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Podcast no Youtube: como fazer para desenvolver mais engajamento na plataforma?

Para transformar o seu canal no Youtube em um ambiente online de sucesso, é preciso investir bastante na divulgação do conteúdo produzido. Nota-se, assim, que apenas criar uma conta e sair publicando vídeos está longe de ser suficiente. Essa exigência torna-se mais cristalina quando estamos falando sobre empresas.

Nessa conjuntura, uma forma de divulgação vem ganhando particular relevância no meio empresarial online: o podcast. O podcast do Youtube, já que é um formato inovador de comunicar, é capaz de aumentar o engajamento do seu canal. Soma-se a isso o poder da plataforma, o segundo maior buscador do mundo!

Diante disso, preparamos um material incrível sobre podcast no Youtube, com formas de divulgação para canal de Youtube de empresas. Se você faz parte disso, continue aqui com a gente e vamos lá. Esperamos que você aprenda bastante. Tenha uma excelente leitura!

O podcast no Youtube é uma excelente estratégia de fortalecimento da marca e consolidação da presença digital. Confira dicas de como trazer mais engajamento.
Entenda como aumentar o engajamento do canal com podcast no Youtube I Foto: Pexels

O que é um podcast?

Um podcast é um material produzido em formato de áudio. Diferente do rádio, o conteúdo fica à disposição do consumidor para que ele assista quando bem entender, não apenas ao vivo. Esse conteúdo é criado sob demanda. Assim, o podcast apresenta-se como ferramenta do áudio marketing. Simboliza uma forma de comunicar inovadora, com foco em entreter o público.

Por que divulgar podcast no Youtube?

O podcast no youtube é uma ótima sacada, além de ser uma forte tendência do mundo atual tecnológico e dinâmico. As pessoas, cada vez mais, querem se comunicar e consumir conteúdo de jeitos diferentes e interessantes. Com isso, o podcast no canal do Youtube tem largado na frente nessa corrida pelo conhecimento. Virou uma febre: jornalístico, literário, cultural, informativo… são diversas opções de podcast.

Além disso, outro traço marcante e razão para divulgar o podcast para Youtube em seu canal, é o algoritmo da rede social. Como o algoritmo do Youtube é bem definido, se você seguir a receita “inserir as tags adequadas + palavras-chaves relevantes”, o vídeo do seu canal vai ser recomendado a pessoas com interesses em comum ao tema.

Por fim, uma das mais importantes justificativas de por que divulgar o podcast no Youtube, sobretudo, em seu canal: o Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO. Isso, pois, lembrando que o Google considera tanto a descrição como o título do vídeo para entregar o conteúdo por meio das palavras-chaves inseridas pelo usuário na barra de pesquisa. Não precisa nem falar da relação com o aumento do tráfego orgânico, certo? 

Como fazer um podcast no YouTube?

Finalmente, iremos, neste momento, te dar dicas de como fazer um podcast no Youtube e fazer seu canal mais visível.

Poste o podcast no youtube

Começando pelo básico, faça o público conhecer a sua produção de áudio e poste os episódios do podcast para Youtube no canal. Neste contexto, há produtores de conteúdo que apenas sobem o áudio, isoladamente, sem inserir nenhuma mídia de vídeo. Eles deixam, de fundo, uma foto parada ao longo de todo o Youtube podcast.

Apresentação atraente

No entanto, cabe uma ressalva. É necessário apresentar o conteúdo à audiência do canal de um jeito atraente. E, quando estamos em uma plataforma com uma variedade de recursos, como o Youtube, isso se intensifica.

Isso, pois, da mesma forma que, no Instagram, as pessoas buscam por fotos de boa qualidade, no Youtube, as pessoas desta rede buscam por vídeos. Então, não há tanta lógica em publicar só o som do podcast, sem qualquer imagem dinâmica interativa. É extremamente necessário combinar o máximo de ferramentas possíveis para apresentar sua obra aos inscritos do canal. O podcast deve se alinhar ao formato audiovisual.

Alternativa podcast para Youtube

Para garantir maior engajamento do público ao canal, prendendo sua atenção durante o episódio do podcast, você pode, ao gravar o programa, ligar uma câmera também e gravar a sua imagem. A ideia é permitir que sua audiência veja tanto os apresentadores como convidados. Além do mais, melhor ainda se você puder utilizar mais de uma câmera. Assim, na hora da edição, haverá maior diversidade de ângulos. 

Vídeos curtos no Youtube

Esta é uma tática pré-postagem do podcast no canal. Publicar vídeos curtos, como drops e highlights, no youtube, serve para aproveitar o material abordado no podcast. É possível criar trailers, selecionando os trechos mais interessantes do podcast para Youtube.

Assim, o conteúdo que surgiu como podcast ganha uma nova roupagem. Nesse sentido, mostra-se como uma maneira ótima de provocar expectativa na audiência e promover um aumento do número de compartilhamentos do conteúdo do seu canal. Aguce a curiosidade alheia!

Conteúdos ligados ao assunto do podcast

Por outro lado, caso não queira reciclar um conteúdo em podcast no canal, existe outra opção. Sabe qual? Você pode fazer um levantamento, uma lista, com os temas que estão em alta no Youtube.

Assim, com um único assunto, você pode gerar diversas outras ideias de conteúdo ao seu canal. O céu é o limite, ou melhor, a sua criatividade! A única “exigência” é publicar algo de fácil compreensão e compartilhamento entre os usuários.  Veja algumas ideias para começar a usar no seu canal:

  • Vídeo com novidades do nicho;
  • Vídeo com tendências do mercado;
  • Vídeo com o entrevistado/convidado do podcast;
  • Vídeo com o ponto alto do podcast.

Lives no Youtube

O foco, aqui, é, não só a divulgação do podcast no youtube, mas a interação com o público, sendo esta a maior vantagem da dica. Quando o podcast é gravado e depois postado no canal, ainda que haja um contato nítido com o ouvinte/espectador, um ponto fica a desejar. Não há conversas em tempo real por uma razão óbvia: o programa do Youtube podcast não é ao vivo.

Neste aspecto, as lives chegam como excelentes meios de aumento do engajamento no canal do Youtube. O ouvinte do seu podcast do Youtube se conecta logo com você. O melhor é que não precisa ser um gênio do audiovisual, tendo equipamentos de última geração e um conhecimento avançado em edição.

Vale, ainda, ressaltar que não é necessário fazer todo o podcast ao vivo. Até porque pode causar o efeito reverso: afastar parte da audiência do canal. Você não quer isso, certo? Ninguém quer. Destine momentos específicos. Para te orientar, listamos:

  • Aniversário do podcast;
  • Entrevistado de grande repercussão no canal;
  • Responder às perguntas do público sobre você ou o seu nicho;
  • Engajamento especial em um episódio de podcast;
  • Momento marcante do podcast.

Além da interação em tempo real, entre audiência e canal, a live oferece a vantagem de ficar gravada para o ouvinte que não pode assistir à apresentação ao vivo, entrando para o catálogo de vídeos do seu canal.

Melhore o rankeamento do podcast no Youtube

Invista em SEO para divulgar o podcast do Youtube em seu canal. A otimização para mecanismos de busca não serve só para artigos de blogs. Você pode usar as estratégias mais relevantes, no Google, em seu canal do Youtube. Assim, atente-se a parâmetros importantes.

Use a palavra-chave no título do vídeo (ajuda o conteúdo a ser encontrado e o Youtube o disponibiliza como opção de resultado de busca). Insira, também, a palavra-chave, bem como em variações dela, na descrição do vídeo do seu canal. Lembre-se que a rede almeja, sempre, dar o melhor ao seu usuário para que ele fique ali o máximo de tempo possível.

No mais, você pode dar um nome à imagem de capa do vídeo do seu canal. Coloque palavras-chave importantes. Para reiterar a importância de ter o SEO como melhor amigo do canal, um lembrete: o Google posiciona vídeos, de modo estratégico, na primeira página das buscas. Assim, aumentam as chances de o visitante migrar à plataforma audiovisual.

Tags para podcast para Youtube

Ao publicar um vídeo no seu canal do Youtube, você pode notar que há um local destinado às tags correspondentes ao seu vídeo. Logo, insira as palavras-chave mais relevantes e de peso que sintetizam o conteúdo do Youtube podcast. Não encha o espaço com palavras-chave “inúteis”. Ah, e não se esqueça de colocar a palavra-chave principal usada no título e descrição do vídeo do seu canal.

Capa podcast para Youtube

Nem só de conteúdo vive o podcast no youtube. O design é um elemento de destaque quando falamos de ranqueamento. Confira elementos cruciais que dão um diferencial ao podcast no seu canal:

  • Cores (para chamar atenção, invista no contraste entre cores complementares);
  • Apareça (aumente a conexão entre os inscritos do canal e sua marca com imagens suas enquanto toca o som do podcast ao fundo);
  • Marca (coloque seu logotipo na capa para fortalecer a marca e gerar identificação);
  • Títulos (crie frases chamativas ligadas ao título do vídeo do canal.

CTA para podcast no Youtube

Por fim, convide as pessoas a executarem uma ação (curtir o vídeo do podcast, compartilhar o podcast ou se inscrever no canal para conferir mais podcasts). Exemplos de chamada para ação:

  • Indique as plataformas em que o podcast está disponível;
  • Estimule a inscrição no podcast;
  • Indique a leitura de um artigo seu sobre o podcast;
  • Informe suas redes sociais.

O podcast no Youtube tem sido fonte de engajamento e aumento da audiência de um canal. Por isso, quisemos te apresentar este artigo, dando dicas de como fazer um podcast no Youtube.

Assim, você viu que o podcast do Youtube é peça importante de uma estratégia de atração online. O podcast para Youtube, no entanto, demanda comportamentos um pouco diferentes do dono de um canal de Youtube.

E aí, curtiu saber mais sobre Youtube Podcast? Para saber mais sobre podcast e outros temas sobre presença digital, explore o site da Ser Notável e confira!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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