. Clique em “criar”, à direita superior da tela;
  4. Escolha qual o arquivo você quer enviar ao YouTube;
  5. Clique em “mais opções”;
  6. Adicione, finalmente, as tags.

YouTube tags para vídeos enviados

  1. Vá para o YouTube Studio;
  2. Faça seu login;
  3. Clique em “conteúdo”, à esquerda, e selecione o seu vídeo;
  4. Adicione as tags de sua preferência.

Ser Notável com Bruno Ávila

As tags para vídeos no YouTube são mesmo muito relevantes, notou? Se você gostou de aprender sobre tags para YouTube, sobre como colocar tags no YouTube, conhecendo opções de gerador de tags para YouTube, confira a Ser Notável. Nosso lema é transformar seres humanos comuns em negócios não só rentáveis, mas milionários! A Ser Notável já mudou a vida de diversas pessoas, ajudando milhares de profissionais a conquistarem reconhecimento no seu mercado de atuação. Você, que tem interesse em fazer da presença digital um negócio rentável, usando as YouTube tags ou outros recursos on-line, entre em contato e saiba mais!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *